As variações de correspondência exata foram lançadas no final de 2018 pelo Google Ads.
Na prática, o que isso significa? Que a correspondência exata inclui variantes com o mesmo significado, incluindo palavras e paráfrases implícitas.
Era só uma questão de tempo até que as variações aproximadas fossem disponibilizadas para outras correspondências.
Pois bem, o Google comunica que estas variações passam a estar disponíveis para mais duas correspondências:
Neste artigo, saiba detalhes sobre o que muda com estas atualizações.
Houve uma época em que as variações aproximadas incluíam apenas pequenas variações, como erros ortográficos, abreviações e plurais. Além disso, elas podiam ignorar preposições e artigos.
Com o passar do tempo, as variações foram, por assim dizer, ampliadas. Elas passaram a incluir palavras diferentes, porém, com o mesmo significado.
Por exemplo, expressões relacionadas a “cortar grama” passaram a estar diretamente relacionadas com “serviços de jardinagem”, mesmo quando o anunciante utiliza a correspondência exata.
Ou seja, se a intenção é a mesma, palavras diferentes são aceitas.
Segundo o Google, 15% das buscas realizadas diariamente são inteiramente novas. Se a correspondência seguir regras muito restritas, os anunciantes perderão todo este volume de buscas, deixando de exibir seus Links Patrocinados em pesquisas relevantes.
No entanto, com a ajuda do aprendizado de máquina, o Google Ads consegue identificar a intenção do usuário ao realizar uma busca.
Assim, o Google depende cada vez menos de expressões literalmente exatas para identificar o que um usuário quer.
Palavras diferentes, mas com a mesma intenção de pesquisa (ou seja, com o mesmo significado), passam a estar incluídas na correspondência de frase e nos modificadores de correspondência ampla.
O Google Ads trouxe exemplos do uso das variações.
Primeiramente, vemos como as variações afetam as palavras-chave que utilizam modificadores de correspondência ampla, antes e depois da atualização.
Também temos o exemplo da atualização para a correspondência de frase. Se antes era necessário a consulta conter a frase exata, agora, ela pode incluir frases com palavras diferentes, porém, com o mesmo significado.
Assim, diante de tantas alterações e interpretações da inteligência artificial do Google Ads, é natural se perguntar se não haverá concorrência entre correspondências diferentes.
Por isso, o Google avisa que, se uma consulta corresponder a uma palavra exata, de frase ou modificador da ampla já existente em sua conta, o Google Ads impedirá a concorrência por priorizar a palavra-chave da conta.
Além disso, é importante destacar que é possível utilizar as listas de palavras-chave negativas para impedir que o Google Ads crie algumas correspondências específicas.
O Google Ads acredita que os anunciantes terão um aumento no número de cliques e conversões após essa mudança.
Segundo divulgado, a expectativa é que haja um aumento entre 3 e 4%, tanto no número de cliques quanto nas conversões para as palavras-chave diretamente afetadas por esta atualização.
De todos estes cliques extras, 85% deles serão decorrência direta de pesquisas que não são abrangidas por suas palavras-chave existentes.
Cabe aos analistas de Links Patrocinados monitorar o desempenho das palavras-chave das campanhas. Isto envolve analisar os relatórios de termos de pesquisa para identificar termos com pouca relevância para o desempenho das campanhas. Caso encontrar estes termos, eles devem ser adicionados à lista de palavras-chave negativas.
Com as mudanças diárias na forma dos clientes realizarem suas buscas, e com o avanço do aprendizado de máquina, estas atualizações já eram esperadas.
Portanto, agora cabe aos analistas de Links Patrocinados e anunciantes se adaptarem às novas realidades.
Nota: O Google Ads comunica que as variações aproximadas para correspondência de frase e modificador da ampla estarão disponíveis nas próximas semanas.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2427) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2502) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2502) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)