Metas do Google Ads: Qual meta escolher ao anunciar no Google?

21/07/2021 by in category Campanhas e Campanhas Avançadas with 0 and 2
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Ao criar uma campanha, o Google Ads apresenta 7 metas. O que significa cada uma delas? Quando você deve usá-las? Descubra as respostas neste artigo.

Quando você clica no botão +Nova Campanha, a primeira tela que o Google Ads apresenta é a das metas. E o Google diz: “Selecione a meta que ajudaria esta campanha a alcançar o sucesso de acordo com seus critérios”.

Assim, você precisa escolher entre 7 metas do Google Ads, além da opção de criar uma campanha sem metas:

  1. Vendas
  2. Leads
  3. Tráfego do site
  4. Consideração de produto e marca
  5. Alcance e reconhecimento da marca
  6. Promoção de app
  7. Visitas a lojas locais e promoções

metas de campanhas do Google Ads

A meta que você escolhe tem a ver com o seu objetivo de marketing, ou seja, o que você quer alcançar com esta campanha publicitária.

Dependendo da meta que você selecionar, o Google Ads exibe recursos que têm mais a ver com o que você está tentando alcançar.

Portanto, vamos considerar o que significa cada uma das metas do Google Ads.

7 Tipos de metas no Google Ads

Além das metas que o Google fornece, também é possível criar uma campanha sem metas. Neste caso, o Google não oferece nenhuma orientação dos melhores recursos para sua estratégia.

Portanto, vamos considerar as 7 metas do Google Ads e quando usá-las.

1. Vendas

Esta é a meta que você escolhe quando tem algo para vender no Google, seja um produto ou um serviço, como uma assinatura.

Em geral, o anunciante escolhe esta meta para exibir anúncios para pessoas que estão perto de chegar à conversão, ou seja, que estão no fundo do funil.

Tipos de campanha compatíveis:

  • Rede de Pesquisa
  • Display
  • Shopping
  • Vídeo
  • Smart
  • Discovery

2. Leads

Leads é a meta do Google Ads para quem quer obter dados de contato dos prospectivos clientes para outras ações de marketing (por exemplo, nome, e-mail e telefone).

Você pode conseguir isso, por exemplo, incentivando as pessoas a se inscreverem em uma newsletter ou preenchendo contato para receber material gratuito ou um orçamento.

Esta é uma meta interessante para capturar dados de pessoas que ainda não estão prontas para a compra, mas que ainda se encontram no topo ou meio de funil.

Tipos de campanha compatíveis:

  • Rede de Pesquisa
  • Display
  • Shopping
  • Vídeo
  • Smart
  • Discovery

3. Tráfego do site

Esta meta visa trazer volume de visitas de qualidade para o site da empresa. Quando você escolhe a meta Tráfego do Site, o Google sugere recursos que ajudem os clientes a encontrar suas opções de produtos, por exemplo, títulos e descrições geradas de forma automática.

Tipos de campanha compatíveis:

  • Rede de Pesquisa
  • Display
  • Shopping
  • Vídeo
  • Discovery

4. Consideração de produto e marca

Com esta meta dos anúncios Google, você coloca sua marca em destaque quando os clientes estão pesquisando ativamente por um produto. É ideal para fortalecer sua presença entre pessoas que estão próximas da conversão.

Além disso, é uma meta interessante para exibir anúncios para pessoas que conhecem sua marca. Assim, você se fortalece na mente dos clientes de modo que eles sempre se lembrem da sua marca ao pensar em determinado produto ou serviço.

Também é ideal para mostrar sua marca para pessoas que ainda não estão prontas para a conversão. Mas, assim que estiverem prontas, elas possam se lembrar de você.

Nesta meta, o Google inclui sugestões para que você crie anúncios visualmente atraentes que ajudem no engajamento.

Tipo de campanha compatível:

  • Vídeo

5. Alcance e reconhecimento da marca

Esta meta visa o “alcance”, ou seja, atingir um público bem amplo e divulgar sua marca. Neste caso, uma conversão não significa necessariamente uma compra, mas educar o público para que conheça seu produto ou serviço.

Esta pode ser a meta certa se você quiser divulgar uma nova marca ou um novo produto de sua marca conhecida.

Ela disponibiliza diversos formatos de anúncios para que você consiga encontrar um público potencial na Rede de Display e no YouTube, e possa aumentar o reconhecimento da sua marca entre ele. Também orienta a criação de anúncios atraentes para melhorar o engajamento.

Tipos de campanha compatíveis:

  • Display
  • Vídeo

6. Promoção de app

Você vai escolher a meta Promoção de App quando tiver um aplicativo e quiser que as pessoas baixem seu app ou aumentem o engajamento com ele.

Os anúncios podem aparecer na rede de pesquisa, display, Google Play, YouTube e dentro de outros apps.

Tipo de campanha compatível:

  • App

7. Visitas a lojas locais e promoções

Mas, pode ser que sua meta de publicidade seja trazer clientes para sua loja física. Para este caso, existe a meta Visitas a Lojas Locais e Promoções.

Com esta meta, você estimula as pessoas a visitarem sua loja, além de fazerem ligações telefônicas. Vale destacar que os relatórios apresentam quais recursos foram mais importantes na conversão dos anúncios, como visitas físicas, telefonemas ou trajetos.

Para esta meta, o ideal é que você vincule sua conta do Google Ads com o Google Meu Negócio. Assim, fica mais fácil editar dados como localização, horário de funcionamento e fotos.

Os anúncios podem aparecer em diversas redes como Google.com, YouTube, display e Google Maps.

Tipo de campanha compatível:

  • Local

Por onde começar ao definir metas?

Diante de tantas opções, você talvez se pergunte qual a meta ideal para seu negócio.

Para escolher a meta certa, defina quais são seus alvos para os próximos 12 meses: você vai focar em market share, alcance ou lucro?

É verdade que pode ser difícil definir metas em um cenário de instabilidade. Por isso, é muito importante não apenas planejar e executar, mas também mensurar e otimizar as campanhas.

E otimizar pode envolver ajustar as metas de acordo com resultados e cenário em que vivemos. Assim, talvez seja necessário mudar os formatos de anúncios e os KPIs.

Por isso, uma meta de campanha útil precisa ser quantificável, ou seja, possível definir os resultados em números. Além disso, ela precisa ser comercialmente viável para seu negócio.

Escolher a meta certa

Este guia com as metas do Google Ads apresenta um resumo do que é cada uma delas e em que casos elas podem ser usadas.

Mas, é verdade que existem algumas exceções. Afinal, cada negócio possui suas características.

Por isso, ao iniciar uma nova campanha no Google, o ideal é que seja feito uma consultoria para avaliar o que se aplica ao seu negócio de modo individual. Assim, caso precisar de orientação neste respeito, entre em contato com a gente.