Mobile Reinventa Métricas Analíticas ao Anunciar no Google Ads

26/12/2016 by in category Análise e Monitoramento, Anuncia via agência Google Partner with 0 and 0
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Mobile Reinventa Métricas Analíticas ao Anunciar no Google Ads

Advento do mobile tornou ainda mais necessário identificar e interpretar dados analíticos. Veja a importância disto no atual cenário mundial

– A partir do momento em que os dispositivos móveis chegaram até as mãos dos consumidores, eles passaram a mudar a forma como as pessoas interagem com as empresas. Apenas como um vislumbre, segundo uma pesquisa do Google, 91% dos usuários buscam informações em seus smartphones enquanto estão realizando alguma tarefa.

– Este novo patamar de comportamento traz para as empresas a necessidade de se adaptarem ao momento do consumidor. Ou seja, as marcas precisam entregar exatamente o que seus clientes necessitam naquele momento, desde obter mais informações até comprar um produto. São diversas etapas de interações ao longo de horas e dias, por meio de diversas telas – em todos estes momentos e contextos, a empresa precisa conhecer e entregar o que os consumidores esperam.

– Em termos simples, as empresas precisam assim atingir dois objetivos:

  • Ser relevante e útil para os consumidores em todos os estágios do processo de conversão;
  • Medir seu nível de utilidade, o que permitirá identificar pontos para otimização.

– Um importante estudo veiculado pelo Google procurou destacar isso.

Repensando Análise de Dados em Função do Mobile

– Segundo uma pesquisa do instituto Gartner, 89% dos profissionais do marketing esperam que a boa experiência dos clientes seja o seu grande diferencial. É isso o que você espera para sua empresa?

– Para atingir este objetivo nobre, as marcas precisam utilizar métricas que acompanhem o cliente em toda sua jornada. Como mencionado, isto permitirá identificar quais pontos do funil estão funcionando, e quais precisam de ajustes.

– Para alguns, isto pode representar um desafio, já que muitas ferramentas analíticas foram desenvolvidas para acompanhar a conversão do mundo desktop – sem que o processo estivesse dividido em diversos micro-momentos.

– Neste novo cenário, porém, a agência Google Partner que gerencia os Links Patrocinados precisa compreender os públicos-alvo levando em consideração seus momentos, dispositivos e canais. Isto significa detectar e interpretar insights para que possa adaptar a mensagem publicitária, entregando uma melhor experiência para seus clientes.

História Contada Após Múltiplas Interações

– Dependendo do ramo de negócios, um consumidor pode ter dezenas (e até centenas) de interações com a empresa antes de concretizar uma compra. Cada um destes momentos representa uma oportunidade para a empresa ser útil para seus consumidores. Para não perder informações, é preciso que a agência digital crie uma visão integrada da jornada de compra. Como são diversas etapas, a agência Google Partner precisa integrar departamentos, ferramentas, pessoas e sistemas para criar compartilhamento de ideias do que realmente importa para o cliente.

– Isto é relevante porque uma sessão e um clique não contam a história toda. É preciso conectar pontos de comportamento do consumidor ao longo do tempo. Medir o que está funcionando é a ordem do dia. Quando métricas são diretamente vinculadas aos objetivos de negócios de uma empresa ao anunciar no Google, maiores são as probabilidades de se atingir as metas de negócio.

– A interação com a empresa pode partir de um Link Patrocinado de texto na rede de pesquisa do Google, e estender-se para visitas posteriores ao site por meio de campanhas de Remarketing, além de vídeos publicitários exibidos no YouTube – até que finalmente o usuário realiza uma compra. Cabe a agência digital rastrear estas interações (incluindo o papel dos dispositivos móveis) para identificar como o processo foi realizado e quais foram os pontos de influência.

– Métricas e marketing digital precisam caminhar de mãos dadas. Este é um passo essencial para acompanhar as expectativas sempre crescentes dos consumidores mobile.

– Evidentemente, há uma grande necessidade de estudo e prática para conseguir manter-se a frente. A agência de Links Patrocinados precisa não apenas analisar o que está medindo, mas como está medindo. Deve-se ter certeza de que todas as formas com que seus clientes interagem com a marca no ambiente online estão sendo acompanhadas. É preciso concentrar-se nos resultados esperados ao anunciar na internet e mapear as métricas para alcançar tais objetivos.

Certificação em Analytics

– Até mesmo para as empresas que já entregaram suas contas nas mãos de agências Google Partner, pode-se dar um passo adicional visando melhorar a experiência dos clientes.

– As certificações do Google Ads são um sinal do âmbito em que a agência digital é expert. Quando uma agência de Links Patrocinados possui todas as 6 certificações do Google Ads, esta é uma evidência de seu comprometimento em manter o grau máximo de qualidade.

– Entre elas, a certificação Google Analytics é um indicativo de que os profissionais responsáveis pela análise de dados da empresa conseguem tirar o máximo proveito da ferramenta do Analytics. Isto significa identificar dados valiosos, interpretá-los e aplicá-los em estratégias futuras.

Medir Para Mudar… e Melhorar

– Como mencionado, os dispositivos móveis mudaram a forma como as pessoas interagem com as marcas. E, sem dúvida, estas mudanças continuarão ao longo dos próximos anos. Portanto, só conseguirão manter-se à frente aqueles que realmente encararem como importantes todas as etapas de interação do público-alvo com uma empresa.

– Métricas não devem ser encaradas apenas como números aplicados no final do funil de conversão. Elas se situam exatamente onde começa a boa experiência dos consumidores com sua empresa, ao longo de todas as interações até a compra final.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso