– A tradicional e positiva meta do web marketing (o que obviamente inclui as campanhas de Links Patrocinados do Google Ads) é conhecida como Retorno Sobre Investimentos (ROI). É um indicador válido que aponta para o sucesso das campanhas publicitárias e auxilia profissionais do marketing online a definir suas estratégias.
– Embora seja o mais presencial, o ROI não é o único indicador. Há outras metas que soam muito semelhante ao ROI mas que, a longo prazo, podem trazer resultados diferentes e bastante positivos.
– Um indicador que tem ganhado espaço no mercado brasileiro nos últimos tempos, e que tem um nome simples, objetivo e, ao mesmo tempo, bastante convidativo é a metodologia dos Lucros.
– Este indicador de desempenho é utilizado em outros países e, conforme mencionado, começa a ganhar maior destaque no Brasil, incluindo empresas que anunciam na internet.
– Na prática, ele pode não parecer muito atraente, uma vez que reduz o ROI no curto prazo. Sua grande vantagem está no longo prazo, podendo oferecer resultados ainda mais lucrativos.
– Para sua aplicação prática, o anunciante deve estar focado na margem de lucro de cada produto anunciado para a tomada de decisão. De posse deste valor referencial, deve-se encontrar o lance ideal para aumentar as vendas. Mas é preciso uma palavra de cautela: se a definição dos lances não for muito eficiente, os valores podem ser extrapolados, o que fatalmente poderia causar prejuízos.
– O Google compartilhou um comparativo entre os modelo ROI e a mentalidade Lucro, mostrando de forma prática como os resultados podem ser melhorados no longo prazo.
– Cabe perguntar: por que o ROI diminui? Porque o foco do modelo Lucro é incrementar os lances para aumentar cliques e conversões, ao mesmo tempo em que o público se torna mais qualificado. O CPA sofre uma significativa elevação. Mas como há um aumento do volume de vendas, no longo prazo, o lucro total cresce.
– É evidente que, se uma agência de Links Patrocinados não tem acesso às margens de lucro dos produtos da empresa anunciante, a estratégia se torna impossível, já que o lucro de cada produto é a base alicerçadora desta métrica de desempenho.
– É preciso que haja uma linha de comunicação franca entre empresas anunciantes e agências de web marketing para que se permita uma análise efetiva dos números e das reais possibilidades para melhorar o desempenho das campanhas. Com a competição acirrada no mercado digital, o diferencial pode estar justamente no alinhamento da comunicação e tomada de decisões entre agências e empresas.
– Alterar lances é um processo com grandes implicações. O Google Ads possui recursos para auxiliar o consultor de Links Patrocinados a entender melhor como as alterações nos lances afetam o desempenho dos anúncios online. No Simulador de Lances, o profissional trabalha com alterações no lance máximo do custo por clique (CPC). A ferramenta apresenta como isto afetaria os custos, cliques, impressões, conversões, bem como o valor das conversões.
– O Simulador de Lances também está disponível para as empresas que anunciam seus produtos por meio do Google Shopping.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2447) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2521) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2521) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)