– Quando o Google Maps surgiu em 2005, fronteiras geográficas desapareciam em poucos cliques: com extrema facilidade, já era possível explorar mapas de cidades, bairros e ruas em todo o mundo.
– Sua entrada no cenário online não foi tímida. Em pouco tempo, o Google Maps dominava seu espaço com uma incrível ascensão de número de usuários. Sua relevância se tornou ainda mais destacável nos últimos tempos no ambiente mobile, chegando a ser mais útil para usuários de dispositivos móveis do que a própria pesquisa do Google.
– Empresas, anteriormente “invisíveis”, começavam a ter seu espaço conquistado ao marcar presença nos mapas durante as pesquisas de usuários em todo o mundo.
– Em 2007, foi lançado o Google Street View que permitiu aos internautas explorarem as cidades a partir da perspectiva de uma pessoa caminhando pelas ruas. A revolução consistia em um duro trabalho realizado nos bastidores. A coleta de imagens é apenas o passo inicial. Posteriormente, a equipe do Google precisa alinhar as imagens, transformá-las em um panorâmico 360 graus, para finalmente mostrar a imagem certa para o usuário.
– Em 2011, surgia o Google Business Photo, um antepassado mais próximo do Google Street View Trusted. O sistema, desde seu lançamento, oferecia aos usuários maiores possibilidades de exploração, permitindo que fotos de ambientes fechados fossem visualizadas. Inicialmente, o Google enviava seus próprios fotógrafos para capturar imagens dos ambientes, mas com o tempo viu a necessidade de treinar outras pessoas para esta tarefa, fazendo com que viesse à luz o programa de certificação para fotógrafos.
– O cenário estava preparado para o lançamento, em 2014, do Google Business View. Conforme indicado pelo próprio nome, o sistema permitia que os usuários explorassem o interior de empresas, em passeios panorâmicos 360 graus semelhantes aos realizados nas ruas com o Street View. A plataforma revolucionou a forma como as empresas marcam sua presença na internet.
– No entanto, a empresa também possuía um programa para fotógrafos amadores, conhecido como Google Views. Possuir dois programas tão diferentes (um para profissionais e outro para amadores) e com nomes tão semelhantes poderia confundir usuários e resultar em problemas.
– Por esta razão, após intensas pesquisas e consultas internas, no dia 3 setembro de 2015 foi decidido rebatizar o programa de passeios virtuais dentro das empresas como Google Street View Trusted. Este foi o nome escolhido, uma vez que o passeio panorâmico se trata de uma expansão do Street View (das ruas para dentro das empresas). O último termo, “Trusted” (confiança), distingue o serviço como sendo algo profissional, e não baseado em capturas amadoras de imagens onde não existe qualquer monitoramento por parte do Google.
– Hoje, o Street View Trusted permite que as empresas destaquem seu diferencial a partir dos resultados de busca. Muitas destas empresas, como hotéis e restaurantes, investem pesado em decoração para tornar seu ambiente mais agradável para hóspedes e clientes. Com o Street View Trusted, este diferencial fica disponível para ser prontamente visualizado por internautas que estiverem fazendo suas pesquisas.
– A plataforma tem dado passos ousados nos últimos anos. O que provavelmente aponta para uma única direção: o serviço continuará a evoluir nos tempos a frente. Melhor para a experiência de exploração dos usuários, e também para as empresas que querem promover seus passeios virtuais 360 graus na internet.
<<Saiba mais sobre o STREET VIEW TRUSTED>>
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2579) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2641) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2641) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)