Como a Rede de Pesquisa Pode Ajudar Campanhas de Branding

Embora a rede de pesquisa seja comumente associada como um canal de resposta direta muito eficaz, não podemos desconsiderar o poder que ela tem sobre as métricas de branding.

 

De modo geral, muitos profissionais de marketing olham para o Google Ads como meio para se atingir dois objetivos:

  • Aumentar a conscientização da marca, por meio de campanhas de branding.
  • Fechar negócios por meio de resposta direta.

No primeiro caso, as campanhas de branding costumam ser mais focadas em Links Patrocinados exibidos na Rede de Display. Também são usadas outras estratégias, como anúncios de vídeo no YouTube.

Por outro lado, o segundo objetivo costuma focar mais a rede de pesquisa (Search). Embora negócios também sejam fechados por meio da Rede de Display, a rede de pesquisa é comumente associada com clientes que estão próximos de fechar um negócio, já inclinados ou totalmente decididos a isso.

No entanto, alguns profissionais de marketing despercebem que a rede de pesquisa também tem papel decisivo na formação e lembrança da marca (ou seja, em campanhas de branding).

 

O Que É Branding

 

O Branding é definido como ações de marketing para a gestão de uma marca. Na publicidade isto envolve:

  • Conscientização
  • Consideração
  • Lembrança da marca
  • Reputação, além de outras métricas.

E o poder da Rede de Pesquisa nestas ações de branding não pode ser desconsiderado.

 

Efeito da Rede de Pesquisa no Branding

 

Em um estudo da Eye Square ficou comprovado que 63% dos internautas criam uma conexão entre “primeiras posições no Google” e “marcas fortes”.

efeito rede de pesquisa nas campanhas branding

Ou seja, isso significa que as pessoas tendem a acreditar que as marcas mais fortes e populares estarão, obrigatoriamente, em destaque nos resultados de suas buscas no Google.

E isto, por sua vez, aumentará a conscientização, lembrança e reputação da marca junto ao público-alvo.

Por outro lado, se sua empresa não aparece em destaque na página do Google, mas seu concorrente aparece, qual mensagem isso passará para o público-alvo?

 

Melhore Suas Métricas de Branding Com o Search

 

Por isso, a rede de pesquisa do Google tem papel fundamental nas iniciativas de branding das empresas.

Quando os usuários pesquisarem informações sobre seu mercado de atuação, sua empresa estará em destaque, nos primeiros resultados. Isto faz com que sua empresa seja lembrada e sempre associada com os produtos ou serviços pesquisados.

Portanto, não dependa exclusivamente dos resultados orgânicos. Com os Links Patrocinados do Google você consegue:

  • Em muitas buscas, colocar seus anúncios no topo dos resultados;
  • Personalizar qual mensagem será exibida, por meio do texto dos anúncios e das extensões;
  • Determinar quando os anúncios serão exibidos, por exemplo, por meio de agendamento;
  • Determinar quem vai visualizar seus anúncios, utilizando critérios de segmentação como palavras-chave e localização geográfica.

Portanto, não permita que os concorrentes apareçam para seus clientes nas pesquisas mais importantes, sem que você esteja em destaque.

Comece agora a usar a rede de pesquisa do Google para incrementar as campanhas de branding de sua marca.