6 dicas para diminuir de vez o custo por clique dos seus anúncios no Google Ads

04/02/2021 by in category Anuncia via agência não Google Partner, Custos with 0 and 1
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Como diminuir o custo por clique (CPC) dos anúncios no Google sem prejudicar o desempenho? Veja todos os passos que você precisa seguir para baixar seu CPC.

A conta é simples: se você diminuir o custo por clique e manter as conversões, você vai aumentar os lucros no Google Ads.

O grande desafio é conseguir baixar o CPC sem perder posições no Google.

Por isso, decidimos criar este guia. Vamos mostrar como reduzir os custos no Google Ads.

CPC versus Lances

Reduzir o CPC não é a mesma coisa que diminuir os lances. Se você apenas diminuir os lances, você consegue diminuir o custo. Mas também pode deixar de aparecer em pesquisas relevantes, o que vai prejudicar o desempenho.

No entanto, é possível reduzir o CPC sem diminuir os lances.

Por exemplo:

Seu lance máximo é R$ 3,00. E você paga, em média, R$ 2,50 por clique.

É possível manter o lance máximo como 3,00 e começar a pagar R$ 2,00 por clique ou menos.

Então, ao longo deste artigo, vamos dar dicas sobre como diminuir o custo por clique (CPC) sem necessariamente alterar os lances.

Portanto…

Como reduzir o custo por clique?

1. Melhore o Índice de Qualidade

Índice de Qualidade é uma nota que o Google Ads dá para a qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Ela vai de 1 a 10.

Quanto maior a nota, menos você paga por clique.

Portanto, melhorar o índice de qualidade é a receita certa para diminuir o CPC.

Como conseguir isso?

  • Não misture diferentes formas de pesquisar um produto dentro do mesmo grupo de anúncios.
  • Mantenha poucas palavras-chave por grupo de anúncios. Quanto menos, mais precisos e direcionados serão os anúncios.
  • Otimize seus anúncios, melhorando títulos, descrições e CTAs.
  • Crie páginas de destino que destaquem a palavra-chave no título, nos subtítulos e no conteúdo.
  • Deixe suas páginas de destino mais leves e otimizadas.

2. Segmente o público que converte

Ao passo que você consegue mais vendas, todos os dados de conversão ficam disponíveis nos completos do Google Ads.

Com estes relatórios, você consegue ver quais palavras-chave foram responsáveis pelas conversões. Além disso, consegue descobrir quais faixas etárias, sexo e status parental geram mais conversões.

Com estes dados, você sabe o que dá resultados. A partir daí, basta focar neste público.

Assim, você pode pausar palavras-chave que estão gastando sua verba, sem trazer vendas para seu negócio. Também pode excluir dados demográficos que não geram conversões.

3. Use o aprendizado de máquina do Google

Isto pode ser feito com anúncios inteligentes.

Por exemplo: os anúncios responsivos de pesquisa. Neste formato, você insere diversas variações de títulos e descrições.

Em seguida, o Google testa diferentes combinações para ver quais atraem mais cliques e conversões.

Utilizar este formato como complemento de outros Links Patrocinados ajuda a melhorar os anúncios. E como já vimos, anúncios de qualidade tendem a ter um custo por clique menor.

4. Use extensões de anúncios

As extensões ajudam a deixar seus anúncios mais completos. E podem ser úteis para conseguir CPCs mais baixos.

Por exemplo, as extensões de sitelinks aparecem como links extras nos anúncios. Isto ajuda os usuários encontrarem o que precisam de forma rápida.

Assim, melhorar a experiência dos usuários ajuda a aumentar a qualidade dos anúncios e diminuir o CPC.

5. Lembre-se das palavras-chave negativas

Se quiser diminuir o custo por clique, você precisa fazer bom uso das palavras-chave negativas.

Para entender melhor, pense no seguinte cenário:

Uma palavra com pouca relação com seu negócio é pesquisada por um usuário e seu anúncio aparece. O usuário não clica no anúncio e esta ação contribui para diminuir a CTR. Isto diminui o Índice de Qualidade e, por sua vez, aumenta o valor do clique.

Percebeu como uma coisa leva a outra?

Por isso, use a lista de palavras-chave negativas para impedir que seus anúncios apareçam em pesquisas com poucas chances de clique e conversão.

Sem dúvida, esta ação vai ajudar a baixar o custo por clique dos seus anúncios.

6. Teste sempre

Para saber se uma ação funciona ou não, em muitos casos, você precisa testar, testar e testar.

Assim, você tem a prova se uma mudança ajudou a baixar o custo dos anúncios.

Se uma alteração trouxer os resultados esperados, mantenha. Do contrário, volte à configuração anterior.

Diminuir CPC e manter (ou melhorar) a posição dos anúncios

O objetivo destas dicas é diminuir o custo por clique.

Mas visto que estas estratégias melhoram a qualidade dos anúncios, se colocá-las em prática, você pode melhorar a posição dos anúncios e aparecer mais.

Um diferencial para diminuir custo por clique

É provável que agências de Links Patrocinados estejam cuidando dos anúncios de alguns dos seus concorrentes.

Assim, não se surpreenda se seus concorrentes estão até mesmo pagando menos do que você para aparecer no topo dos resultados.

Portanto, para diminuir os custos no Google Ads e melhorar os resultados, você precisa de uma consultoria de uma agência certificada pelo Google.

O selo Google Partner PREMIER é dado às agências que passaram nos rigorosos exames do Google. Além disso, a agência precisa ter um histórico de clientes com bons resultados.

Assim, colocar seus anúncios nas mãos de uma agência Google Partner PREMIER é um investimento para melhorar os resultados ao mesmo tempo em que se diminui o CPC dos seus anúncios.