Como Avaliar o Desempenho dos Links Patrocinados do Ads?

06/06/2013 by in category Conversão with 0 and 0
Home > Blog > Conversão > Como Avaliar o Desempenho dos Links Patrocinados do Ads?

Tráfego, branding e vendas – como avaliar o desempenho de suas campanhas de Links Patrocinados tendo em vista seus principais objetivos?

– Toda empresa que anuncia no Google Ads possui uma meta ou objetivo a ser atingido. São as chamadas conversões, que podem variar desde um download até a realização de uma venda ou preenchimento de um formulário. Para avaliar os resultados alcançados com as campanhas de Links Patrocinados é necessário estar atento ao Retorno Sobre o Investimento (ROI).

– Para tanto, é preciso conhecer as ferramentas e métricas fornecidas pelo Google Ads que auxiliam o anunciante a divulgar seu site na internet e acompanhar de perto os resultados alcançados. Por exemplo, há o Acompanhamento de Conversões, uma ferramenta muito útil para quem anuncia no Google, já que abre uma gama de oportunidades de avaliar como os cliques recebidos nos anúncios tem contribuído para as conversões.

– Quais são as principais avaliações que um anunciante deve fazer quando passa a anunciar nos Links Patrocinados? Vejamos quais são os objetivos mais comuns do investimento em publicidade digital, e como as métricas do Google precisam estar alinhadas com isso.

Tráfego no Site

– Qual seu objetivo principal ao anunciar seu site na internet? Aumentar o tráfego das páginas? Neste caso, é preciso manter o foco nos cliques e nas taxas de CTR (segundo o Google Ads, uma boa CTR na rede de pesquisa é de 1% ou mais). Estas métricas são importantes para entender quais dos anúncios estão chamando a atenção do seu público-alvo, fazendo com que cliques sejam gerados. Estes anúncios, em consequência, terão muito a ensinar. De que forma?

– Por meio deles, é possível identificar as palavras-chave, chamadas a ação, títulos e textos que tem saltado aos olhos dos seus consumidores. A partir daí, basta aplicar os mesmos princípios em outros grupos de anúncios e acompanhar os resultados.

– Além disso, para aumentar o tráfego do website, não se deve descuidar das palavras-chave. Se elas apresentarem CTRs abaixo de 1% ou um pobre Índice de Qualidade, talvez seja interessante pausá-las. Para ter uma visão mais ampla da qualidade de suas palavras-chave, utilize o Diagnóstico de Palavras-chave.

– É preciso também acompanhar como as diferentes correspondências de palavras-chave impactam a quantidade de cliques recebidas. Para isso, certifique-se de adicionar a coluna Tipos de Correspondência na guia Palavras-chave.

Branding

– Branding é uma postura empresarial na qual a imagem ou marca é colocada no centro das atenções e decisões da empresa. Quando uma organização passa a anunciar no Google, tendo o branding com principal objetivo, isto significa que ela deseja aumentar o reconhecimento de sua marca, o que inclui os produtos e serviços oferecidos, bem como postura e causas defendidas.

– Aqueles que se ancoram nesta meta devem focar em visualizações de anúncios, e não especificamente em compras geradas em suas páginas de destino. Para visibilidade, a empresa deve utilizar não somente a rede de pesquisa, mas também a Rede de Display. Visto que este canal trabalha não somente com anúncios de texto, mas também com anúncios gráficos e de multimídia, o poder do branding é muito maior, tendo em vista o impacto emocional resultante.

– A Rede de Display segmenta os anúncios de maneira bastante efetiva, permitindo escolher em quais sites seus anúncios serão exibidos, além de poder escolher outros tipos de segmentação tais como idade, gênero e localização geográfica.

– Uma métrica muito importante para quem trabalha com branding são as impressões, ou seja, quantas pessoas viram seu anúncio ao longo de um período. Muitas empresas que trabalham com branding não contratam os serviços do Google Ads baseado no Custo Por Clique (CPC), mas em Custo Por Mil Impressões (CPM). Com isto, elas pagam pelo número de vezes que seus Links Patrocinados foram vistos, ao invés de por quantas vezes os anúncios foram clicados.

– Alcance e frequência também são duas métricas importantes para verificar a exposição dos internautas aos seus anúncios.

Vendas

– Se anuncia na internet visando aumentar as vendas, há algumas métricas que precisam ser analisadas com muita atenção e regularidade. A Taxa de Conversão listada pelo Google Ads é a quantidade de conversões dividida pelo número de cliques em um Link Patrocinado. Trata-se de uma métrica valiosa para quem quer avaliar o desempenho de suas campanhas publicitárias na internet. Também, é importante ficar de olho no número de conversões e no custo de cada uma delas. Quando se acompanha a quantidade de conversões realizadas e o valor destas, fica mais fácil vislumbrar o ROI e determinar quaisquer alterações necessárias no plano orçamentário.

– Com os dados das conversões, é possível verificar quais das palavras-chave selecionadas pelo anunciante tem trazido maior retorno. Com estes dados, é possível refinar as listas de palavras-chave e tornar os anúncios ainda mais rentáveis.

Concluindo

– De fato, independentemente de quais sejam os objetivos de uma empresa ao anunciar no Google, haverá diversas métricas em comum que precisam ser estudadas em todos os casos. O que muitas vezes acontece é que, dependo das metas da empresa, uma ou outra métrica acaba se tornando mais importante e passa a integrar as primeiras posições em ordem de importância.

– Seja qual for o seu objetivo ao divulgar sua empresa na internet, é importante a contratação de uma consultoria treinada e especializada neste tipo de marketing digital. Desta forma, o ROI de sua empresa na internet nunca será um problema para você.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso