Reels: Instagram lança recurso para bater de frente com TikTok

23/06/2020 by in category Social Ads with 0 and 0
Home > Blog > Social Ads > Reels: Instagram lança recurso para bater de frente com TikTok

Para frear crescimento do TikTok, Instagram lança Reels, um recurso para criação e compartilhamento de vídeos curtos com recursos de edição sonora e visual.

Vídeos curtos e engraçados levaram o aplicativo chinês TikTok a um crescimento meteórico. Diante da enorme quantidade de pessoas que utilizam o TikTok (o app já soma mais de 2 bilhões de downloads), o Instagram precisou agir rápido.

Foi assim que o Instagram decidiu redesenhar o Cenas, relançando o recurso como Reels. O Cenas estava em testes no Brasil, desde novembro de 2019. O recurso foi originalmente lançado para permitir edições em Stories, incluindo a possibilidade de inserir músicas, cortes de imagens, além de alterar a velocidade dos quadros.

Agora, o Reels é lançado no Brasil como uma continuação do Cenas. Nosso país está entre os primeiros a utilizar o recurso porque possui um grande número de usuários do Instagram, além de sermos conhecidos como uma comunidade de criadores altamente engajados.

Além de terras tupiniquins, o recurso também desembarca em solo europeu, mais precisamente na Alemanha e na França.

O que é Reels do Instagram?

Com o Reels, os usuários do Instagram podem criar vídeos de até 15 segundos. A ferramenta traz nativamente diversos recursos de edição:

  • Músicas: efeitos sonoros do próprio criador e também músicas de artistas famosos. Importante lembrar que o Instagram adquiriu os direitos para você utilizar as músicas de famosos disponíveis na biblioteca, sem qualquer problema.
  • Efeitos visuais: filtros e recursos de realidade aumentada que alteram as características do ambiente, bem como as características faciais.
  • Temporizador: recurso de contagem regressiva para que o usuário grave os vídeos sem precisar segurar o dispositivo.
  • Velocidade alterada: você pode acelerar ou diminuir a velocidade de exibição dos quadros dos vídeos.
  • Legendas cronometradas: permitem que palavras e frases apareçam em determinadas cenas.

Seus vídeos legais também podem servir de inspiração para outros criadores. O Reels permite que alguns elementos dos vídeos sejam usados. Por exemplo, quando você compartilha um vídeo com um áudio original, este áudio é atribuído a você. Se você possuir uma conta pública, os outros usuários podem criar Reels utilizando o seu áudio.

reels do instagram

Antes do Reels, os vídeos eram publicados no Stories. Mas isso trazia dois problemas. Primeiro, no Stories, as publicações desaparecem completamente após um período de 24 horas. Em segundo lugar, quando o perfil não é aberto, apenas os seguidores podem visualizar as atualizações.

Em resumo, utilizar apenas o Stories limitava o alcance dos vídeos.

Por isso, o Instagram viu a necessidade de fazer algo a respeito. Afinal, a publicação de vídeos curtos é uma forte tendência também entre seus usuários. Segundo a rede social, no último mês, 45% dos vídeos publicados pelos usuários na linha do tempo tinham menos de 15 segundos.

Distribuição organizada dos vídeos

O que diferencia o Reels do Tiktok?

Uma das diferenças está na forma como os vídeos são distribuídos. No TikTok, os vídeos criados são compartilhados com todos os usuários.

No Reels do Instagram, o compartilhamento dos vídeos é organizado. Os Reels criados podem ser publicados nos seguintes lugares:

  • Linha do tempo dos usuários (feed).
  • Na seção Stories, onde desaparecem após 24 horas.
  • Como mensagem privada enviada para um usuário.
  • Na parte superior da aba Explorar.

Desta forma, se desejar, os vídeos curtos podem ser exibidos de forma permanente no perfil do usuário.

Aba Explorar

Como visto, a visualização dos Reels pode ser feita na aba Explorar. De acordo com Vishal Shan, vice-presidente de produto do Instagram, cerca de metade dos usuários no Instagram utiliza a aba Explorar.

Esta aba utiliza inteligência artificial para sugerir novos interesses e perfis para os usuários levando em consideração as fotos que curtiram, páginas que seguem e outras informações.

Este padrão de sugestão tem como objetivo ampliar o alcance e estimular novos interesses, em vez de manter os usuários em uma bolha.

E isto é uma boa notícia para as marcas que investem em Social Media. Afinal, os Reels compartilhados publicamente podem ser exibidos na aba Explorar, ampliando o alcance e fazendo com que as marcas sejam descobertas com maior facilidade.

Como nasceu o Reels?

Segundo Vishal Shan, a intenção em criar o Reels é fomentar uma nova geração de criadores de conteúdo.

O conceito do Reels surgiu ao observar o desempenho da rede social TikTok. O Instagram percebeu que as pessoas estavam se dedicando cada vez mais a produzir este tipo de conteúdo em vídeo. Ou seja, é um caminho que a rede social precisava começar a trilhar.

Além disso, era difícil para os criadores de conteúdo serem descobertos por novas pessoas utilizando exclusivamente o feed ou Stories.

O Reels, portanto, conduziu a descoberta para um nível superior.

Além de ser um concorrente direto do TikTok, o Reels chegou com o objetivo de entreter os usuários. Com seu formato curto e divertido, tem a receita certa para se tornar viral.

Como criar um reels?

O processo para criar um reel é bastante simples.

  1. Em primeiro lugar, grave um vídeo com ou sem áudio.
  2. Se gravar sem áudio, você pode escolher uma música da enorme coleção na biblioteca do Instagram ou pegar emprestado o áudio de outro Reel de conta pública.
  3. Preencha o vídeo com os recursos visuais.
  4. Em seguida, edite o vídeo utilizando as ferramentas de edição integradas.
  5. Finalmente, compartilhe suas histórias!

Lembre-se que, no Reels, os vídeos podem ser gravados apenas na vertical.

O que o Reels significa para as marcas e profissionais de marketing

As redes sociais já foram território de imagens estáticas. Mas o cenário mudou. Em nossa era, os vídeos (especialmente os mais curtos) desempenham um papel cada vez mais importante.

Assim, vídeos curtos, leves e divertidos estão no auge no Instagram, no TikTok e em diversas outras redes sociais.

Portanto, os Reels são mais uma oportunidade para alcançar novos públicos e divulgar a autenticidade da marca de uma forma divertida.

Visto que os vídeos curtos podem ser publicados em diversas áreas do Instagram (feed, stories, aba Explorar, envio privado) é possível direcionar e personalizar esforços de marketing.

As redes sociais são o palco de muitas mudanças. Portanto, uma das qualidades dos profissionais de marketing é a capacidade de se adaptar. Flexibilidade e disposição de aprender são requisitos para quem quer sobreviver em um mercado competitivo.

Agora as marcas precisam reavaliar suas metas e objetivos para decidir se os Reels podem ser encaixados em suas atualizadas estratégias de Social Media.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso