6 ferramentas para estudar o site da concorrência

21/03/2022 by in category Dicas, Ferramentas with 0 and 2
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Confira quais são as 6 principais ferramentas que você pode usar para identificar e estudar a concorrência.

Seja qual for o seu ramo de atuação, estudar o site da concorrência é uma estratégia que pode ajudá-lo no marketing digital.

É verdade que você precisa se concentrar no seu projeto. Mas a grande verdade é que seus concorrentes possuem pontos fortes e, em alguns casos, uma experiência muito maior.

Por isso, vale a pena analisar o que seus concorrentes estão fazendo.

Neste artigo, vamos ver algumas ferramentas que você pode usar para analisar as tecnologias e estratégias dos outros sites.

O que é análise dos concorrentes?

A análise competitiva serve para identificar as estratégias de marketing que seus concorrentes estão usando. Nesta análise, você descobre pontos positivos e negativos.

Desta forma, você evita cometer os mesmos erros que os competidores, ao mesmo tempo que coloca em prática as decisões certas deles.

Mas é claro que isso não significa simplesmente seguir de forma cega o que eles fazem. Afinal, as circunstâncias de cada empresa variam.

No entanto, com esta análise, você pode ter insights para decidir o que fazer para melhorar seu marketing digital.

Vantagens de analisar os concorrentes

Ao fazer esta análise, você pode se beneficiar de diversas formas:

  • Encontrar novos mercados e públicos-alvo para alcançar com a publicidade no Google.
  • Encontrar lacunas em sua atuação, como palavras-chave ainda não exploradas no Google Ads.
  • Descobrir ferramentas de marketing que você não está usando.
  • Manter-se atualizado com as novidades tecnológicas do mercado.

6 ferramentas para estudar seus concorrentes

Quais são as ferramentas certas para você analisar as estratégias dos seus concorrentes?

1. Código fonte da página

Esta é a ferramenta mais simples de usar.

Para isso, vá até uma página do seu concorrente (por exemplo, uma página de destino anunciada no Google).

Em seguida, clique com o botão direito e escolha a opção Exibir código fonte da página.

Assim que o navegador abrir a página de códigos, você pode analisar as palavras-chave que o concorrente utiliza. Use o CTRL+F para ver quantas vezes as palavras aparecem e também encontrar pequenas variações.

Além disso, o código fonte da página permite que você verifique quais tags os concorrentes estão utilizando. Por exemplo, é possível descobrir se eles usam tags que segmentam Seus Dados (Remarketing), algum software de gestão de lances e ofertas, integração com o Google Search Console e muito mais.

2. Plugin Tag Assistant Legacy

O Google Tag Assistant Legacy é um plugin para Chrome que ajuda o analista de Links Patrocinados a verificar se as tags do Google foram instaladas corretamente. Isto inclui as tags do Analytics, Google Tag Manager e muito mais.

Usar o plugin para estudar o site da concorrência é fácil.

Depois de instalado, vá até a página do concorrente e ele vai informar quais são as tags disponíveis no site. Assim, você descobre quais são as soluções que os concorrentes estão usando e se pode aproveitar algumas destas ferramentas para otimizar as páginas de destino que você anuncia no Google.

3. BuiltWith Technology Profiler

Outro plugin para Chrome que pode ajudá-lo a analisar a concorrência é o BuiltWith Technology Profiler.

Com um simples clique, é possível analisar quais são as tecnologias presentes no site da concorrência. Por exemplo, verifique se ela utiliza soluções de publicidade como Google AdSense e recursos do Google Marketing Platform.

4. Domain Stats Tool

Com o Domain Stats Tool você descobre quantos domínios estão apontando para seu concorrente, mas não para você.

Também é possível verificar quanto tempo o domínio existe, obter uma lista com palavras-chave semelhantes, além de outros dados e métricas importantes.

5. Buzzsumo

Quer saber qual conteúdo do seu concorrente gerou mais engajamento nas redes sociais? O Buzzsumo te ajuda a descobrir.

Além disso, você pode fazer a mesma pesquisa para descobrir quais páginas conseguem mais engajamento, utilizando determinadas palavras-chave.

6. SEMRush

O SEMRush é outra ferramenta bastante utilizada pelos profissionais do marketing digital para buscar informações sobre seus concorrentes.

Inserindo o site de um competidor é possível verificar uma lista com os maiores concorrentes diretos e indiretos (confira se o seu site aparece como um potencial concorrente).

Também é possível verificar em quais mercados eles operam, quais as estratégias de preços e canais de marketing estão usando.

Confira a posição média para as principais palavras-chave e a porcentagem do orçamento total e tráfego reservado para estas palavras.

Além disso, o SEMRush permite que você analise o desempenho do site dos concorrentes em outras plataformas como Facebook e no Bing.

Concluindo

Portanto, em um cenário tão competitivo, ninguém deveria cruzar os braços, achando ser conhecedor de todas as boas práticas com Google Ads.

De fato, sempre há muito a aprender.

Por isso, o estudo da concorrência é um passo essencial para entrar no jogo determinado a vencer.

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