Como prender a atenção das pessoas no YouTube além dos 5 segundos?

30/07/2021 by in category Vídeo Marketing, YouTube with 0 and 1
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Como aumentar a retenção de usuários nos anúncios em vídeo? Neste artigo, veja o que fazer para as pessoas não pularem o anúncio após 5 segundos.

Cinco, quatro, três, dois, um. Seu tempo para prender a atenção do cliente se esgotou!

Bem, esta é a realidade para empresas que anunciam no YouTube com o Google Ads. Dependendo do formato em que o anúncio aparece (por exemplo, TrueView in-stream) a pessoa tem a opção de pular o vídeo após 5 segundos.

Assim, o que você pode fazer para prender a atenção dos usuários nos primeiros 5 segundos? Como evitar que as pessoas cliquem no botão “Pular anúncio” após 5 segundos de vídeo?

Crie anúncios com o botão “Pular Anúncio” em mente

Em formatos como o Bumper Ads não existe a opção “Pular anúncio”.

No entanto, para vídeos mais longos, o botão está lá. E um simples clique/toque e a mensagem que você queria transmitir para aquele cliente potencial se perde.

Portanto, ao divulgar um site no YouTube, você precisa criar anúncios em vídeo com o botão “Pular anúncio” em mente.

Isto significa que os primeiros 5 segundos são os mais importantes. Se eles não prenderem a atenção das pessoas, toda a mensagem se perde.

Assim, o que você pode fazer para prender a atenção dos clientes nos primeiros 5 segundos de vídeo?

8 formas de prender a atenção das pessoas nos 5 segundos iniciais de um vídeo

1. Use a técnica de storytelling invertido

Esqueça o tradicional começo, meio e fim. Neste formato, o clímax de uma narrativa acontece nos 5 primeiros segundos.

Assim, você precisa reinventar a tradicional forma de contar uma história.

2. Apresente as informações mais relevantes logo de início

Qual a mensagem mais importante do seu anúncio em vídeo? Após responder esta pergunta, verifique em que momento do vídeo ela aparece. Se ela não estiver nos primeiros 5 segundos, você precisa rever a estrutura do seu anúncio.

A vantagem de usar esta dica é que mesmo que a pessoa clique em “Pular anúncio” você conseguiu transmitir a mensagem principal.

Além disso, dê a mesma atenção para aquelas imagens de tirar o fôlego. Procure mostrá-las nos 5 segundos iniciais.

3. Coloque o logotipo na balança

É preciso analisar com cautela a necessidade de exibir o logotipo nos primeiros segundos do vídeo.

Isto se dá porque esta prática traz vantagem e desvantagem:

  • Vantagem: Você consegue aumentar o reconhecimento e lembrança da sua marca.
  • Desvantagem: Maior probabilidade das pessoas clicarem em “Pular anúncio”.

Portanto, se for usar o logotipo nos primeiros segundos do vídeo, faça com que ele apareça no produto.

Ou seja, evite exibir o logotipo de forma aleatória na tela.

4. Se possível, use humor

Segundo uma pesquisa do Google, a maioria dos anúncios em vídeo que não foram pulados, tinham o humor em destaque nos primeiros segundos.

De fato, as pessoas estão mais propensas a assistir anúncios em vídeo com humor.

Portanto, se for possível inserir humor em seus anúncios, deixe isso bem claro nos 5 segundos iniciais.

No entanto, se o humor não combinar com a marca ou com o produto que você quer anunciar, considere usar o “suspense” ou a “emoção” como principal elemento.

5. Rostos conhecidos? Mostre-os nos primeiros 5 segundos

Talvez sua marca tenha investido em trazer um rosto popular para seu anúncio em vídeo.

Mas, para evitar que os clientes pulem o vídeo sem ter a chance de ver este rosto conhecido, mostre essa pessoa nos segundos iniciais.

De modo geral, isto contribui para os espectadores continuarem assistindo aos vídeos.

6. Experimente não usar música

Embora a música seja um elemento tão envolvente, o Google Ads já percebeu algo interessante. Alguns anúncios em vídeo que não usam música nos segundos iniciais podem ter uma retenção maior de espectadores.

O que explica isso? Pode ser que a ausência de música faça com que as pessoas não reconheçam estes vídeos como sendo anúncios.

De qualquer forma, você pode fazer testes. Ou seja, crie duas versões do mesmo anúncio: uma com e outra sem música nos segundos iniciais. Após um tempo, analise qual versão teve menos cliques no botão “Pular anúncio”.

7. Desperte a curiosidade

Nós somos curiosos. Por isso, aproveite os primeiros cinco segundos do anúncio em vídeo para despertar a curiosidade das pessoas. Assim, você pode mantê-las no vídeo esperando pelo esclarecimento.

Por exemplo, você pode apresentar um problema comum entre seu público. Ao se identificar com o problema, existe uma chance maior da pessoa ficar até o final do vídeo para ver como solucioná-lo.

8. Sempre teste

Visto que não existe uma fórmula mágica, teste variações dos anúncios em vídeo para ver qual deles conseguem maior retenção.

Afinal, em todas as regras existem exceções. E talvez sua versão de anúncio em vídeo seja uma exceção.

Por isso, confie nos resultados que os testes apresentarem.

Muito além dos 5 segundos

Os períodos de atenção estão diminuindo. Ainda assim, você pode conseguir segurar a atenção do seu público além dos 5 segundos iniciais.

Para isso, siga as dicas acima e sempre teste variações para ver o que funciona em seu caso.