6 métricas para avaliar campanhas de branding na internet

05/11/2021 by in category Análise e Monitoramento, Branding with 0 and 2
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Ao criar uma campanha de branding, quais são as métricas que você precisa monitorar? Saiba as 6 principais métricas para quem faz branding no Google Ads.

Campanhas de branding são aquelas que visam aumentar o reconhecimento e visibilidade de uma marca. Isto envolve promover o nome da empresa, produto ou causa.

Assim, visto que o branding tem um objetivo diferente das campanhas de conversão, as métricas que você precisa ficar de olho também são diferentes.

Portanto, se você criar este tipo de campanha, quais são as métricas de branding que você precisa acompanhar?

Como funcionam campanhas de branding

De modo geral, as campanhas de branding envolvem o empenho do anunciante em divulgar sua marca ou produto. Por exemplo, uma empresa que está lançando um refrigerante cria uma campanha para conscientizar seu público deste novo produto, e não para realizar vendas online.

Em geral, quem faz branding na internet anuncia na Rede de Display, YouTube e Discovery.

6 métricas para avaliar desempenho de campanhas de branding

1. Impressões

Impressão é a métrica mais importante para quem investe em campanhas de branding.

As impressões mostram quantas vezes seus anúncios apareceram, incluindo para as mesmas pessoas. Assim, se a mesma pessoa viu seu anúncio 3 vezes, você tem 3 impressões.

As impressões são importantes para que o público grave na memória seu slogan, logomarca, produto ou serviço. Desta forma, em uma ocasião futura, quando a pessoa precisar de você, o nome da sua empresa talvez seja lembrado.

Por isso, você precisa avaliar quantas impressões seus anúncios de branding estão recebendo. Afinal, se o número de impressões for baixo, você tem um grande problema nas mãos. Talvez seja necessário melhorar os anúncios ou ajustar lances e orçamentos para conseguir alcançar seu público-alvo.

2. Alcance

O alcance é outra importante métrica de branding. Ela difere das impressões porque contabiliza somente usuários únicos. Assim, se a mesma pessoa viu seu anúncio 3 vezes, o Google Ads contabiliza apenas uma vez.

Com um alcance maior, isto significa que seu anúncio está aparecendo para mais clientes em potencial.

Portanto, ao criar campanhas de branding não basta focar apenas em impressões, mas também na métrica de alcance.

3. Frequência

A frequência é uma métrica que complementa as impressões. Ela mostra quantas vezes uma pessoa viu os anúncios da sua empresa ou assistiu aos vídeos em determinado período.

No entanto, a frequência é um valor que você configura, definindo um número máximo de impressões que uma pessoa pode ver por dia, semana ou mês. Assim, quando a pessoa atinge este limite, o Google Ads deixa de exibir anúncios para ela.

Mas é importante se lembrar que nas campanhas da Rede de Display, somente as impressões visíveis são contabilizadas nos limites de frequência.

4. Taxa de cliques (CTR)

Para alcançar o objetivo de uma campanha de branding, não há necessidade do cliente clicar no anúncio. Em alguns casos, a empresa talvez nem queira isso.

Então, por que uma empresa monitoraria a taxa de cliques (CTR)? Para verificar se o anúncio está conseguindo chamar a atenção.

Assim, embora você não precise se preocupar em alcançar CTRs altas, um bom número de cliques pode indicar que a campanha é relevante e chamativa.

5. Engajamento

O engajamento é uma métrica de branding que mostra quando a pessoa interage com o anúncio. O tipo de engajamento pode variar de acordo com o tipo de anúncio:

  • Lightbox: a pessoa expande o anúncio.
  • Discovery: o cliente assiste a 10 segundos do anúncio quando ele estiver sem som ou clica para assistir o vídeo completo.
  • Anúncios em vídeo: a pessoa assiste a 10 segundos ou mais do anúncio ou ao vídeo inteiro se a duração for menor.

Como visto, alguns formatos dependem do engajamento para atingir esta meta de marketing.

6. Buscas pelo nome da marca

Quando uma campanha de branding dá resultados, o volume de buscas pelo nome da marca costuma aumentar.

Por isso, ao avaliar o desempenho do seu branding, fique de olho nos relatórios de termos de busca do Google Ads, bem como nas taxas de busca pela sua marca no Analytics e Google Trends.

Como comparativo, você pode analisar o volume de buscas antes de começar a rodar uma campanha e durante o período em que ela estiver no ar.

Acompanhe as métricas de branding

As métricas que mencionamos estão entre as mais importantes para quem quer avaliar o impacto das campanhas de branding na internet.

Estes dados permitem monitorar o desempenho das campanhas, além de fornecer insights sobre o que você precisa otimizar.

No entanto, ao avaliar estas métricas, se você acha que suas campanhas estão deixando a desejar, entre em contato com a gente. Nós podemos te ajudar a melhorar seus resultados.

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