Keen – Tudo o que você precisa saber sobre a rede social do Google concorrente do Pinterest

22/06/2020 by in category Social Ads with 0 and 0
Home > Blog > Social Ads > Keen – Tudo o que você precisa saber sobre a rede social do Google concorrente do Pinterest

Um rival do Pinterest movido por Inteligência Artificial. Esta é a proposta da rede social Keen, do Google. Veja o que difere o Keen do Pinterest e como começar a utilizar esta plataforma, hoje mesmo.

Nos primeiros anos de existência do Pinterest, a plataforma que servia para compartilhar interesse por meio de imagens teve um começo humilde. No entanto com o tempo, ela cresceu e se tornou em um mecanismo de descoberta visual e passou a ter grande relevância no e-commerce.

O Pinterest apresentava assim uma receita do que significa conteúdo visualmente relevante. E o Google sempre esteve de olho nesta receita, procurando oportunidades de desenvolver serviços com igual relevância.

E eis que surge o Keen!

A Área 120 é uma incubadora do Google que desenvolve produtos e projetos experimentais. E foi justamente nesta oficina de criação que nasceu o Keen, um concorrente do Pinterest que utiliza aprendizado de máquina para identificar tópicos de interesses dos usuários.

O que é Keen?

O Keen é uma rede social nos moldes do Pinterest. Nesta plataforma, o usuário cria coleções, reunindo ali links, imagens, vídeos, artigos, pesquisas e muito mais. Você gosta de temas específicos como por exemplo culinária, móveis, carros ou animais? No Keen, basta criar uma coleção e começar a reunir o conteúdo relacionado.

keen rede social google

Pensando desta forma, a plataforma serve como um índice pessoal de conteúdo, onde é possível organizar o que lhe interessa e que pode ser consultado posteriormente.

Segundo a incubadora, o Keen aproveita o índice de Pesquisa do Google, combinado com o feedback do usuário para fornecer recomendações personalizadas que melhoram com o tempo e ajudam você a expandir seus interesses.

Ou seja, quanto mais você utiliza o Keen, mais a ferramenta consegue dar sugestões precisas de conteúdo que lhe interessa.

Além disso, a plataforma permite a colaboração. Assim, você pode convidar amigos para colaborar, compartilhar ideias e criar uma comunidade.

Que vantagens o Keen tem sobre o Pinterest?

Pensando no design, o Pinterest é visualmente mais atraente do que o Keen. Então que vantagens há em utilizar esta rede social?

Podemos dizer que o principal diferencial em relação ao Pinterest é a inteligência artificial. É verdade que o Pinterest também utiliza IA. No entanto, é inegável que o Google é uma potência quando o assunto é aprendizado de máquina.

Assim, o Google utiliza o aprendizado em diversas frentes. Pesquisas no Google e dentro do próprio Keen são indicativos do que interessa ao usuário. A partir daí, as sugestões de conteúdo se tornam cada vez mais precisas.

Mas o Keen talvez ainda dê passos adicionais para criar diferenciais em relação ao Pinterest. Do contrário, não conseguirá responder confortavelmente à pergunta inevitável: “Eu já tenho o Pinterest. Por que preciso do Keen?”

Como acessar o Keen?

Ficou interessado em conhecer esta plataforma? Para começar a usar o Keen hoje mesmo você só precisa de uma conta Google, como um endereço do Gmail.

Em seguida, acesse o site do Keen ou instale o app na Play Store.

Assim que acessar a plataforma, comece a criar seu primeiro keen (ou sua primeira coleção). Para isso, pesquise seus temas favoritos na guia Explorar ou clique no botão de + para digitar seus interesses.

como criar coleção

Clique em Próximo.

Em seguida, o Keen apresenta sugestões relacionadas à sua primeira pesquisa.

A partir daí, você já pode começar a adicionar suas gemas à coleção recém-criada. Estas joias são as imagens, vídeos, links e pesquisas na web.

Com relação à privacidade do conteúdo reunido, você define se suas coleções ou keens serão públicas ou privadas.

Informações para marcas e profissionais de marketing

O Google já teve alguns fracassos ao longo dos anos quando seguiu o caminho das redes sociais. O Orkut e o Google+ são exemplos clássicos disso.

O Keen também surge como uma rede social. No entanto, não se trata de uma plataforma que dependa exclusivamente de compartilhamentos e interações sociais. Ele pode funcionar perfeitamente bem por usuários de forma isolada.

Dados sociais e preferências dos usuários. Estas informações são compartilhadas no Keen e é possível que o Google venha a utilizar estes dados para segmentar anúncios com maior precisão em toda a internet.

Além disso, se a rede social crescer apesar da forte concorrência existente, a própria plataforma pode ser um canal perfeito para exibição de anúncios gráficos, de texto e de vídeo.

Ou seja, mais um canal de relevância para quem quer investir em Social Media.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso