Ajuste de lances do Google Ads: O que é e quando usar?

22/11/2021 by in category Custos, Gerenciamento with 0 and 2
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Ajustes de Lances permitem adicionar uma variação percentual sobre lances de acordo com seus métodos de segmentação. Saiba quando e como usar este recurso.

Quer alcançar melhores resultados no Google Ads? Ao mesmo tempo, deseja economizar dinheiro, evitando aparecer para pessoas que não costumam comprar de você? Em caso afirmativo, você precisa usar os Ajustes de Lances.

Neste artigo, você vai entender como esta ferramenta funciona e quando você deve usá-la.

O que são os ajustes de lances do Google Ads?

Ajuste de Lance é um recurso que permite adicionar um ajuste percentual de aumento ou diminuição sobre lances manual de acordo com a segmentação. Assim, você consegue ajustar a frequência com que seu anúncio aparece em algumas situações.

Por exemplo, imagine que você anuncie em todo o Brasil. Mas ao analisar seus relatórios, você percebe que o número de cliques e conversões é muito maior em São Paulo. Neste caso, você adiciona um ajuste de lance de 20% para São Paulo. Assim, se seu lance é de 1 real, com o ajuste, seu lance passa a ser de R$ 1,20 na capital paulista.

Vale destacar que o ajuste de lances afeta apenas os lances individuais, e não o orçamento diário.

Quando usar ajustes de lances?

Você pode usar esta ferramenta quando perceber que há grande variação no número de cliques e conversões dentro dos seus grupos de segmentação.

Por exemplo, vamos imaginar novamente que você anuncie em todo o Brasil e que deseja analisar o custo por conversão. Embora todos os estados tenham um custo por conversão médio que fica entre R$ 6,00 e R$ 10,00, um estado chama sua atenção.

  • Minas Gerais: R$ 50,00.

Neste exemplo, o custo por conversão em Minas está muito alto em comparação com os outros. Se você adicionar um ajuste de -100%, isto significa que você deixa de aparecer em Minas Gerais.

ajuste de lance por locais

Mas, e se você ainda quiser aparecer em Minas, no entanto, com menor frequência? Neste caso, você pode diminuir seu ajuste de lance com outro valor. Por exemplo, se adicionar -50%, isto significa que um lance de R$ 10,00 nos demais estados, passaria a ser de R$ 5,00 apenas em Minas Gerais.

O mesmo vale para outros grupos de segmentação. Por exemplo, se você perceber que o custo por conversão da faixa etária 25 a 34 anos está muito alto, você pode adicionar um ajuste de lance negativo. Da mesma maneira, se estiver baixo, você pode aumentar o ajuste para que suas chances de aparecer somente para este grupo sejam maiores.

Posso usar estes ajustes com lances inteligentes?

Na verdade, não. Os lances inteligentes, por si só, já fazem os ajustes para alcançar as suas metas de CPA.

Por isso, os ajustes são ideais para lances manuais.

8 tipos de ajustes de lances disponíveis no Google Ads

1. Dispositivo

Se for bom para seu negócio, você pode dar lances mais competitivos para pessoas que utilizam dispositivos móveis. Assim, você aumenta suas chances de aparecer nas pesquisas em smartphones.

Por outro lado, se as conversões no mobile são poucas ou se o custo por conversão é muito alto, você pode diminuir o ajuste de lance.

Intervalo de ajuste: de -100% a +900%

2. Local

Pessoas em diferentes cidades, estados e países têm diferentes hábitos de pesquisa. E isto afeta os resultados que você alcança no Google.

Por isso, use os ajustes de lances por local para aumentar ou diminuir seus lances levando em consideração onde a pessoa realiza a pesquisa.

Intervalo de ajuste: de -90% a +900%

3. Programação de anúncios

O Google Ads permite que você defina dias e horários para exibir seus anúncios. Além disso, é possível aplicar um ajuste de lances de acordo com estes períodos.

Por exemplo, uma pizzaria pode definir um aumento nos lances em pesquisas durante os finais de semana, período em que as conversões são maiores.

Intervalo de ajuste: de -90% a +900%

4. Conteúdo principal

Este ajuste de lances está disponível para anúncios na Rede de Display e YouTube. Neste caso, o ajuste é apenas para aumentar o lance.

Assim, você consegue fazer um ajuste para aumentar seu lance nos conteúdos que alcançaram mais tráfego e engajamento.

Intervalo de ajuste: de 0% a +500%

5. Métodos de segmentação

Este tipo de ajuste leva em consideração os métodos de segmentação da Rede de Display, como canais e tópicos.

Desta forma, você aumenta suas chances de aparecer em sites onde a probabilidade de conversão é maior.

Intervalo de ajuste: de -90% a +900%

6. Remarketing na Rede de Pesquisa

O Remarketing permite exibir anúncios personalizados somente para quem visitou seu site.

Com os ajustes de lance para listas de Remarketing, você consegue dar lances maiores para este público de acordo com alguns critérios. Por exemplo, é possível definir um ajuste de 5% para quem visitou seu site e 20% para quem adicionou produtos ao carrinho, mas não concluiu a operação.

Intervalo: de -90% a +900%

7. Interações

Este tipo de ajuste de lance do Google Ads influencia a frequência com que seus anúncios de chamada aparecem no Google. Além disso, ele pode afetar a quantidade de vezes que seus anúncios exibem extensões de chamada em celulares.

Por isso, se as ligações são muito importantes para seu negócio, você pode fazer um aumento no ajuste de lance. Se quiser diminuir a frequência com que anúncios de chamada e extensões de chamada aparecem no Google, basta diminuir o percentual de ajuste.

Intervalo: de -90% a +900%

8. Informações demográficas

Este tipo de ajuste afeta a frequência com que seus anúncios aparecem para pessoas de diversos grupos etários, além de gênero e renda familiar.

Identifique os grupos mais rentáveis para seu negócio e aumente o percentual nos ajustes de lance. Ao mesmo tempo, diminua seus lances para grupos que estão trazendo poucos resultados para seu negócio.

Como adicionar um ajuste de lance no Google

Para adicionar um ajuste de lance, siga os passos abaixo:

  1. No Google Ads, clique no critério de segmentação onde você quer fazer o ajuste: Locais, Programação de Anúncios, Dispositivos, Públicos-alvo, Informações demográficas, Canais ou Ajustes de Lance Avançados.
  2. Na coluna Ajuste de Lance, clique no “lápis” ao lado do ícone, na linha que deseja ajustar. Se a coluna não aparece, isto significa que o ajuste de lance não está disponível para esta campanha.
  3. Em seguida, na lista suspensa, escolha Aumentar ou Diminuir e insira uma porcentagem.
  4. Finalmente, clique em Salvar.

Concluindo

É importante lembrar que os ajustes de lances afetam lances individuais, e não o orçamento diário. Desta forma, você consegue lances mais competitivos, e não tem surpresas com os gastos no final do mês.

Portanto, o ajuste de lance do Google Ads é uma configuração interessante para quem está ciente de como diferentes contextos influenciam nos resultados.

Assim, é possível priorizar cliques mais valiosos e aumentar suas vendas ao anunciar no Google.