Guia sobre tamanho de imagens nas redes sociais

As redes sociais possuem recomendações para o tamanho das imagens de perfil, de capa e postagens. Levar em consideração estes requisitos é essencial para garantir que as imagens sejam exibidas corretamente, tanto em computadores quanto em smartphones. Por isso, preparamos este guia com as dimensões recomendadas das principais redes sociais.


O visual é fator dominante nas redes sociais. Por isso, as empresas reservam tempo e investimento para criar imagens chamativas, atraentes e de boa qualidade para engajar seu público.

Isto vale para imagens postadas nos feeds ou exibidas em fotos de perfil e capa. Afinal, todas elas contribuem para a identidade online da marca.

Mas não basta criar as imagens mais atraentes. De fato, elas precisam ser criadas respeitando os requisitos de tamanho (pixel x pixel). E cada rede social possui seus respectivos requisitos de tamanhos de imagens.

Portanto, utilizar imagens que respeitem os requisitos de cada rede social garante maior visibilidade para sua marca.

Por isso, preparamos este guia atualizado para você. Aqui você vai encontrar as dimensões recomendadas de imagens das principais redes sociais.

Mas, você vai ver que são muitos números para memorizar. Por isso, como sugestão, salve este guia nos seus Favoritos. Assim, sempre que precisar de informações sobre tamanhos de imagens de uma rede social, a resposta estará a um clique de distância.

Vamos considerar, portanto, cada uma das principais redes sociais e seus respectivos requisitos para imagens de capa, de perfil e postagens.

Com isto você garante que seu conteúdo visual seja visualizado com a melhor experiência para o público-alvo.

Redimensionamentos e cortes no tamanho

É verdade que as redes sociais costumam redimensionar as imagens para encaixá-las nos espaços reservados. No entanto, isto pode resultar em imagens distorcidas – o que é bastante ruim para a marca.

Por outro lado, na tentativa de ajustar as imagens automaticamente, a rede social pode aplicar alguns recortes. E isto também é ruim porque faz com que elementos importantes de uma imagem talvez não sejam visualizados. (Nota importante: mesmo que você suba imagens respeitando os requisitos, pode ser que haja alguns pequenos cortes para ajustá-las a diferentes tamanhos de tela).

Portanto, a sugestão que damos é que você mantenha os elementos mais importantes da imagem centralizados.

Lembre-se que na maioria das redes sociais a foto de perfil encobre a imagem de capa. E a posição da imagem de perfil varia de rede social para rede social. Portanto, ao criar uma imagem de capa, faça isso de modo personalizado, levando em consideração em qual mídia ela será exibida. Deste modo, você garante que os elementos principais da imagem sejam exibidos.

Isto também acontece na hora de subir fotos de perfil. Embora as imagens sejam carregadas no formato quadrado, na maioria das redes sociais elas são exibidas no formato circular. Ou seja, as bordas da imagem são cortadas automaticamente.

Tamanho recomendado versus tamanho mínimo

Embora algumas redes sociais falem sobre o tamanho mínimo das imagens, neste guia, vamos nos concentrar no tamanho recomendado. Isto é importante porque o tamanho recomendado garante a melhor visibilidade e qualidades das imagens.

Tamanho de imagens no Facebook

O Facebook é um local perfeito para as marcas se conectarem com fãs e pessoas interessadas. De fato, são bilhões de usuários mensais engajados com a plataforma. Por isso, a rede social conta com 180 milhões de empresas utilizando o Facebook para se conectar com os clientes.

Capa: 820 x 312

A imagem de capa do Facebook aparece apenas quando acessamos a página de perfil do usuário. O requisito de tamanho das capas é o mesmo para perfis e fan pages.

Lembre-se que parte da imagem de capa é encoberta pela foto de perfil.

  • Exibida com tamanho 820 x 312 em computadores.
  • Em smartphones, aparece como 640 x 360.

Perfil: 170 x 170

Além de aparecer na página do usuário, a imagem de perfil do Facebook acompanha todas as postagens feitas por ele. Por isso, é a imagem mais importante de sua página no Facebook.

