– Anunciar uma empresa no Google, envolve avaliar a eficiência das palavras-chave utilizadas para atingir o público-alvo. Isto permite otimizar o investimento de acordo com a meta de publicidade do anunciante.
– Neste respeito, o Google Analytics possui os Modelos de Atribuição. Devido seu valor para compreensão dos passos dados pelo usuário ao realizar a conversão, este relatório também foi incorporado ao Google Ads. Do que se trata este relatório e quais os modelos incluídos nele?
– Muitos anunciantes que divulgam seu site na internet atribuem o sucesso alcançado por suas campanhas ao “último clique” recebido em seus Links Patrocinados. Em outras palavras, a última palavra-chave recebe o crédito pela conversão efetuada. No entanto, esta é a parte final do funil de conversão, o último estágio. Antes deste período, porém, os usuários talvez tenham clicado em diferentes Links Patrocinados na rede de pesquisa. Creditar apenas o último clique fará com que a empresa perca oportunidades de entender o comportamento dos seus clientes e influenciá-los nos estágios superiores do funil de conversão.
– Neste respeito, o Modelo de Atribuição é um excelente auxílio para o anunciante. Ele refere-se ao conjunto de regras que identifica como o crédito é conferido aos diversos estágios que levam à conversão.
– A Ferramenta de Modelagem de Atribuição está disponível nos Funis de Pesquisa do Google Ads. Com ela, o anunciante poderá atribuir o valor aos elementos de uma campanha que levam a conversão, o que inclui as próprias campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave.
– Há cinco modelos de atribuição disponíveis para auxiliar os anunciantes a compreender os passos do seu público-alvo, a saber:
* Primeiro Clique: concede todo o crédito à primeira palavra-chave associada ao clique;
* Último Clique: atribui os créditos à última palavra-chave associada ao clique;
* Linear: realiza uma distribuição uniforme do crédito entre todos os cliques realizados ao longo do funil de conversão;
* Redução de Tempo: concede mais créditos aos cliques realizados mais próximos da conversão;
* Com Base na Posição: concede 40% do crédito pela conversão à primeira palavra-chave, 40% à última palavra-chave, e distribui os restantes 20% entre os demais cliques ocorridos ao longo do funil de conversão.
– Para uma melhor compreensão do que ocorre no processo de conversão, é interessante que o anunciante compare diferentes modelos de atribuição. O Google Ads permite que até três modelos diferentes sejam comparados, simultaneamente. Por exemplo, um anunciante pode comparar o modelo Primeiro Clique com o Último Clique para saber quais são as palavras-chave que estão atraindo os clientes para o funil e que estão gerando a conversão final. Outras comparações podem ser realizadas e que ajudarão o anunciante a compreender os passos tomados pelo seu público-alvo até a conversão.
– Para utilizar os modelos de atribuição é necessário que a conta no Google Ads esteja com o acompanhamento de conversões ativado.
– Uma vez atendido este requisito, deve-se seguir os passos abaixo:
* Clique em Ferramentas e, em seguida, em Conversões;
* No menu do lado esquerdo, escolha Funis de Pesquisa;
* Dê um clique em Modelagem de Atribuição;
* Selecione o nível que deseja examinar: Campanha, Grupos de Anúncios ou Palavras-chave;
* Clique em Selecionar Modelo para adicionar modelos e realizar uma comparação com o último clique.
– A grande vantagem oferecida por esta ferramenta é compreender quais as palavras-chave estão ajudando a empresa a atingir suas conversões, ao anunciar na internet. As palavras-chave que contribuem para o ROI da empresa, e que antes eram pouco valorizadas, recebem o crédito merecido. Assim, as campanhas são melhores visualizadas, e não somente a ação imediatamente anterior à conversão. Desta forma, fica mais fácil realizar a otimização das campanhas, fazendo com que o lucro alcançado ao anunciar no Google seja ainda maior.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2447) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2521) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2521) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)