O Dia das Mães, comemorado sempre no segundo domingo do mês de Maio, é a segunda melhor ocasião do ano para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal.
Os números geram boas expectativas para o setor. Afinal, são dezenas de milhões de mães no Brasil.
Além disso, algumas pesquisas apontam que cerca de 75% dos internautas celebram o Dia das Mães. Pense nas oportunidades que isto oferece para o comércio eletrônico.
E não são somente as mães que ganham presentes nesta data. Uma pesquisa do Google sobre o comportamento dos brasileiros mostrou que muitos entrevistados, neste período, presenteiam esposas (17%), avós (15%) e sogras (14%).
Isto faz com que o número de vendas do setor cresça durante o Dia das Mães. E o número de pessoas que recorrem à internet para comprar presentes nesta data aumenta ano após ano. Ou seja, muitos que não compraram no ano passado, vão comprar neste ano.
O Dia das Mães acontece em Maio. Mas as buscas por termos relacionados a este dia começam a aumentar no finalzinho de Março e começo de Abril. Isto significa que, em Abril, suas ações de marketing digital visando esta data já devem estar ativas.
Os consumidores começam a fazer suas buscas principalmente em Abril. Mas isso não significa que todos realizam suas compras neste mês. A maioria deixa para fazer suas compras nos últimos 10 dias antes da data comemorativa.
Quer aproveitar toda esta demanda existente, e aumentar suas vendas no Dia das Mães? Confira algumas dicas para isso.
A primeira coisa que você precisa saber é que seu público-alvo, em muitos casos, não sabe o que vai dar de presente para as mães. Ele está disposto a explorar novas ideias, encontrar novas marcas.
Onde ele busca por esta inspiração? Na internet. Quando os internautas acessam a internet em busca de inspiração quanto ao que comprar, o site de sua empresa é facilmente encontrado?
Por exemplo, logo no começo do aumento da demanda, as buscas de ideias é composta pelo termo de interesse + a expressão “dia das mães”, tais como:
À medida que a grande data vai se aproximando, as buscas começam a assumir outra característica. Uma delas é o crescimento das buscas por:
Bem, como visto, a demanda existe. As pessoas vão em peso à internet em busca do presente perfeito para suas mães. Às vezes, sabem exatamente o que querem. Em outros casos, precisam de uma ajudinha.
Independentemente de qual seja o caso, como você pode garantir que seu e-commerce seja encontrado pelos clientes no momento certo? Anunciando no Google Ads.
Funciona assim: a pessoa faz uma pesquisa que indique interesse em comprar um produto para o Dia das Mães. Seus anúncios, conhecidos como Links Patrocinados, são exibidos para ela.
Isso acontece por causa da chamada “lista de palavras-chave”. Quando você anuncia no Google Ads, é criado uma lista de palavras que acionarão o seu anúncio. O consultor de uma agência de Google Ads cria estas listas e faz a correspondência entre elas e seu anúncio.
Assim, vamos imaginar que você tenha um grande e-commerce. Se um cliente pesquisar no Google por “panelas de pressão para o dia das mães”, seu anúncio de panelas de pressão, criado especialmente para esta data, poderá ser exibido para ele. Mas se este cliente pesquisar por “bicicletas para o dia das mães”, neste caso, o anúncio que será exibido será de bicicletas.
Diferentemente de outros formatos de marketing, no Google Ads você paga por resultados.
Se a pessoa visualizar seu anúncio e clicar nele, você paga um valor denominado Custo Por Clique (CPC). E é você quem determina quanto está disposto a pagar por clique.
Mas digamos que a pessoa viu seu anúncio, mas não se interessou. Assim, ela não vai clicar, certo? Neste caso, você não pagará nada.
É por isso que o sistema de publicidade do Google Ads é o melhor para anunciar no dia das mães. Você realmente paga por resultados.
Os anúncios do Google Ads não se limitam aos anúncios exibidos na rede de pesquisa (Search). Dependendo da estratégia de marketing que será desenvolvida para sua empresa, para o Dia das Mães, seus anúncios podem ser exibidos em outros sites da internet.
Os Links Patrocinados podem ser:
Com isso, é possível desenvolver uma estratégia para alcançar seus potenciais clientes na hora certa, independentemente de onde estejam no funil de conversão.
Se uma pessoa visitar seu site em busca de um presente para o dia das mães, isto não significa que a venda ocorrerá imediatamente. Pode ser que o visitante esteja fazendo um levantamento de preços ou ainda esteja indeciso.
É por isso que existem os anúncios de Remarketing. São anúncios exclusivos e personalizados exibidos somente para pessoas que já visitaram seu site.
Desta forma, você garante que seus visitantes se lembrem de sua marca no momento em que finalmente decidirem realizar a compra.
Não faça como muitos consumidores que deixam para comprar na última hora. Como visto, as buscas relacionadas ao dia das mães começam a aumentar no final de Março e início de Abril.
Quando as pessoas começarem a se interessar por esta data, garanta que sua loja virtual seja imediatamente encontrada. Mas para isso, você precisa de uma consultoria.
A concorrência durante o dia das mães não é pequena. Muitos dos seus concorrentes também anunciarão no Google Ads. Como você pode conquistar um diferencial competitivo em relação a eles? Buscando a ajuda de uma agência certificada pelo Google Ads.
Estas agências são conhecidas como Google Partner. E são recomendadas pelo Google para empresas que querem melhorar seus resultados e conquistar mais leads e clientes valiosos.
Portanto, se quiser sair na frente dos seus concorrentes nas campanhas para o Dia das Mães, nós vamos ajudá-lo.
Muito bem, você conseguiu atrair seu público-alvo para seu site, quando estão procurando por presentes para dar no dia das mães. Seus Links Patrocinados exibidos na hora certa cumpriram muito bem com sua função.
No entanto, muito cuidado neste último estágio. Se você tem uma loja virtual, você precisa oferecer uma experiência muito boa de navegação para não correr o risco do seu cliente abandonar o carrinho na última hora.
Assim, o que costuma acontecer, nesta última hora, que afugenta os clientes?
Com isso, nota-se que é necessário cuidar de todos os estágios no processo de compra, desde a exibição do anúncio até a conversão.
Portanto, como está sua marca em relação a este período sazonal? Você está realmente preparado para aumentar suas vendas por anunciar sua loja no dia das mães? Sendo assim, o que acha de contar com uma orientação profissional para este lucrativo período do ano?
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner