– Uma nova página inicial do Google Analytics está sendo gradativamente disponibilizada para profissionais de web marketing em todo o mundo. Trata-se da página de destino, inicial, logo após a realização do login.
– Ela foi projetada para ajudar profissionais a tomar decisões mais rápidas e acertadas levando em consideração o entendimento aprofundado da navegação dos clientes e público-alvo.
– Segundo divulgado pela empresa, a nova página apresenta um conjunto de dados valiosos para quem divulga seus produtos e serviços na web como, por exemplo, por meio dos Links Patrocinados do Google Ads.
– Abaixo temos algumas telas de captura divulgadas pelo Google Analytics em seu anúncio.
– De forma instantânea, diversos dados em tempo real são disponibilizados. Algumas das informações prontamente apresentadas aos profissionais de marketing são:
– Note que os cartões passam a utilizar perguntas, tornando mais instintivo a análise de dados. Algumas delas são: “Onde estão seus usuários?” e “Quais são os dispositivos mais utilizados?”, entre outras.
– Adicionalmente, a atualização objetivou simplificar os controles e acesso às opções como, por exemplo, os filtros para personalizar períodos específicos (“últimos 7 dias”, “últimos 30 dias”, etc).
– Se desejar analisar os dados de forma mais profunda, há um link em cada cartão de insight permitindo isto.
– Conforme visto na imagem acima, há também uma nova guia Descobrir. O objetivo dela é ajudar os usuários da plataforma a conhecerem produtos e conteúdo educacional relacionados ao Google Analytics.
– Uma grande vantagem é que os dados apresentados na tela inicial podem variar de usuário para usuário, de acordo com suas metas de negócio. Além disso, proprietários de lojas virtuais (e-commerces) também verão dados diferenciados, de acordo com sua realidade. Isto tornará a experiência inicial mais personalizada.
– Diversos ajustes têm sido realizados na plataforma desde Outubro de 2016. Mas é importante destacar que esta reformulação da página inicial não altera relatórios. Ela visa apenas completar o ciclo de renovação visual do Google Analytics.
– Anteriormente, na página Visão Geral do Público-alvo, os usuários visualizavam dados relacionados às Sessões, Visualizações de Páginas, Páginas / Sessão, Taxa de Rejeição e outros dados relacionados.
– No entanto, convém destacar que, após a atualização para a nova página inicial do Google Analytics, a página Visão Geral do Público-alvo não será removida. Na verdade, ela poderá ser acessada a qualquer momento bastando acessar a guia Público.
– Se você é um profissional do web marketing ou uma agência de Links Patrocinados, e ainda não viu a nova página inicial em sua conta do Analytics, o Google diz que em questão de algumas semanas todos terão acesso a ela.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (50) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (105) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (87) Custos (47) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2295) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Leilão (1) Links Patrocinados (250) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)