Um rival do Pinterest movido por Inteligência Artificial. Esta é a proposta da rede social Keen, do Google. Veja o que difere o Keen do Pinterest e como começar a utilizar esta plataforma, hoje mesmo.
Nos primeiros anos de existência do Pinterest, a plataforma que servia para compartilhar interesse por meio de imagens teve um começo humilde. No entanto com o tempo, ela cresceu e se tornou em um mecanismo de descoberta visual e passou a ter grande relevância no e-commerce.
O Pinterest apresentava assim uma receita do que significa conteúdo visualmente relevante. E o Google sempre esteve de olho nesta receita, procurando oportunidades de desenvolver serviços com igual relevância.
E eis que surge o Keen!
A Área 120 é uma incubadora do Google que desenvolve produtos e projetos experimentais. E foi justamente nesta oficina de criação que nasceu o Keen, um concorrente do Pinterest que utiliza aprendizado de máquina para identificar tópicos de interesses dos usuários.
O Keen é uma rede social nos moldes do Pinterest. Nesta plataforma, o usuário cria coleções, reunindo ali links, imagens, vídeos, artigos, pesquisas e muito mais. Você gosta de temas específicos como por exemplo culinária, móveis, carros ou animais? No Keen, basta criar uma coleção e começar a reunir o conteúdo relacionado.
Pensando desta forma, a plataforma serve como um índice pessoal de conteúdo, onde é possível organizar o que lhe interessa e que pode ser consultado posteriormente.
Segundo a incubadora, o Keen aproveita o índice de Pesquisa do Google, combinado com o feedback do usuário para fornecer recomendações personalizadas que melhoram com o tempo e ajudam você a expandir seus interesses.
Ou seja, quanto mais você utiliza o Keen, mais a ferramenta consegue dar sugestões precisas de conteúdo que lhe interessa.
Além disso, a plataforma permite a colaboração. Assim, você pode convidar amigos para colaborar, compartilhar ideias e criar uma comunidade.
Pensando no design, o Pinterest é visualmente mais atraente do que o Keen. Então que vantagens há em utilizar esta rede social?
Podemos dizer que o principal diferencial em relação ao Pinterest é a inteligência artificial. É verdade que o Pinterest também utiliza IA. No entanto, é inegável que o Google é uma potência quando o assunto é aprendizado de máquina.
Assim, o Google utiliza o aprendizado em diversas frentes. Pesquisas no Google e dentro do próprio Keen são indicativos do que interessa ao usuário. A partir daí, as sugestões de conteúdo se tornam cada vez mais precisas.
Mas o Keen talvez ainda dê passos adicionais para criar diferenciais em relação ao Pinterest. Do contrário, não conseguirá responder confortavelmente à pergunta inevitável: “Eu já tenho o Pinterest. Por que preciso do Keen?”
Ficou interessado em conhecer esta plataforma? Para começar a usar o Keen hoje mesmo você só precisa de uma conta Google, como um endereço do Gmail.
Em seguida, acesse o site do Keen ou instale o app na Play Store.
Assim que acessar a plataforma, comece a criar seu primeiro keen (ou sua primeira coleção). Para isso, pesquise seus temas favoritos na guia Explorar ou clique no botão de + para digitar seus interesses.
Clique em Próximo.
Em seguida, o Keen apresenta sugestões relacionadas à sua primeira pesquisa.
A partir daí, você já pode começar a adicionar suas gemas à coleção recém-criada. Estas joias são as imagens, vídeos, links e pesquisas na web.
Com relação à privacidade do conteúdo reunido, você define se suas coleções ou keens serão públicas ou privadas.
O Google já teve alguns fracassos ao longo dos anos quando seguiu o caminho das redes sociais. O Orkut e o Google+ são exemplos clássicos disso.
O Keen também surge como uma rede social. No entanto, não se trata de uma plataforma que dependa exclusivamente de compartilhamentos e interações sociais. Ele pode funcionar perfeitamente bem por usuários de forma isolada.
Dados sociais e preferências dos usuários. Estas informações são compartilhadas no Keen e é possível que o Google venha a utilizar estes dados para segmentar anúncios com maior precisão em toda a internet.
Além disso, se a rede social crescer apesar da forte concorrência existente, a própria plataforma pode ser um canal perfeito para exibição de anúncios gráficos, de texto e de vídeo.
Ou seja, mais um canal de relevância para quem quer investir em Social Media.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2551) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)