Como expandir seus anúncios da rede de pesquisa para outras redes do Google

14/10/2021 by in category Anuncia no Google de forma autônoma with 0 and 1
Home > Blog > Anuncia no Google de forma autônoma > Como expandir seus anúncios da rede de pesquisa para outras redes do Google

Após algum tempo anunciando na rede de pesquisa, você percebe que está na hora de anunciar em outras redes do Google. O que considerar nesta hora?

Quando uma empresa começa a anunciar no Google Ads, em geral, ela foca em anúncios de texto na rede de pesquisa.

Com o passar do tempo, porém, as coisas começam a mudar. Para melhorar os resultados, é preciso alcançar os clientes certos, nos momentos mais relevantes. Com isso, surge a necessidade de exibir anúncios também em outros sites e aplicativos.

Por isso, vamos analisar quais são as opções para isso. Além disso, veja algumas dicas importantes ao expandir sua publicidade da rede de pesquisa para a Rede de Display, bem como outras redes do Google.

expandir publicidade para outras redes do Google

Por que expandir para outras redes do Google?

Na rede de pesquisa, você consegue segmentar um público que está pronto para comprar.

No entanto, é possível desenvolver estratégias para alcançar e educar seu público nos estágios iniciais do funil de conversão. Assim, quando a pessoa estiver começando a demonstrar interesse pelo seu produto ou serviço, você já consegue apresentar uma mensagem publicitária relevante.

E quando falamos nestes estágios iniciais, precisamos considerar que a pessoa navega em diversos sites da Rede de Display e assiste vídeos no YouTube. Além disso, você consegue alcançar seu público quando ele usa aplicativos e lê e-mails no Gmail.

Assim, ao expandir sua publicidade para outras redes do Google, você consegue alcançar seu público quando ele estiver em outros estágios da jornada de compra.

Portanto, se você quer alcançar seu público nestes diversos momentos do funil de conversão, você precisa olhar além da Rede de Pesquisa.

Quais são as redes do Google Ads?

Além da rede de pesquisa (Google.com), quais são as redes que você deve considerar na hora de expandir sua publicidade? Considere estas 5 opções:

1. Rede de Display

A Rede de Display inclui um grupo de mais de 2 milhões de sites, vídeos e aplicativos parceiros do Google.

Com ela, você alcança clientes que estão nos estágios iniciais da jornada de compra. Assim, você aumenta as chances deles se lembrarem de sua empresa quando tomarem a decisão de comprar.

2. Discovery

As campanhas Discovery permitem exibir anúncios na “Página inicial” e “Assista a Seguir” do YouTube, nas guias “Promoções” e “Social” do Gmail, bem como no feed do Google Discover.

Com estas campanhas você pode alcançar até 3 bilhões de pessoas. Portanto, é um formato que permite alcançar potenciais clientes em grande escala.

3. Campanhas locais

A campanha ideal para incentivar os clientes a visitar sua loja física. São campanhas simples que funcionam como um complemento da rede de pesquisa, uma vez que exibem anúncios no Google Maps, bem como na Rede de Display.

4. Campanhas para apps

Esta é a solução do Google Ads para você divulgar seus aplicativos.

Com as campanhas para apps, você expande sua publicidade para aparecer no Google Play, YouTube, Discover e Rede de Display.

5. YouTube

Use o poder do vídeo para expandir sua publicidade na internet.

Ao usar a estratégia de vídeos no YouTube, você possui diversos formatos de anúncios disponíveis para alcançar as pessoas certas na hora certa.

7 dicas do que considerar na hora de expandir sua publicidade no Google

No entanto, gerenciar campanhas de publicidade gráfica e vídeo em outras redes do Google tem seus próprios desafios.

Veja algumas dicas do que levar em consideração na hora divulgar sua empresa com a publicidade gráfica do Google.

1. Segmentação

Grande parte do sucesso ao anunciar no Google está na capacidade de aproveitar as ferramentas de segmentação.

Ao expandir sua publicidade para outras redes do Google, é preciso focar a segmentação.

Por exemplo, como vimos, as campanhas Discovery podem alcançar até 3 bilhões de pessoas. Mas quais fazem parte do seu público?

