Patente do Google Ads Identifica Estágios de Compra no Ambiente Mobile

20/04/2017 by in category Mobile with 0 and 0
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Patente concedida ao Google identifica intenção do usuário mobile ao longo de todo o processo de conversão e permite ajustar lances

– Uma recente patente concedida ao Google envolve a capacidade de analisar mais profundamente as compras realizadas em smartphones.

– Ela pode significar uma grande oportunidade para empresas que divulgam seus produtos na internet, especialmente no ambiente mobile.

– Cabe destacar que o fato de possuir esta patente não significa, necessariamente, que o Google Ads utilizará todos os seus recursos e tecnologias. No entanto, os movimentos da empresa em procurar apresentar uma publicidade de Links Patrocinados cada vez mais relevantes, levando em consideração o contexto da pesquisa do usuário, apontam nesta direção.

Do Que Se Trata a Patente

Mobile– O objetivo desta tecnologia patenteada pelo Google é identificar a intenção do usuário ao longo da jornada de compra ou conversão no ambiente mobile.

– Ao realizar a compra de um produto, um usuário executa uma sequência de tarefas. A cada “tarefa” concluída, o usuário passa para a seguinte até que a conversão seja efetuada. Estes processos podem podem levar horas, dias ou até mesmo semanas.

– O objetivo da tecnologia é descobrir em que estágio está o usuário, de acordo com seu comportamento. E, consequentemente, permite identificar qual será a próxima etapa no processo de compra online.

– A tecnologia não permite apenas identificar onde está o usuário, mas oferece oportunidades para orientá-lo e guiá-lo nos próximos passos esperados para a efetivação da compra online. Assim, o usuário é auxiliado a tomar as melhores decisões de acordo com suas necessidades.

– Por exemplo: ao conseguir determinar por meio das pesquisas, qual é o orçamento disponível pelo usuário para realizar uma compra, o Google Ads teria condições de exibir somente itens que estejam dentro desta faixa de preço.

– O Google ainda destaca que a tecnologia permite acompanhar os usuários não apenas no campo de pesquisa do mecanismo de busca, mas também por meio de seus interesses por páginas disponibilizadas nas mídias sociais.

Tecnologia Focada em Links Patrocinados do Google Ads

– A patente é sobre compras pelo smartphone. No entanto, não há menções da pesquisa orgânica. O documento deixa claro que o objetivo da patente, a princípio, é direcionar oportunidades para o comércio eletrônico via Links Patrocinados, e não por meio de cliques originados na busca orgânica.

Prazo Para Realização da Compra

– O documento fala sobre a capacidade da tecnologia de identificar o prazo para a realização de uma compra. Isto permite notificar o usuário quanto a necessidade de avançar no funil de conversão.

– Por exemplo, um usuário precisa comprar determinados produtos para um evento. À medida que o evento se aproxima, o sistema poderia alertar a necessidade do usuário dar sequência ao processo de compra a fim de conseguir receber o produto em tempo hábil.

Filtro Para Personalizar Pesquisa

– O documento ainda fala sobre o uso de um filtro para identificar o interesse dos usuários e ajustar os lances dos Links Patrocinados de acordo com isso.

– Ao pesquisar por um determinado produto, como uma câmera digital por exemplo, o usuário precisa escolher as características do equipamento, verificar acessórios e escolher um comerciante online. Todas estas sequências de tarefas conduzem ao ato final da compra.

– À medida que as informações são coletadas pelo Google, o sistema age como um filtro, tendo a capacidade de exibir as câmeras digitais que estão adequadas ao interesse do comprador.

– Um detalhe interessante é que o comércio virtual da empresa que anuncia na internet pode funcionar em conjunto com o Google para ajudar o usuário a concluir sua compra. Neste processo, o usuário nem mesmo deixa o Google (o comércio eletrônico da empresa anunciante funciona com o Google para concluir a transação online).

Um Lance Para Cada Estágio

– Os lances podem ser adaptados de acordo com o estágio de compra do usuário. Ou seja, neste cenário, o anunciante teria a capacidade de dar lances máximos em cada estágio de compra em que se encontra o cliente.

– A tabela acima destaca os lances de 3 empresas hipotéticas (X, Y e W) que anunciam câmeras digitais no Google.

– Para cada nova informação coletada pelo Google sobre o interesse do usuário, ao longo do funil de conversão (como o produto, tipo, características, modelos, fabricantes, etc.), os anunciantes podem dar lances distintos.

– Por exemplo: digamos que a única informação que se tem sobre o usuário é sua intenção de comprar uma câmera digital. Levando em consideração exclusivamente esta informação, de acordo com a tabela, o sistema seleciona as empresas Y e W como tendo os lances mais altos ($0,58 e $0,59 respectivamente).

– À medida que o usuário avança no funil de conversão, refinando sua pesquisa, algumas empresas podem ser excluídas do leilão (por não possuírem o produto desejado), ao passo que aquelas que possuem o produto têm seus lances ajustados.

Oportunidades Pós-Compra

– Os Links Patrocinados são ajustados também de acordo com o interesse do usuário após a realização da compra. Mas isso não apenas para a empresa que realizou a venda, mas também para outras que podem oferecer serviços diferenciados. No exemplo citado, após a compra de uma câmera digital, e levando totalmente em consideração este fato, a tecnologia do Google poderia exibir anúncios de escolas de fotografia que estejam próximas do usuário.

O Futuro dos Links Patrocinados no Ambiente Mobile

Google Ads– Esta patente aponta para o crescimento do aprendizado da máquina sobre os hábitos de consumo dos usuários. Neste cenário, o usuário é conduzido ao longo da jornada de compra por meio de suas interações fragmentadas (comumente chamadas pelo Google Ads como “micro-momentos”).

– Com os dados coletados de acordo com as pesquisas do usuário e seu engajamento com as mídias sociais, os anúncios de Links Patrocinados são exibidos de forma ainda mais personalizada e contextualizada.

– Isso dá às empresas que anunciam no Google a capacidade de ajustar os lances levando em consideração a fase do funil de conversão em que se encontram os clientes.

– Como mencionado, a concessão da patente sobre compras em smartphones não significa que o Google Ads implementará todos os recursos disponíveis na tecnologia.

– No entanto, a patente parece apontar para um futuro muito interessante e emocionante para as empresas que anunciam seus produtos no Google.

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