Atribuição do Analytics Complementa Relatório do Google Ads

21/06/2016 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 0
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Atribuição do Analytics Complementa Relatório do Google Ads

Relatórios de atribuição do Google Analytics complementam relatórios do Google Ads, atribuindo crédito aos verdadeiros responsáveis pelas vendas e conversões

Atribuição Links Patrocinados– Ao promover produtos na internet, é importante destacar que as conversões do e-commerce são atribuídas à última campanha, pesquisa ou Link Patrocinado que levou o internauta a realizar a compra. Mas qual foi o papel de anúncios anteriores, postagens em redes sociais e outras referências nessa conversão? Quanto tempo se passou desde o interesse inicial do internauta até a conversão final?

– Os Relatórios de Funis Multicanais tem como objetivo responder essas e outras perguntas mostrando como todos os canais de marketing (por exemplo, Links Patrocinados e e-mail marketing) trabalham em conjunto para gerar conversões.

O Que é Atribuição

Atribuição no web marketing significa atribuir crédito aos verdadeiros responsáveis pelas vendas e conversões. Isto envolve uma análise detalhada, uma vez que, dependendo do produto que está sendo anunciado, dificilmente a compra se seguirá após o primeiro contato do internauta com o produto. Em muitos casos, serão necessários algumas horas ou dias de pesquisas antes que a compra seja efetivada. Se o seu trabalho de marketing for eficiente, muito provavelmente o cliente voltará ao seu website para realizar a compra. Mas, talvez, não da mesma forma. É aí que entra a atribuição. Ela permite que seja atribuído um valor justo a cada uma das etapas do funil de conversão.

Atribuição no Google Ads

– A ferramenta de atribuição do Google Ads mostra somente as conversões em que os Links Patrocinados desempenharam um papel. Estes relatórios têm como objetivo mostrar os caminhos percorridos pelos clientes ao efetuar uma compra, conferindo atribuição aos Links Patrocinados, cliques e fatores diferentes ao longo do caminho.

– O consultor do Google Ads consegue ver se determinadas vendas assistidas por palavras-chave ocorreram por meio de outras palavras-chave. Assim, é possível ter uma ideia mais ampla sobre os caminhos de conversão dos seus clientes, em vez de simplesmente analisar a última palavra-chave clicada.

Atribuição no Google Analytics

– Como mencionado, os relatórios de atribuição do Google Ads informam o papel dos canais de Links Patrocinados em gerar conversão para sua empresa. Já as ferramentas de atribuição do Google Analytics complementam esta tarefa, dando uma visão ainda mais ampla sobre os demais canais de marketing, ainda que anúncios do Google Ads não tenham interferido no processo.

– A imagem abaixo mostra como é possível compreender a viagem de conversão do cliente, como um todo, no Google Analytics.

Atribuição Analytics
– Os canais são filtrados e apresentados de forma simplificada. O anunciante consegue entender quais canais tiveram um papel decisivo nas vendas, em vez de dar crédito somente ao último clique.

– Entendemos assim que apenas uma parcela dos clientes realizam uma conversão imediata, logo que encontra o site da empresa. Portanto, ao desenvolver estratégias para anunciar na internet, é importante abrir os caminhos e atribuir valor a cada etapa do ciclo de vendas. Desta forma, será possível desenvolver estratégias ainda mais eficientes para promover um negócio na internet.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso