– O Internet Movie Database (IMDb) é um site dedicado ao cinema e à televisão, onde críticos e usuários cadastrados de todo o mundo dão notas para filmes e séries.
– O IMDb figura entre os sites mais populares de toda a internet. Iniciou suas atividades em 1990 e hoje conta com milhões de visitantes únicos todos os dias, em busca de informações sobre filmes, séries e personalidades.
– Em qualquer lugar do mundo que fizermos uma pesquisa pelo título original de um filme, existe uma grande probabilidade do IMDb aparecer entre os 2 primeiros resultados da pesquisa orgânica. Na maioria das vezes, ele divide o pódio com o Wikipedia.
– Como o site consegue essa façanha?
– O IMDb é considerado um site com bastante autoridade junto ao Google (e outros mecanismos de busca) devido à quantidade e qualidade do seu conteúdo. Por exemplo, ao chegar à página de um filme, encontramos dados sobre:
– Além disso, o site possui inúmeros links externos apontando para suas páginas, o que certamente aumenta sua autoridade.
– No entanto, estes não são os únicos fatores. Há um princípio que orienta o conteúdo do IMDb e que pode ser de ajuda para todas as empresas que anunciam nos Links Patrocinados do Google Ads. Estamos falando da disponibilidade de diversas direções que o usuário pode tomar a partir da página de destino.
– Ao chegar à página de destino de um filme no IMDb, o internauta tem diante de si uma ampla quantidade de informações relevantes, conforme destacado acima.
– No entanto, o site trabalha muito bem as opções de direção que o internauta poderá tomar a partir desta página. Neste respeito, há links para obter mais informações sobre:
– São inúmeras informações e (note) todas elas interconectadas de forma estratégica e relevante. Isto significa que qualquer interesse que possa surgir no usuário, durante sua visita à página de destino inicial, muito provavelmente terá um link correspondente onde tal interesse poderá ser satisfeito.
– Isto reafirma aquilo que foi destacado no artigo sobre a inteligência artificial do Google:
“É preciso identificar quais serão as necessidades do usuário uma vez que sua busca original tiver sido satisfeita. Ou seja, após obter uma informação em meu site, o que o cliente provavelmente desejará saber em seguida? Este tipo de preocupação garante maior engajamento das pessoas com o conteúdo que você está divulgando na internet”.
– É exatamente isso o que o IMDb faz: antecipar a curiosidade do internauta. Uma vez que o usuário obtenha a informação sobre o filme do seu interesse, o que provavelmente ele desejará saber em seguida? Existe uma grande chance dele querer saber mais sobre as pessoas envolvidas no filme, ou mesmo conhecer filmes e séries semelhantes. A ampla quantidade de links no site está estrategicamente disponível pensando nisso. Não há necessidade do internauta deixar o site para obter mais informações.
– Se você anuncia no Google Ads, o que acha de seguir este modelo ao desenvolver as páginas de destino?
– Considere isso: a criação inteligente e estratégica de Links Patrocinados direcionará as pessoas certas para seu site. Conteúdo de qualidade será essencial para despertar a curiosidade delas. No entanto, é necessário pensar além. Uma boa estratégia de web marketing procurará antecipar qual será o desejo do usuário uma vez que sua vontade inicial for satisfeita.
– Assim, pare e pense em qual será a questão que envolverá seu usuário após ele clicar em seu Link Patrocinado e visualizar todo o conteúdo da página de destino. Assim, será possível desenvolver um conteúdo online capaz de envolver seu cliente durante todos os estágios até que ele chegue à esperada conversão.
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