Se não usar a segmentação certa, você pode desperdiçar dinheiro aparecendo para pessoas que não estão interessadas no seu produto.

Assim como acontece na Rede de Pesquisa, organizar grupos de anúncios por temas é essencial.

Além disso, outros recursos podem ser bastante úteis na hora de alcançar as pessoas certas. Por exemplo, os Segmentos Semelhantes permitem alcançar pessoas que tenham um comportamento semelhante aos seus clientes atuais.

2. Adaptação dos anúncios

Na era da personalização, você precisa adaptar sua mensagem de acordo com o estágio do cliente no funil de conversão.

Ou seja, talvez você tenha anúncios de texto na Rede de Pesquisa que aparecem para pessoas que estão prontas para a conversão.

Mas, na hora de migrar uma publicidade para a Rede de Display, você vai alcançar pessoas que ainda estão nos estágios de consideração e reconhecimento. Assim, exibir a mesma mensagem nos anúncios gráficos e de vídeo pode ser ruim para o desempenho das campanhas.

Por isso, você precisa adaptar a mensagem dos anúncios levando em consideração onde seus clientes estão no ciclo de compra.

Neste respeito, faça bom uso das soluções que usam aprendizado de máquina, como os anúncios responsivos de display.

3. Configuração das campanhas

Ao configurar a publicidade gráfica, muitas empresas que anunciam no Google de forma autônoma cometem o erro de usar o piloto automático.

Assim, cuidado com as configurações padrão.

Dependendo da sua meta, orçamento e público, você pode perder alcance e resultados.

4. Acompanhamento das conversões

Ao expandir sua publicidade para a Rede de Display e outras redes do Google, você precisa registrar suas conversões. Para isso, é necessário configurar o acompanhamento de conversões.

Com esta tag em seu site, você consegue ver quando os Links Patrocinados geram ações valiosas no site.

Mas é importante que a tag esteja instalada da forma correta. Afinal, somente assim o Google vai enxergar e registrar as conversões.

5. Organização das campanhas

Ao expandir suas campanhas para outras redes, é preciso boa organização para não deixar as coisas bagunçadas.

Lembre-se que diferentes redes alcançam clientes em contextos diferentes.

Por isso, para acompanhar o desempenho de cada um destes contextos com total controle é preciso organizar as campanhas de forma separada.

6. Atribuição

Na tentativa de economizar tempo e facilitar as coisas, algumas empresas sempre usam a atribuição do último clique.

Em alguns casos, isto pode ser bastante útil. No entanto, é preciso ter em mente que com esta configuração, quem leva o crédito pelas conversões é o último clique.

No entanto, a jornada de conversão é bastante complexa, podendo passar por diversos pontos de contato.

Por isso, ao expandir sua publicidade para outras redes, você precisa entender como estas campanhas contribuem para a conversão – lá no final do funil.

Assim, você consegue identificar quais redes e tipos de anúncios são mais eficientes.

7. Otimização constante

Como acontece com qualquer rede de publicidade no Google, a otimização precisa ser constante.

Por exemplo, ao anunciar na Rede de Display, você precisa analisar diversos relatórios. Entre diversos detalhes, eles apontam para categorias de sites e canais que estão deixando a desejar. Com estas informações em mãos, você pode excluir estas categorias, ao passo investe naquelas que estão trazendo bons resultados para seu negócio.

E este é um dos grandes desafios para as empresas que anunciam no Google de forma autônoma. Não basta ter conhecimento avançado e experiência para criar as campanhas. Além disso, é preciso tempo para gerenciar e otimizar as campanhas ao longo do tempo.

Quer aumentar o alcance dos seus anúncios? Invista em outras redes do Google

Portanto, aparecendo em outras redes do Google, você consegue exibir anúncios para pessoas que estão em outros estágios do ciclo de compra.

Além disso, você consegue encontrar públicos semelhantes aos seus clientes atuais.

Desta forma, expandir sua publicidade no Google pode te ajudar a encontrar mais clientes potenciais e aumentar suas vendas.

Mas, para isso, é preciso que a gestão das campanhas seja feita da maneira certa.