– Talvez você já tenha se perguntado se é possível aproveitar melhor o investimento no Google Ads sem deixar de trazer as importantes visitas que estão gerando algumas vendas para seu negócio. Talvez você gerencie sua conta de forma autônoma, e deseja aproveitar melhor cada real investido em suas campanhas.
– Se já pensou nisto, o que você está querendo, na verdade, é otimizar suas campanhas de Links Patrocinados. Esta otimização permite alcançar melhores resultados dentro daquilo que sua empresa pode investir na publicidade online.
– É preciso entender que a otimização passa por diversas etapas. A maioria delas inclui processos longos e complexos que exigem tempo e muito conhecimento da ferramenta do Google Ads.
– Muitas empresas (o que talvez inclua alguns de seus concorrentes) já descobriram que a forma mais eficiente de otimizar as campanhas é por meio de uma consultoria especializada no Google Ads.
– Agora, talvez você se pergunte: Como a contratação de um consultor de Links Patrocinados (em vez de administrar minha conta de forma autônoma, sem a ajuda de terceiros) pode me ajudar a aproveitar melhor meu investimento?
– No tocante ao dinheiro investido por você e que não traz nenhum retorno, para onde ele vai? Por quais valas digitais, ele escoa?
– Muito dinheiro é desperdiçado com termos que disparam Links Patrocinados que têm pouca ou nenhuma relação com seu negócio. Muitas empresas ficam assustadas ao perceber termos que não foram inseridos por elas na lista de palavras-chave estão disparando anúncios e, pior ainda, gerando cliques sem qualidade.
– Esta é uma preocupação válida. Afinal, a correspondência ampla das palavras-chave podem ter este efeito adverso. Ela permite que seus Links Patrocinados sejam exibidos automaticamente para variações próximas de suas palavras-chave. Isto pode trazer grandes vantagens como aumento no número de visitantes e menos tempo empregado na criação das palavras-chave.
– No entanto, a variação nos termos gerados automaticamente pelo Google Ads pode ser tão ampla que seus anúncios podem ser exibidos em pesquisas com nenhuma relação com o produto ou serviço oferecido por sua empresa.
– E isto pode custar muito dinheiro.
– Aí percebemos a necessidade de uma consultoria especializada para assumir a direção estratégica de sua conta. Isto envolve estar atento a diversos aspectos, como os mencionados abaixo.
– Por mais elementar que seja este princípio, sua importância é demasiadamente grande. É preciso ir além de palavras analisadas separadamente, mas avaliar a intenção do usuário em sua pesquisa, como intenção comercial ou consultas informativas. – Veja mais detalhes no artigo Investigando Intenção de Pesquisa Para Aumentar Cliques.
– Anúncios criados levando em consideração a intenção de pesquisa do internauta possibilitam apresentar o anúncio e página de destino certos para cada internauta. Com isso, você consegue aumentar a qualidade dos cliques e melhora o retorno financeiro.
– As listas de palavras-chave negativas são outra forma de assumir maior controle sobre os gastos com os anúncios de Links Patrocinados e diminuir as despesas, sem perder tráfego valioso. Elas destacam as palavras que não trazem bons resultados sobre seu ROI e que você não deseja que disparem os anúncios de sua empresa.
– Esta lista deve estar sob constante atualização. E um consultor em Links Patrocinados mantém um olho atento para sempre adicionar a esta lista, novas palavras sem correlação direta com seu negócio, quando estas forem capazes de acionar anúncios de sua empresa.
– Por meio dos ajustes certos nas correspondências de palavras-chave é possível reduzir os custos, e melhorar o desempenho das campanhas. A correspondência errada pode trazer as pessoas erradas para seu site, gerando custos e diminuição do ROI.
– Recentemente, o Google Ads destacou sobre as Variações Aproximadas nas palavras-chave exatas. De acordo com esta configuração, o Google passa a ignorar preposições, artigos e conjunções para as correspondências de palavras-chave exatas.
– Se quiser aproveitar melhor o investimento no Google Ads, será necessário estar atento a esta configuração. É preciso verificar até que ponto a remoção ou alteração de preposições, artigos e conjunções alteram o significado da intenção de busca.
– Uma consultoria especializada em Links Patrocinados faz esta verificação minuciosa. Junto com a análise dos relatórios de termos de pesquisa, ela consegue identificar termos de baixa qualidade que estão disparando seus anúncios.
– O trabalho não é rápido. Na verdade, como mencionado, trata-se de uma análise minuciosa. Além disso, ela é constante, já que novos termos podem surgir a qualquer momento. Por este motivo, muitas empresas que gerenciavam as campanhas de forma autônoma perceberam que o melhor seria deixar a gestão do Google Ads por conta de uma agência de Links Patrocinados.
– Suas campanhas geram diversos dados a todo momento. Devidamente analisados e utilizados de forma estratégica, tais dados podem transformar uma campanha mediana em uma campanha de sucesso.
– Isto envolve não apenas analisar os relatórios do Google Ads, isoladamente, mas também os dados recolhidos a partir do Google Analytics. Isto pode ajudar a entender, por exemplo, o que os clientes estão fazendo em seu site após o clique, porém, antes de realizar a esperada conversão.
– A integração entre as duas plataformas permite obter insights valiosos. Por exemplo, é possível verificar quais são as palavras-chave que gerando maior engajamento e quais são as responsáveis pela taxa de rejeição.
– Estas valiosas informações serão de ajuda para alterar campanhas de Links Patrocinados e páginas de destino de modo a melhorar as conversões.
– Google Ads pode soar demasiadamente confuso e técnico para aqueles que não são especialistas treinados. É exatamente por isso que as empresas precisam de uma consultoria especializada em Links Patrocinados.
– O processo pode ser iniciado em qualquer momento: a partir da criação de uma conta nova (no caso daqueles que nunca anunciaram no Google) ou a partir da otimização de uma conta já existente (no caso de empresas que anunciam no Google de forma autônoma).
– O importante é que este serviço especializado, técnico, seja realizado por quem já possui experiência e esteja integralmente dedicado ao Google Ads. Assim, terá o conhecimento e tempo necessários para otimizar as campanhas de modo a melhorar o retorno financeiro sobre seus investimentos.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner