Biblioteca de Anúncios do Facebook: Como usar a ferramenta para analisar anúncios de concorrentes

19/08/2020 by in category Social Ads with 0 and 0
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Saber o que os concorrentes estão fazendo é essencial para o crescimento de sua empresa. Com a Biblioteca de Anúncios do Facebook você descobre como empresas do seu setor estão investindo na publicidade na rede social. Portanto, neste artigo, descubra como fazer isso.


Contratar uma empresa de pesquisa para fazer uma análise competitiva custa caro. Mas é um investimento importante. Afinal, conhecendo seus concorrentes fica mais fácil para você competir em pé de igualdade com eles.

No entanto, existe uma forma barata (na verdade, gratuita) de pesquisar como empresas do seu setor estão usando a publicidade no Facebook. Estamos falando da Biblioteca de Anúncios do Facebook.

Esta é uma ferramenta robusta e, ao mesmo tempo, confiável e fácil de usar. Um recurso e tanto para quem quer descobrir o que os concorrentes estão fazendo em relação ao social ads no Facebook.

Portanto, vamos falar um pouco mais sobre esta ferramenta. Você vai ver como usá-la para saber as estratégias dos seus concorrentes.

O que é Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Esta ferramenta foi desenvolvida para listar de forma organizada todos os anúncios veiculados no Facebook e nas outras plataformas da empresa, como Instagram e Messenger. Com ela, você encontra informações sobre anúncios, versões do anúncio e plataformas veiculadas. O objetivo da Biblioteca de Anúncios do Facebook, portanto, é garantir a transparência da publicidade.

o que é biblioteca de anúncios do Facecook

A ferramenta também oferece suporte para que você pesquise anúncios ativos e inativos relacionados a questões sociais e políticas que ocorreram desde maio de 2018.

Como usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios pode ser acessada e utilizada por qualquer pessoa, independentemente de ter uma conta no Facebook ou não. No entanto, você precisa estar conectado para pesquisar sobre anúncios de conteúdo adulto e também para fazer denúncias.

Ao acessar a página da Biblioteca de Anúncios, você começa procurando por uma palavra-chave ou pelo nome do anunciante.

Os resultados apresentam diversos filtros para tornar sua pesquisa mais precisa.

Você pode filtrar sua pesquisa por:

  • País e estados.
  • Se os anúncios estão ativos ou inativos.
  • Período.
  • Plataforma.
  • Alcance potencial.

Os dados são apresentados e podem ser filtrados como “Todos os anúncios” ou “Temas, eleições ou política”.

Os resultados mostram onde os anúncios estão sendo veiculados: Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.

Quando acessar um dos resultados, clicando em Ver Detalhes do Anúncio, você vai encontrar informações como:

  • Valor estimado gasto pelo anunciante.
  • Número de impressões do anúncio.
  • Dados demográficos e geográficos sobre quem viu o anúncio.
detalhes na biblioteca de anúncios

Se o anúncio for exibido em várias versões, a Biblioteca indica claramente todas elas e o que diferencia uma da outra. Pode ser que o anunciante esteja testando diferentes versões de um mesmo anúncio para ver quais oferecem os melhores resultados. Ou ainda, a empresa optou por utilizar recursos dinâmicos onde ela fornece uma combinação de imagens e textos, e o sistema do Facebook cria os anúncios automaticamente.

Como usar a Biblioteca de Anúncios para analisar seus concorrentes

Analisar os anúncios dos concorrentes é útil para obter insights sobre o que eles estão fazendo. Esta análise serve de inspiração e ajuda a produzir ofertas mais atraentes.

Portanto, acesse a Biblioteca de Anúncios do Facebook e pesquise pelos anúncios de alguns dos seus principais concorrentes. Como sugestão, pesquise entre 5 e 10 concorrentes.

Encontre os anúncios das empresas do seu setor. Pode ser que no momento algumas delas não estejam veiculando anúncios. Por isso, estes passos precisam ser realizados com alguma regularidade.

Depois, anote quais são as versões de anúncios que eles estão usando. Além disso, verifique quais são as plataformas onde os anúncios estão sendo veiculados. Isto é importante para descobrir onde a concorrência está concentrando os gastos com publicidade.

Além disso, você pode examinar a mensagem que estão utilizando. Preste atenção no conteúdo, quais dores eles abordam, como apresentam a solução, quais são as imagens e frases de chamada à ação utilizadas.

Outra dica interessante é utilizar os filtros da Biblioteca de Anúncios para encontrar anúncios em diferentes períodos já que é permitido buscar um histórico de impressões de até 90 dias. Como sugestão, faça uma pesquisa por anúncios lançados há 30 ou 60 dias. Se eles foram lançados há tanto tempo e continuam ativos, provavelmente, estão dando bons resultados.

Esses passos são importantes para entender como a concorrência se posiciona no social ads, servindo de inspiração para suas próximas peças publicitárias. Se diversos concorrentes estão usando a mesma abordagem, isto pode ser um forte indicativo de que você deve explorar estes caminhos.

De qualquer forma, os próximos passos precisam ser tomados com cautela e sabedoria. Afinal, você pode decidir criar anúncios com uma mensagem semelhante ou inovar completamente.

Recursos políticos disponíveis na ferramenta

O Facebook atualizou a Biblioteca de Anúncios para incluir ferramentas que ajudam jornalistas e público em geral a entender os gastos publicitários com anúncios políticos no Facebook.

A ferramenta exibe os anunciantes que pagaram por anúncios com um aviso legal que também é utilizado pela página do político. Assim, você consegue ver quais organizações apoiam cada candidato, dando maior transparência sobre os financiamentos das campanhas.

Além de quem financiou os anúncios, você consegue ver quanto foi gasto e o alcance dos anúncios. Os dados são armazenados durante 7 anos.

Esta é uma forma de dar maior transparência sobre como as campanhas estão usando as opções de anúncios na rede social.

Concluindo

Anteriormente, o recurso de análise de anúncios estava disponível somente para usuários do Facebook. Para descobrir o que cada empresa estava fazendo, era necessário visitar sua página e acessar a opção de Transparência da página.

No entanto, desde o lançamento da Biblioteca de Anúncios do Facebook, as coisas mudaram. Qualquer pessoa pode ter acesso aos dados do anúncio e anunciante.

Esta é a transparência oferecida pela ferramenta. Além disso, é uma possibilidade de você estudar o que os concorrentes estão fazendo. De fato, isto é um bom passo para fortalecer sua presença nas redes sociais com anúncios atraentes e eficazes.

Mas, já que estamos falando sobre publicidade na rede social, este é um bom momento para ver como anunciar no Facebook.

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