As variações de correspondência exata foram lançadas no final de 2018 pelo Google Ads.
Na prática, o que isso significa? Que a correspondência exata inclui variantes com o mesmo significado, incluindo palavras e paráfrases implícitas.
Era só uma questão de tempo até que as variações aproximadas fossem disponibilizadas para outras correspondências.
Pois bem, o Google comunica que estas variações passam a estar disponíveis para mais duas correspondências:
Neste artigo, saiba detalhes sobre o que muda com estas atualizações.
Houve uma época em que as variações aproximadas incluíam apenas pequenas variações, como erros ortográficos, abreviações e plurais. Além disso, elas podiam ignorar preposições e artigos.
Com o passar do tempo, as variações foram, por assim dizer, ampliadas. Elas passaram a incluir palavras diferentes, porém, com o mesmo significado.
Por exemplo, expressões relacionadas a “cortar grama” passaram a estar diretamente relacionadas com “serviços de jardinagem”, mesmo quando o anunciante utiliza a correspondência exata.
Ou seja, se a intenção é a mesma, palavras diferentes são aceitas.
Segundo o Google, 15% das buscas realizadas diariamente são inteiramente novas. Se a correspondência seguir regras muito restritas, os anunciantes perderão todo este volume de buscas, deixando de exibir seus Links Patrocinados em pesquisas relevantes.
No entanto, com a ajuda do aprendizado de máquina, o Google Ads consegue identificar a intenção do usuário ao realizar uma busca.
Assim, o Google depende cada vez menos de expressões literalmente exatas para identificar o que um usuário quer.
Palavras diferentes, mas com a mesma intenção de pesquisa (ou seja, com o mesmo significado), passam a estar incluídas na correspondência de frase e nos modificadores de correspondência ampla.
O Google Ads trouxe exemplos do uso das variações.
Primeiramente, vemos como as variações afetam as palavras-chave que utilizam modificadores de correspondência ampla, antes e depois da atualização.
Também temos o exemplo da atualização para a correspondência de frase. Se antes era necessário a consulta conter a frase exata, agora, ela pode incluir frases com palavras diferentes, porém, com o mesmo significado.
Assim, diante de tantas alterações e interpretações da inteligência artificial do Google Ads, é natural se perguntar se não haverá concorrência entre correspondências diferentes.
Por isso, o Google avisa que, se uma consulta corresponder a uma palavra exata, de frase ou modificador da ampla já existente em sua conta, o Google Ads impedirá a concorrência por priorizar a palavra-chave da conta.
Além disso, é importante destacar que é possível utilizar as listas de palavras-chave negativas para impedir que o Google Ads crie algumas correspondências específicas.
O Google Ads acredita que os anunciantes terão um aumento no número de cliques e conversões após essa mudança.
Segundo divulgado, a expectativa é que haja um aumento entre 3 e 4%, tanto no número de cliques quanto nas conversões para as palavras-chave diretamente afetadas por esta atualização.
De todos estes cliques extras, 85% deles serão decorrência direta de pesquisas que não são abrangidas por suas palavras-chave existentes.
Cabe aos analistas de Links Patrocinados monitorar o desempenho das palavras-chave das campanhas. Isto envolve analisar os relatórios de termos de pesquisa para identificar termos com pouca relevância para o desempenho das campanhas. Caso encontrar estes termos, eles devem ser adicionados à lista de palavras-chave negativas.
Com as mudanças diárias na forma dos clientes realizarem suas buscas, e com o avanço do aprendizado de máquina, estas atualizações já eram esperadas.
Portanto, agora cabe aos analistas de Links Patrocinados e anunciantes se adaptarem às novas realidades.
Nota: O Google Ads comunica que as variações aproximadas para correspondência de frase e modificador da ampla estarão disponíveis nas próximas semanas.
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