A importância de anúncios que simulam conversas com clientes

22/03/2022 by in category Anúncios, Dicas with 0 and 1
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Estratégias que procuram “humanizar” anúncios conseguem mais cliques e geram maior engajamento com público no Google Ads.

A forma como as pessoas pesquisam no Google mudou muito nos últimos anos. Em vez de buscas que usam apenas palavras-chave, elas têm utilizado pesquisas conversacionais.

Na prática, como funcionam as pesquisas conversacionais? Além disso, como você pode usar esta informação para criar anúncios que parecem conversar com seu público-alvo?

O que são pesquisas conversacionais?

Pesquisas conversacionais são aquelas em que os clientes usam a linguagem natural para fazer suas buscas. Ou seja, em vez de simplesmente usar algumas palavras-chave, eles fazem buscas como se estivessem em uma conversa.

Por exemplo, em vez de pesquisar “tênis de qualidade”, muitos pesquisam por “onde comprar tênis de qualidade?”.

pesquisas conversacionais

Outro exemplo: em vez de “conta-corrente”, as pessoas buscam por “o que preciso para abrir uma conta-corrente?”.

De fato, dados do Google mostram a mudança no comportamento dos consumidores em suas buscas, nos últimos anos:

  • Pesquisas por “preciso de” cresceram mais de 65%.
  • As buscas por “devo” também cresceram mais de 65%.
  • Pesquisas por “posso” cresceram mais de 85%.

Uma das razões do crescimento deste tipo de pesquisa são as buscas por voz.

O problema dos anúncios genéricos

Talvez pareça a melhor solução: criar um anúncio genérico e exibi-lo em diversas circunstâncias.

No entanto, anúncios genéricos são frios e atraem poucos cliques.

Além disso, eles se mostram falhos em grande parte das buscas. Afinal, anúncios genéricos aparecem muitas vezes fora do contexto, destacando uma informação que não é exatamente o que o consumidor está procurando.

Anúncios que “conversam”: como funcionam?

Diante deste comportamento dos consumidores, como você pode adaptar seus Links Patrocinados?

Usando uma estratégia em que pareça que os anúncios respondem às perguntas dos clientes.

Assim, se a busca incluir as características de uma conversa, os anúncios devem soar como uma resposta.

Mas, como fazer isso na prática?

  • Vá além das palavras-chave que são apenas nomes de produtos e serviços.
  • Use as frases que seus clientes usam para pesquisar com a correspondência exata.
  • Em seguida, use a linguagem natural para escrever anúncios que facilitam o engajamento do seu público.

Exemplo de anúncios que “conversam”

Veja isso em um case divulgado pelo Google.

O anunciante é a Olay, uma marca de produtos cosméticos.

Nesta campanha, quando a pessoa pesquisa por olheiras, o anúncio que aparece é como uma resposta em um diálogo.

E isto faz todo sentido para quem deseja uma publicidade conversante. Segundo o que a própria empresa declara, se o cliente estivesse na frente de um vendedor e fizesse uma pergunta, como seria a resposta? Será que simplesmente diria “Compre Olay”? Certamente que não.

Por isso, a empresa decidiu utilizar uma estratégia conversante nos anúncios.

O resultado foi um aumento de 87% na taxa de cliques. E ainda conseguiram uma redução de 30% no custo médio por clique.

Sempre personalize!

Assim, os anúncios precisam ser uma resposta direta à pesquisa dos clientes.

Pense no caso de um produto que precise de anúncios diferentes.

Por exemplo, um tênis usado tanto para corridas quanto para passeios ocasionais.

Se o cliente pesquisar “tênis para corridas”, ele precisa ver um anúncio adaptado ao seu interesse. Ou seja, título e descrição dos Links Patrocinados destacando que o produto é apropriado para as corridas.

Por outro lado, se o consumidor pesquisar por “tênis para caminhada”, o aspecto “caminhada” precisa aparecer na mensagem do anúncio.

Portanto, dois anúncios diferentes para o mesmo produto.

Anúncios que “conversam” – Uma estratégia que vale a pena

Observando esta estratégia, dá para notar que ela dá mais trabalho. E fica claro que ela toma mais tempo da equipe de marketing.

Neste respeito, agências digitais que são 100% Google Ads oferecem uma grande vantagem.

Afinal, a equipe esta dedicada de forma integral a criar Links Patrocinados mais eficientes para seu público.

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