– Gamificação não é um conceito novo, embora esteja sendo citado com mais frequência nos últimos tempos. Trata-se de uma estratégia que tem sido bastante utilizada no campo de atuação do marketing digital.
– A gamificação tem seus princípios fundamentais alicerçados nos jogos eletrônicos que oferecem recompensas (como pontuações e novas fases) a medida que o jogador cumpre as tarefas. No entanto, a gamificação não pode ser confundida como um jogo. Trata-se de uma estratégia do marketing digital que explora a inclinação natural das pessoas à competição, busca de recompensas, diversão e status.
– A gamificação tem assim como objetivo dar incentivos para que os usuários se sintam estimulados a se engajar com o que é oferecido pela empresa. Tarefas são estabelecidas de acordo com as metas da empresa. E, à medida que os usuários cumprem estas tarefas, eles recebem recompensas, como medalhas virtuais (badges), pontuações, descontos e, até mesmo, prêmios físicos. É o que acontece, por exemplo, com as empresas aéreas que utilizam programas de fidelidade.
– Como percebido, a empresa que anuncia no Google Ads pode utilizar a gamificação como estratégia em suas páginas de destino a fim de conseguir maior engajamento com os visitantes. Por exemplo, eles podem ser recompensados de forma virtual para comportamentos específicos pré-determinados pela empresa, como:
– Após cumprir tarefas específicas, o usuário recebe ofertas e privilégios exclusivos. Tarefas adicionais podem ser liberadas a medida que o usuário avança no cumprimento de cada uma delas.
– Outros desafios podem ser determinados de acordo com os objetivos de marketing da empresa que anuncia no Google. O ponto focal do departamento de marketing é conseguir com que a realização das tarefas e respectivas recompensas se tornem divertidas, até mesmo desafiadoras.
– Esta é uma estratégia interessante para as empresas que anunciam nos Links Patrocinados do Google Ads. Cada visitante que chega ao site após clicar nos anúncios é muito valioso, não apenas pelo fato do anunciante pagar pelo clique recebido, mas pelo grande potencial de conversão. Convém utilizar todos os meios inteligentes para conseguir engajar este usuário e estimular seu senso de lealdade para com a empresa anunciante. Isto pode ser aplicado tanto ao anunciar websites quanto aplicativos.
– Portanto, a gamificação tem como objetivo divulgar uma marca e conquistar novos clientes para uma empresa. É uma poderosa ferramenta para impulsionar os resultados do seu negócio ao passo que você alia esta estratégia com as campanhas publicitárias do Google Ads.
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