  • Em computadores, a foto de perfil do Facebook é exibida com tamanho 170 x 170.
  • Em smartphones, ela é redimensionada para 128 x 128.
  • No caso das postagens, a imagem de perfil aparece com o tamanho 32 x 32.

Timeline: 1200 x 628

Quando você clica no nome de um usuário do Facebook, você visita a página de perfil dele. Ali você consegue visualizar a timeline. Todas as imagens postadas no feed do usuário aparecem ali.

Estas imagens são melhor exibidas com o tamanho de 1200 x 628.

Eventos: 1920 x 1080

Os eventos são usados para criar, organizar e participar de reuniões no Facebook. Use as imagens deste espaço para chamar a atenção do seu público e atrai-los para seus eventos.

Tamanho das imagens do Instagram

O Instagram é uma rede social visual onde os usuários se expressam por meio de fotos e vídeos. É uma das maiores redes sociais e faz gigantesco sucesso em todo o mundo.

Já que estamos falando de uma rede social visual, é especialmente importante cuidar da qualidade e cumprir os requisitos de tamanho de imagens no Instagram.

Perfil: 110 x 110

A foto de perfil do Instagram é uma das menores entre as redes sociais. Por isso, é muito importante escolher uma imagem simples, com bons contrastes para se destacar.

Embora pequena, a foto de perfil do Instagram ajuda os usuários a reconhecer sua empresa e traz credibilidade para sua marca.

Stories: 1080 x 1920

O Stories é um recurso muito utilizado pelos usuários do Instagram, onde é possível postar fotos e vídeos.

  • Os arquivos de imagem devem ser enviados nos formatos .JPG e .PNG.
  • O tamanho máximo dos arquivos de imagem deve ser 30 MB.

Paisagem (horizontal): 1080 x 566

Suas fotos postadas no Instagram não precisam ser quadradas. Você pode subir fotos no modo paisagem sem que elas sejam cortadas. Para isso, no entanto, é recomendado enviar imagens com o tamanho de 1080 x 566 pixels.

Retrato (vertical): 1080 x 1350

As imagens e vídeos neste formato seguem a proporção 4:5. Embora haja o tamanho mínimo, o tamanho recomendado é 1080 x 1350.

Quadrada: 1080 x 1080

Este é o formato mais popular entre as postagens no Instagram.

Tamanho de imagens no Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais influentes quando envolve postar opiniões ou discutir um assunto. Embora a rede social seja basicamente formada por texto (atualmente, os posts suportam 280 caracteres), a identidade das marcas se destaca nas imagens que aparecem na rede social.

Capa: 1500 x 500

Imagens de capa oferecem grande espaço para ser criativo. Por isso, ao criar a imagem de capa no Twitter, aproveite bem o tamanho de 1500 x 500 pixels.

  • Dependendo da tela utilizada, pode haver cortes de até 60 pixels na parte superior e inferior da imagem. Além disso, lembre-se que parte da imagem será coberta pela foto de perfil.
  • Formatos aceitos: .JPG, .GIF e .PNG.
  • O tamanho máximo do arquivo é 5 MB.

Perfil: 400 x 400

Podemos dizer que esta é a imagem mais importante do Twitter porque ela é a imagem vista com maior frequência. Afinal, ela aparece na página de perfil da sua marca, nas suas postagens e nas recomendações de “Quem seguir”.

Além disso, quando seus posts são incorporados em páginas na internet, a imagem de perfil acompanha o texto postado.

  • Formatos aceitos: .JPG, .GIF e .PNG.
  • O tamanho máximo do arquivo é 2 MB.

Imagem in-stream: 600 x 335

Além dos textos é possível anexar imagens nas postagens feitas no Twitter. Estas imagens podem ser redimensionadas de acordo com a tela do usuário. Além disso, o Twitter pode fazer cortes nas margens.

Outro detalhe importante: para evitar que os elementos mais importantes da sua imagem sejam cortadas, recomendamos centralizar as informações mais valiosas.

Tamanho das imagens no YouTube

Chegamos ao maior site de vídeos do mundo. São mais de dois bilhões de usuários acessando a plataforma todos os meses.

Portanto, é uma excelente canal para as marcas se conectarem com seu público.

