Como Tirar Melhor Proveito de Campanhas do Google Ads Com Orçamento Limitado

07/05/2018 by in category Anuncia no Google de forma autônoma with 0 and 2
Home > Blog > Anuncia no Google de forma autônoma > Como Tirar Melhor Proveito de Campanhas do Google Ads Com Orçamento Limitado

Você está tentando tirar maior proveito do seu orçamento ao anunciar no Google? Sente que está desperdiçando dinheiro, apesar de todo o potencial oferecido pelos Links Patrocinados? Confira o que está envolvido em lidar com esta situação

– Não são poucas as empresas que anunciam no Google com um orçamento limitado. Especialmente pequenas e médias empresas precisam adaptar seus esforços de marketing aos apertados limites disponíveis para a publicidade na internet.

– Você enfrenta uma situação similar? Está tentando tirar um melhor proveito do seu orçamento ao anunciar no Google? Sente que está desperdiçando dinheiro, apesar de todo o potencial oferecido pelos Links Patrocinados?

– Veja como lidar com esta situação?

Um Exame Detalhado Para Descobrir Para Onde Está Indo o Orçamento

– Ter a capacidade de compreender detalhes e nuances do desempenho das campanhas é o primeiro passo essencial. Pode parecer simples, mas se você anuncia no Google de forma autônoma, já deve ter percebido como isso é difícil. Especialmente pelo fato de, provavelmente, você ou um funcionário estar dividido entre outras tarefas dentro da empresa.

– O Google Ads possui diversos relatórios de desempenho. Se adicionarmos também os relatórios obtidos a partir de ferramentas de análise, como o Google Analytics, o número de dados e métricas são multiplicados.

– Mas, como mencionado acima, esta análise é essencial. Podemos comparar esta situação com uma pessoa que vai ao médico devido alguns problemas de saúde. O médico só poderá dar o diagnóstico correto após a realização de alguns exames. Da mesma maneira, se você percebe que seu orçamento não está sendo corretamente aproveitado, somente uma análise detalhada (e contínua) dos relatórios permitirá identificar campos para melhorar.

– Mas aí surge uma questão: está sem tempo para fazer este tipo de gestão? Neste caso, você precisa de auxílio de uma consultoria. Acredite: o retorno financeiro que você alcançará compensa todo e qualquer investimento com a contratação de uma consultoria em Links Patrocinados.

O Que Precisa Ser Analisado

– Evidentemente, é bem mais simples comparar o desempenho de campanhas e anúncios de acordo com os valores obtidos com ela. Por exemplo, o anúncio A está trazendo R$ 10,00 de lucro todos os meses. O anúncio B, por outro lado, lucra R$ 100,00 mensais.

– Em análises assim, certamente você encontrará anúncios que estão gerando despesas (por meio dos cliques recebidos), mas não estão levando a conversões. Em outras palavras, estão resultando em prejuízo. Anúncios assim podem ser pausados ou otimizados para tentar reverter a situação.

– No entanto, existem outros aspectos que precisam ser considerados para aproveitar ao máximo seu orçamento publicitário. Por exemplo, considere alguns deles.

Identificar os Cientes Mais Rentáveis

– Muitas pessoas estão chegando ao seu site. Algumas delas compram seus produtos. Mas quais delas são as mais valiosas?

– Se for responder rapidamente esta pergunta, talvez diga que são aquelas com compras mais vultosas. No entanto, é preciso considerar outros clientes igualmente valiosos. Entre estes estão os clientes leais e recorrentes. Estes talvez não tenham realizado compras de produtos mais caros. No entanto, são mais propensos a retornar à sua empresa e voltar a comprar. Este tipo de cliente é de muito valor, e não pode ser desconsiderado nas campanhas de Links Patrocinados. Campanhas de Remarketing podem ser usadas para manter estes clientes bem servidos e sempre informados com as novidades de sua empresa.

Uso dos Relatórios Predefinidos

– Com estes relatórios é possível analisar o desempenho das campanhas de acordo com diversos critérios. Eles estão divididos em vários segmentos, como Básico, Período, Conversões, Geográfico, Extensões, etc.

– Por exemplo, no segmento Básico, os relatórios apresentam dados valiosos sobre o desempenho de:

  • Campanhas
  • Anúncios
  • Palavras-chave
  • Termos de pesquisa
  • Termos de pesquisa do YouTube
  • Detalhes da chamada
  • URL Final
  • Pago e Orgânico
  • Cliques gratuitos, etc.

– Estes são alguns relatórios disponíveis em apenas um segmento. Para compreender onde seu dinheiro está indo e como aproveitá-lo melhor, é preciso analisar periodicamente todos os relatórios que dizem respeito às suas campanhas. Por exemplo, com a ajuda destes relatórios você vai descobrir quais são as regiões geográficas que estão consumindo grande parte do seu orçamento, sem trazer vendas para seu negócio.

– Novamente, entramos no fator tempo. Muito tempo será necessário para esta análise e, posteriormente, fazer os ajustes necessários. Por esta razão, a contratação de uma agência digital Google Partner para fornecer consultoria em Links Patrocinados oferece ótimas vantagens para empresas de todos os setores.

A Gestão do Orçamento de Acordo Com as Campanhas

– Se as campanhas, anúncios e palavras-chave possuem desempenhos diferentes, nada mais lógico do que concluir que o orçamento alocado para estes precisa ser personalizado. No caso de empresas que administram suas campanhas internamente, de forma autônoma, falhas costumam acontecer neste momento. Isto se dá quando a empresa praticamente divide, de forma igualitária, o orçamento para todas as campanhas. Com isso, aqueles anúncios com cliques de baixa conversão, consumirão a mesma quantia do que os com maior potencial de retorno.

– Aproveitar um orçamento da melhor forma possível envolve também testar diferentes estratégias de lances. O objetivo dos testes nas estratégias de lances é avaliar se haverá melhoria ou piora no desempenho. Portanto, tão importante quanto implementar testes é avaliar de perto os resultados alcançados.

Conclusão

– Portanto, se você tem um orçamento limitado para anunciar no Google, é preciso muito cuidado e bom critério ao alocar os recursos. Empregar cada centavo de modo cuidadoso e estratégico resultará em melhor aproveitamento do seu orçamento e maiores lucros ao anunciar no Google.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso