Como Palavras-chave Duplicadas Afetam as Campanhas no Google Ads

20/07/2021 by in category Palavra-chave with 0 and 1
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Como as palavras-chave duplicadas prejudicam suas campanhas no Google Ads? Quando as palavras duplicadas não afetam o desempenho?

Encontrar e gerenciar milhares de palavras-chave é uma tarefa que exige bastante atenção na hora de anunciar no Google Ads. Visto que as palavras-chave são uma forma de segmentar os anúncios, a escolha certa faz toda a diferença na hora de alcançar bons resultados.

Por isso, surgem perguntas importantes: o que são palavras-chave duplicadas no Google Ads? Como elas afetam o desempenho das campanhas? E como você pode encontrar e remover palavras duplicadas no Google Ads.

O que são palavras-chave duplicadas?

Palavras-chave duplicadas são palavras-chave repetidas e com a mesma correspondência que você coloca dentro da mesma campanha para disparar os Links Patrocinados.

Por exemplo, se você colocar a palavra exata [tênis adidas masculino casual] duas vezes em uma campanha, você tem uma palavra-chave duplicada.

Por que acontece de campanhas terem palavras duplicadas?

Em muitos casos, o anunciante adiciona palavras duplicadas de forma acidental.

No entanto, existem anunciantes que fazem isso de maneira proposital. Sua intenção é aparecer duas vezes na mesma pesquisa. Mas isso é um erro! Lembre-se de que o Google exibe apenas um anúncio por anunciante em cada pesquisa. Portanto, não existe nenhuma estratégia mágica para sua empresa aparecer duas vezes na mesma busca.

Além de não aparecer mais de uma vez na mesma pesquisa, você ainda prejudica o desempenho de suas campanhas de outras formas.

4 formas que palavras-chave duplicadas prejudicam campanhas no Google Ads

1. Diminuem índice de qualidade

Se você usar uma palavra-chave apenas, você pode vencer leilões.

No entanto, com as palavras-chave duplicadas você compete contra si mesmo. Portanto, naquele leilão que você poderia sair unicamente vencedor, você vence e sai perdendo ao mesmo tempo. E isto causa uma queda no seu CTR.

E o fato de diminuir o CTR faz com que seu índice de qualidade caia pouco a pouco, e você não consegue mais aparecer nas melhores posições.

2. Aumentam o custo por clique (CPC)

Imagine que você colocou uma palavra-chave duplicada na mesma campanha. Em outras palavras, as duas palavras entram no leilão e você começa a competir contra você mesmo.

Se temos duas palavras competindo, elas são inflacionadas. Ou seja, o custo por clique delas aumenta.

Portanto, com duas ou mais palavras repetidas na mesma campanha, você joga dinheiro fora.

3. Prejudicam a análise de desempenho das palavras

Como o tráfego fica dividido, há poucos dados sobre o desempenho das palavras. Em alguns casos, nenhuma das palavras-chave obtém dados suficientes para determinar se o desempenho delas é bom ou ruim.

4. Prejudicam a mensagem

O sucesso dos Links Patrocinados depende de mostrar o anúncio certo que soluciona o problema da pessoa que faz a busca.

No entanto, palavras-chave duplicadas deixam a mensagem confusa e prejudicam a experiência das pessoas.

Como remover palavras-chave duplicadas do Google Ads

Diante do que vimos, fica claro porque o Google desaconselha os anunciantes de adicionarem palavras-chave com a mesma correspondência em uma campanha.

No entanto, manter uma conta livre de palavras-chave duplicadas é um desafio. Isto acontece em especial quando você tem listas com milhares de palavras-chave e fica ajustando configurações e correspondências com frequência.

Por isso, é preciso monitorar a configuração das campanhas para se certificar de que você não inseriu palavras duas ou mais vezes ainda que de modo acidental.

Para encontrar e remover palavras-chave duplicadas, siga os passos abaixo:

  • Clique em Campanhas.
  • Em seguida, localize a guia Palavras-chave.
  • Clique na coluna Palavra-chave para organizar as palavras em ordem alfabética.
  • Finalmente, verifique a lista para ver se há duplicadas.

Caso encontre, exclua a palavra com desempenho inferior. O Google recomenda a exclusão desta palavra-chave, e não apenas pausá-la.

O processo de localizar e excluir também pode ser feito com a ajuda do Google Ads Editor.

Quando palavras-chave duplicadas NÃO são um problema

Mas pode acontecer de você ter palavras-chave iguais que não competem entre si e, portanto, não prejudicam as campanhas.

Quando isso acontece?

Segmentam diferentes locais: quando palavras-chave repetidas estão segmentando diferentes regiões geográficas, não existe problema. Por exemplo, imagine que uma autoescola atue em várias cidades. Mas somente em Sorocaba-SP e Curitiba-PR ofereça aulas para habilitados. A empresa cria dois grupos de anúncios para cada uma dessas cidades. Se utilizar a mesma palavra-chave “aulas para habilitados” nos dois grupos de anúncios, elas não competem entre si. Afinal, elas nunca concorrem dentro do mesmo leilão.

Segmentam diferentes redes: as palavras também não concorrem entre si quando você as usa em diferentes redes, como Rede de Display e Pesquisa, por exemplo.

Não utilizam a mesma correspondência: quando as palavras-chave usam correspondências diferentes, talvez elas não venham a competir entre si. Mas em alguns casos isso pode acontecer. Por exemplo, se você usar uma correspondência exata e uma ampla, talvez a ampla possa competir com a exata.

Concluindo

Portanto, pensando no bom desempenho dos seus anúncios, sempre verifique se há palavras-chave duplicadas em suas campanhas.

Com as medidas certas para remover estas palavras, você evita competir contra si mesmo.