Automação no Google Ads: Como ampliar alcance e economizar tempo

11/10/2021 by in category Anuncia via agência não Google Partner, Gerenciamento, Inteligência Artificial with 0 and 2
Home > Blog > Anuncia via agência não Google Partner > Automação no Google Ads: Como ampliar alcance e economizar tempo

Google Ads possui diversas ferramentas para automação de processos e otimização de resultados. Conheça estas ferramentas inteligentes.

O Google Ads, como solução de marketing digital, possui ferramentas poderosas que utilizam inteligência artificial e aprendizado de máquina. O objetivo é usar a automação para potencializar o alcance das campanhas e economizar tempo de trabalho.

Neste artigo, conheça todo o ecossistema de automação do Google Ads. Veja quais são os benefícios destas soluções para suas campanhas de Links Patrocinados.

Benefícios de usar automação de marketing

Os principais benefícios em usar a automação do Google Ads são os seguintes:

  • Amplia o alcance
  • Conquista clientes em diferentes momentos da jornada
  • Faz melhor uso do orçamento
  • Economiza tempo

Por si só, estes são motivos suficientes para utilizar a automação do Google.

No entanto, é preciso ter em mente que estabelecer um processo de automação é uma tarefa complexa. Assim, dominar os recursos para automação é o primeiro passo para que esta estratégia dê resultados em seus negócios.

6 ferramentas de automação para anunciar na internet

Considere 6 ferramentas do Google Ads para automação de processos, criação de campanhas e anúncios.

  1. Regras automatizadas
  2. Scripts
  3. API do Google Ads
  4. Lances inteligentes
  5. Anúncios e campanhas inteligentes
  6. Personalizadores de anúncios

1. Regras automatizadas

O Google Ads possui uma grande quantidade de processos que um analista de Links Patrocinados precisa realizar. Uma das formas de reduzir o tempo nestes processos é a utilização das Regras Automatizadas.

É possível criar regras de forma personalizada, de acordo com as metas da empresa, orçamento, mercado de atuação e assim por diante.

Por exemplo: é possível criar regras para pausar automaticamente anúncios com baixa CTR. Outro exemplo é que você pode aumentar lances de modo que alguns anúncios continuem aparecendo na 1ª página do Google.

Confira as principais áreas de abrangência das regras automatizadas:

  • Programação de anúncios: ativar e desativar anúncios especiais durante períodos específicos, como dias específicos da semana. Também é possível exibir mensagens específicas como “Ligue Agora” somente nos horários de atendimento da empresa.
  • Interrupção de anúncios e palavras-chave: o sistema pausa anúncios e palavras-chave com resultados insatisfatórios.
  • Gestão de lances: programar e ajustar lances para atingir certos objetivos, como chegar à primeira página do Google. Além disso, você consegue ajustar lances de acordo com o horário do dia.
  • Gestão de orçamento: programar orçamentos de acordo com os dias da semana, pausar campanhas que atingiram determinado número de cliques em um dia, aumentar orçamento das campanhas com melhores resultados e assim por diante.

Mas é importante ter em mente que regras automatizadas exigem atenção na hora de criá-las. Além disso, você precisa gerenciá-las. Isto envolve acompanhar status, aplicar ajustes, ou mesmo pausar e excluir algumas regras.

2. Scripts

Os scripts do Google Ads oferecem uma automação de marketing poderosa. Com os scripts personalizados, a agência digital consegue automatizar funções impossíveis de serem executadas de forma manual.

Assim, você automatiza desde tarefas simples até mais complexas, como interagir com sites externos para executar processos.

No entanto, é importante lembrar que os scripts atuam no nível da programação. Por isso, é bom que a equipe certificada pelo Google Ads possua profissionais com domínio nesse tipo de programação.

3. API do Google Ads

API é outra ferramenta poderosa de automação do Google Ads. De fato, ela permite interagir e fazer alterações na conta usando aplicativos.

Assim, a interface permite criar aplicativos capazes de acessar e utilizar informações da conta do anunciante. Desta forma, é possível compilar dados do Google para usar em outros sistemas, como inventários, gerar relatórios regulares e fazer ajustes em massa na campanha.

4. Lances inteligentes

Com este recurso de automação, o Google ajusta os lances de forma automática, levando em consideração milhares de sinais em tempo real.

Assim, os lances inteligentes aumentam as chances de aparecer nos momentos mais relevantes para seu negócio.

Em outras palavras, você consegue melhorar os resultados das suas campanhas, sem gastar tempo ajustando lances de forma manual.

5. Anúncios e campanhas inteligentes

Com este grupo de soluções, o Google analisa diversos sinais em tempo real para entregar os melhores anúncios e os criativos certos para aumentar o impacto da sua campanha.

  • Responsivos de display: basta enviar imagens, vídeos e textos e o Google combina estes criativos para encontrar as melhores versões de acordo com o contexto do cliente.
  • Responsivos de pesquisa: combina títulos e descrições para criar anúncios de texto mais relevantes.
  • Anúncios dinâmicos: são gerados de forma automática de acordo com as páginas que você quer divulgar na internet. Assim, eles preenchem lacunas de palavras-chave em suas campanhas.
  • Campanhas inteligentes: solução desenvolvida para pequenas empresas. Elas são rápidas de serem criadas e usam recursos de automação para melhorar os anúncios de acordo com a meta do anunciante.

6. Personalizadores de anúncios

Com esta solução automatizada, você consegue customizar o texto dos seus anúncios em diversas situações.

Desta forma, um único anúncio de texto pode ter centenas de variações. Assim, é possível exibir a versão certa dependendo do contexto de cada cliente.

Por exemplo, com esta ferramenta de automação de marketing você consegue mostrar uma contagem regressiva em seus anúncios de texto, indicando quanto tempo falta para um evento ou oferta especial.

Além desta, há diversas outras opções para tornar seus anúncios mais eficientes.

Habilidades para gerenciar ferramentas de automação

Mas, é importante destacar que a automação não deve ser aplicada de qualquer forma.

Automação no Google Ads envolve personalização. Isto aponta para a necessidade de realizar um estudo para perceber as nuances dos clientes, levando em consideração mercado, público-alvo, metas e orçamento. A partir daí, é possível criar processos de automação que dão resultados.

Assim, a gestão destes recursos envolve um conhecimento profundo das ferramentas de automação. Por isso, muitas empresas preferem contratar agências certificadas Google Partner para gerenciar suas campanhas. Esta certificação é uma garantia maior de que a agência possui as habilidades necessárias para gerar resultados de acordo com o investimento de cada empresa.

Por isso, se quiser aproveitar todo o potencial que as ferramentas inteligentes do Google oferecem para sua empresa, entre em contato com a gente.