– Em campanhas de Links Patrocinados em ambiente mobile, o Click-Through Rate (CTR), que é a taxa de cliques, pode não ser um fator inteiramente confiável para se avaliar o seu alcance e sucesso. Isto invariavelmente ocorre devido aos Cliques Acidentais.
– Em uma pequena tela de um smartphone, a interação do usuário com imagens e textos exibidos em aplicativos mobile pode ocasionar cliques involuntários nos Links Patrocinados. Isto não é bom para o usuário e muito menos para o anunciante que terá que pagar por um clique acidental, o qual, muito provavelmente não gerará qualquer tipo de conversão. O custo de uma campanha, especialmente se adotado o Custo Por Clique (CPC), poderá subir vertiginosamente. E isto sem o devido retorno esperado.
– Esta situação, até então inevitável em campanhas mobile, passa agora por reformulações.
– Os Links Patrocinados gráficos exibidos em aplicativos mobile passam a ter uma tela de confirmação. Isto diminui a frequência de cliques acidentais já que solicita do usuário uma confirmação quanto a sua real intenção de clicar no anúncio patrocinado.
– Segundo informações do Google Ads, a maioria dos cliques acidentais ocorre quando o usuário está tentando rolar ou acessar o próximo conteúdo na tela do aplicativo móvel. Se um clique for realizado nesta borda exterior do bloco de anúncios, uma tela de confirmação aparecerá conforme imagem abaixo:
– Há uma situação em que a confirmação não será solicitada. Os Links Patrocinados de texto possuem um quadro azul com uma seta. Se o usuário clicar nesta seta, irá diretamente para a Página de Destino do anunciante. A solicitação de confirmação só será exibida se o clique ocorrer em qualquer parte do anúncio que não seja a seta.
– Para aqueles que anunciam um site no Google Ads em aplicativos mobile, este recurso deve provocar uma pequena queda no CTR. Mas isto não deve preocupar o anunciante, já que provavelmente se trata da diminuição dos cliques acidentais.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2447) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2521) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2521) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)