Os 4 Tipos de Clientes – Suas Características e Como Envolvê-los

05/06/2019 by in category Design with 0 and 1
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Conheça as principais características dos clientes na internet. E veja como adaptar suas páginas de destino para atender a todos eles.

 

Você anuncia no Google Ads e deseja que suas páginas de destino ofereçam as melhores experiências para os clientes.

No entanto, é preciso ter em mente uma verdade básica: raramente pessoas diferentes agem e pensam da mesma maneira.

Assim, como se certificar de que suas páginas de destino estarão devidamente preparadas para envolver os clientes que chegarem por meio dos Links Patrocinados?

Bem, é preciso ter em mente que as pessoas e seus comportamentos são diferentes. No entanto, existem padrões comportamentais.

E é com base nestes padrões que podemos destacar quatro tipos de clientes categorizados de acordo com seu comportamento.

A partir deste conhecimento, você estará apto para entender que elementos de design e informação suas páginas devem conter.

Portanto, vamos analisar estes quatro tipos de clientes e suas características. Além disso, vamos analisar também o que você deve fazer em suas páginas de destino para envolver estes clientes.

Cliente 1 – Lógico e Acelerado

  • É um usuário caracterizado pela pressa
  • Passa pouco tempo no site
  • Geralmente lê cabeçalhos, mas lê poucas palavras na página
  • Frustra-se com facilidade pela falta de clareza

O que as páginas de destino devem possuir?

  • Função de pesquisa para cliente encontrar rapidamente o que procura
  • Lista de categorias dos seus produtos ou serviços
  • Características e benefícios que eles terão adquirindo seus produtos

 

Cliente 1 – Lógico e Acelerado

Cliente 2 – Metódico e Lento

  • Passa mais tempo nas páginas para fazer a escolha certa, baseando suas escolhas em informação
  • Geralmente, não é afetado por promoções com contagem regressiva
  • Rola a página inteira
  • Lê parágrafos inteiros
  • Gosta de fazer comparações
  • Analisa comentários e revisões

O que as páginas de destino devem possuir?

  • Muitos dados, números e tabelas comparativas
  • Revisões de clientes nas páginas de produtos
  • Links para páginas de “Saiba mais detalhes”
  • Página com respostas para as perguntas mais frequentes

 

Cliente 2 – Metódico e Lento

Cliente 3 – Espontâneo e Emotivo

  • Suas decisões são influenciadas pelo emocional
  • Segue tendências
  • Não tem paciência para pesquisar
  • Prefere imagens do que textos
  • É afetado por promoções relâmpago e contagem regressiva
  • Associa preço alto com maior qualidade

O que as páginas de destino devem possuir?

  • Fortes apelos nas chamadas à ação
  • Imagens envolventes que refletem seu estilo de vida
  • Seção “mais vistos”, já que eles não tem muita paciência para pesquisar

Cliente 3 – Espontâneo e Emotivo

Cliente 4 – Humanista e Lento

  • Influenciado por ações sociais
  • Gosta de publicidade com histórias
  • Confia na opinião de amigos e outros clientes
  • Gosta de imagens onde pessoas expressam suas emoções
  • Demonstram lealdade às suas marcas preferidas

O que as páginas de destino devem possuir?

  • Imagens informativas e com apelo emocional
  • Revisões de clientes
  • Comentários de clientes

Cliente 4 – Humanista e Lento

Combinando Clientes

 

De acordo com estas informações, ao criar suas campanhas de Links Patrocinados do Google Ads, você pode fazer um mix nas suas páginas de destino. Isto significa incluir os principais elementos que atrairão estes 4 tipos de clientes.

Assim, você se concentra não apenas naquilo que você quer dizer, mas naquilo que seu público-alvo espera de você.

É claro que as pessoas mudam seus comportamentos, dependendo de diversas circunstâncias e contextos. Portanto, não podemos dizer que os 4 tipos acima englobam todas as personalidades de clientes. No entanto, de modo geral, eles cobrem a grande maioria dos padrões comportamentais.

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