Capa do canal: 2048 x 1152

YouTube é vídeo. Mas as imagens ajudam a gerar engajamento com seu público e fortalece o reconhecimento e a lembrança da marca.

Por isso, a imagem de capa do YouTube é um incentivo para atrair a atenção dos usuários para seu conteúdo.

Dependendo da tela, a imagem pode ser cortada. Por isso, mantenha os principais elementos da imagem centralizados.

  • Formatos aceitos são .JPG, .GIF, .BMP e .PNG.
  • Tamanho do arquivo: 6 MB.

Perfil: 800 x 800

Assim como acontece com as demais redes sociais, ainda que você suba uma imagem quadrada para a foto de perfil, ela é exibida no formato circular no YouTube.

Thumb (miniatura) do vídeo: 1280 x 720

O thumbnail é a imagem em miniatura dos vídeos apresentada nos resultados das buscas e nas sugestões.

  • A proporção utilizada para os thumbs é 16:9. Mas o recomendado é que você utilize imagens com a resolução 1280 x 720.
  • Formatos aceitos são o .JPG, .GIF, .BMP e .PNG.
  • O tamanho máximo do arquivo é 2 MB.

Tamanho das imagens no LinkedIn

Os requisitos de imagens para o LinkedIn estão separados de acordo com perfil pessoal e de empresas.

Imagem de capa pessoal: 1548 x 396

É a imagem que aparece no alto do perfil pessoal. Se compararmos com outras redes sociais, vemos que a imagem de capa pessoal no LinkedIn é mais estreita. Por isso, ela precisa de uma atenção especial para exibir uma imagem profissional e atraente.

  • Formatos aceitos: .JPG, .PNG e .GIF.
  • Tamanho máximo do arquivo: 4 MB.

Foto de perfil pessoal: 400 x 400

Esta é a imagem que aparece em seu perfil e nas postagens que você faz em grupos e no seu feed.

  • Formatos aceitos: .JPG, .GIF e .PNG.
  • Tamanho máximo de 10 MB.

Imagem de capa da Company Page: 1536 x 768

Um bom espaço para destacar o diferencial de sua marca com uma imagem criativa que reflita sua identidade.

O tamanho máximo do arquivo de capa é 4 MB.

Foto de perfil da Company Page: 300 x 300

Esta é a foto de perfil das páginas empresariais no LinkedIn. Esta foto aparece em uma seção especial no LinkedIn chamada “Empresas que você pode seguir”. Estes são motivos suficientes para que a imagem escolhida seja de qualidade e facilmente reconhecida pelo público.

  • São aceitos os formatos .PNG, .JPG e .GIF.
  • O tamanho máximo do arquivo é de 4 MB.

Imagem de posts e com link: 1200 x 628

Estas são as imagens que você coloca em suas postagens. Os formatos de arquivo aceitos são .JPG, .GIF e .PNG.

Além disso, este tamanho também é indicado quando você compartilha links com uma imagem.

Tamanho das imagens no Pinterest

O Pinterest é uma rede social fortemente visual. Assim, em um ambiente onde o visual domina, é imperativo que as marcas tenham fotos de qualidade e respeitem os requisitos de tamanho de imagens no Pinterest.

Perfil: 165 x 165

As fotos de perfil são recortadas e exibidas no formato circular, automaticamente. São suportados arquivos .JPG e .PNG.

Mas, vale lembrar que é possível criar uma conta no Pinterest usando sua conta do Facebook ou Twitter. Se fizer desta forma, o Pinterest puxa a imagem de perfil destas redes sociais automaticamente.

Mas é possível utilizar uma foto diferente. Para isso, basta fazer upload de outra imagem.

  • Os formatos aceitos são .JPG e .PNG.
  • O tamanho máximo do arquivo é 10 MB.

Pin: 735 x 1102

As imagens no Pinterest costumam ser chamadas de pins.

Quanto aos requisitos de tamanho de imagens, o Pinterest determina um tamanho recomendado apenas para a largura da imagem. No entanto, embora não exista um limite definido para a altura, recomenda-se 1102 pixels para ter uma boa resolução.

Portanto, se quiser saber mais sobre como anunciar sua empresa nas redes sociais, confira as soluções para impactar as pessoas com o social media.