Facebook Live é um recurso que permite a transmissão de vídeos ao vivo em uma Página, perfil, grupo ou evento. Com ele, você utiliza a câmera do seu notebook ou smartphone para transmitir vídeos ao vivo diretamente no feed de notícias dos fãs e seguidores da marca.
É possível se conectar com seu público de muitas maneiras. Mas, o poder de engajamento que os vídeos oferecem é sem igual.
Este é o principal motivo do Facebook Live ser considerado como uma opção para se conectar com fãs e seguidores de uma forma especial: os vídeos ao vivo, também conhecidos como Lives ou streaming.
Neste artigo, vamos apresentar-lhe o Facebook Live. Além de conhecer a ferramenta e como usá-la, daremos dicas de como você pode ter o melhor desempenho com suas Lives.
O Facebook Live é um recurso do Facebook que permite a transmissão de Lives em uma Página, perfil, grupo ou evento. Com ele, você utiliza a câmera do seu notebook ou smartphone para transmitir vídeos ao vivo que podem ser exibidos diretamente no feed de notícias de fãs e seguidores da marca.
As Lives são visualizados pelos usuários em computadores, smartphones e TVs conectadas.
A plataforma permite que os usuários interajam com os vídeos ao vivo e expressem seus sentimentos e ideias. Isso é feito por meio de reações e comentários.
Além disso, é possível que os espectadores compartilharem a Live, permitindo que você alcance uma audiência ainda maior.
Outra vantagem do Facebook Live é que, por meio de um código disponível nas configurações do Live Producer, você pode incorporar o streaming no seu site.
Gostaria de fazer uma Live de um evento ou para lançar um novo produto de sua marca? O Facebook Live é uma poderosa solução para isso.
Sim, faz diferença.
Você precisa levar em consideração que as Páginas possuem mais ferramentas e recursos.
Veja alguns recursos exclusivos de uma Página para transmissão ao vivo:
Além disso, publicando o streaming ao vivo em sua Página, é possível compartilhar o vídeo em um grupo.
Para iniciar uma transmissão ao vivo a partir de um computador ou smartphone, siga estes passos:
As salas de vídeos são espaços para que seu público-alvo assista aos seus vídeos e discuta em tempo real.
Os passos para criar uma sala de vídeo são os seguintes:
Na opção anterior, vimos como criar salas de vídeos para exibição imediata.
Mas, além desta opção, também é possível programar uma sala de vídeo de forma antecipada.
Para agendar uma sala, faça o seguinte:
E mesmo que a sala de vídeo já tenha começado, você ainda pode adicionar outros vídeos à fila de transmissão.
Para não ter surpresas desagradáveis depois que a transmissão no Facebook Live tiver começado, faça alguns testes previamente.
Você pode fazer isso utilizando a configuração de privacidade “somente eu”. Assim somente você consegue assistir ao vídeo.
Desta forma, você pode testar som, luzes, internet e outros fatores que fazem toda a diferença em uma Live com um bom desempenho.
Por mais que você tenha fãs leais à sua marca, as pessoas precisam se planejar com antecedência para tirar proveito de um conteúdo ao vivo.
Por isso, programe sua Live com antecedência, avisando seu público do que os aguarda.
E parte desta tarefa já é feita de forma automática: assim que você agendar uma transmissão ao vivo, um anúncio referente ao streaming é publicado em sua Página. Este anúncio ainda contém uma opção “Receber lembrete”. Assim, as pessoas são notificadas pouco antes do evento começar.
Portanto, prefira programar suas transmissões no Facebook Live. Desta forma, seu público consegue se preparar para tirar o máximo proveito quando o vídeo ao vivo começar.
Se os vídeos ao vivo forem visualmente atraentes, as pessoas ficarão mais envolvidas com ele. Este tipo de envolvimento faz com que as pessoas aumentem o som, coloquem os vídeos em tela cheia, além de outras interações.
E você sabia que estas ações dos usuários são monitoradas pelo Facebook para determinar a qualidade dos vídeos?
Sim, quanto mais as pessoas interagirem com seus vídeos, aumentando o volume ou colocando em tela cheia, por exemplo, maiores são suas chances de suas Lives ficarem bem posicionados no feed de notícias.
Portanto, vale a pena todo esforço para garantir um vídeo bonito com conteúdo atraente.
Agora que você conseguiu atrair muitos espectadores para sua Live, não deixe eles irem embora sem recomendar uma ação específica, como a compra de um produto. Por outro lado, caso queira aproveitar para divulgar um conteúdo gratuito, como um e-book, também poderá disponibilizar um link para os espectadores.
Assim, você pode fazer isso inserindo um link na descrição da Live
Você pode aproveitar o público engajado para solicitar doações para organizações sem fins lucrativos.
Isto é feito por meio do botão Doar.
Mas, lembre-se que só é possível exibir o botão Doar em transmissões ao vivo que visam apoiar organizações sem fins lucrativos ou campanhas de arrecadação de fundos para estas organizações.
Portanto, você não pode exibir o botão Doar para conseguir fundos em base pessoal.
Assim, se desejar apoiar uma causa em seus vídeos ao vivo, siga estes passos para adicionar o botão Doar:
Para sua transmissão no Facebook Live é provável que haja um apresentador. Já é de se esperar que no início do streaming, ele se apresente e dê alguns detalhes sobre o assunto da Live.
No entanto, neste momento, é provável que nem todos os espectadores estejam presentes. Ou seja, muita gente vai chegar atrasada.
Pensando neste público específico, é uma boa prática que o host se apresente novamente duas, três ou até mais vezes ao longo de toda a transmissão.
Aqui vale seguir a prática dos youtubers que costumam pedir curtidas e compartilhamentos.
Portanto, siga esta regra no seu streaming. Afinal, quanto mais curtidas e compartilhamentos seus vídeos ao vivo tiverem, maior a probabilidade de aparecerem no feed de notícias dos usuários da rede social.
Assim como acontece com qualquer publicidade do Facebook Ads, existem políticas de comunidade visando proteger a privacidade e segurança dos usuários, ao mesmo tempo em que garante a autenticidade do conteúdo.
Deixar de respeitar estas normas pode fazer com os vídeos ao vivo sejam removidos.
Portanto, vale o esforço em se manter atualizado com estas políticas e garantir que seu conteúdo em vídeo seja veiculado sem qualquer problema.
Depois que a transmissão ao vivo terminar, você precisa verificar algumas métricas. Elas servem para entender o desempenho do streaming e dar um norte para otimizar suas próximas Lives.
Para acompanhar os resultados alcançados com seus vídeos no Facebook Live, acesse sua Página e clique em Informações. Em seguida, clique em Vídeos.
Em seguida, role a página até a seção Principais Vídeos.
As métricas disponíveis ali são:
Além dos números totais, você ainda pode clicar em cada uma destas métricas. Isto permite ver como os números desta métrica mudaram ao passo que o streaming ao vivo transcorria.
Portanto, procure experimentar diferentes formas de se engajar com seu público. As transmissões de vídeos ao vivo permitem manter as pessoas envolvidas.
Assim, explore esta opção no Facebook e continue aperfeiçoando sua estratégia de vídeo marketing.
Agora que você conheça a streaming, confira este artigo onde explicamos como conseguir o melhor desempenho com os anúncios em vídeo no Facebook.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner