Como se proteger de golpes (scam) em nome do Google Ads

14/06/2022 by in category Dicas with 0 and 1
Home > Blog > Dicas > Como se proteger de golpes (scam) em nome do Google Ads

Golpistas podem usar nome do Google Ads para tentar obter dados pessoais. Veja alguns golpes aplicados em nome do Google e o que você precisa fazer.

Por ser uma marca que preza pela boa experiência dos usuários, o Google ganhou a confiança de pessoas no mundo inteiro. Infelizmente, pessoas mal-intencionadas tentam utilizar a marca Google (além de muitas outras) para aplicar golpes em empresas.

Neste artigo, vamos analisar alguns golpes feitos em nome do Google. Além disso, se você caiu em algum destes golpes, veja o que fazer para denunciar e combater estas fraudes, além de proteger seus dados e investimentos.

Golpes em nome do Google Ads

Scam, que traduzido significa “golpe”, envolve táticas enganosas e fraudulentas que os criminosos usam para obter vantagens financeiras. Os golpes costumam ser aplicados por e-mails ou mesmo telefonemas.

Veja alguns dos golpes mais comuns:

1. Ofertas para empresas que não anunciam no Google

Neste caso, os golpistas telefonam ou enviam e-mail para as empresas que não anunciam no Google, ofertando as primeiras posições nos resultados de pesquisa, tanto orgânicos como patrocinados.

No entanto, para a empresa começar a aparecer imediatamente nas primeiras posições, os golpistas solicitam o pagamento de uma taxa.

2. Problemas na conta

Os criminosos também tentam aplicar golpes em empresas que são anunciantes no Google Ads.

Neste caso, uma pessoa liga para a empresa afirmando ser representante do Google. Em seguida, ela diz que há problemas sérios na configuração da conta ou nas páginas de destino, e que é necessário o pagamento de uma taxa para corrigir o problema.

3. Solicitações de dados

Também há casos de ligações ou e-mails solicitando informações sigilosas sobre a empresa, tais como número de PIN, dados bancários e números de cartão de crédito.

Evidentemente, a grande maioria de empresários suspeita deste tipo de contato. No entanto, com lábia e argumentos persuasivos, um comportamento fraudulento como este pode levar algumas empresas a caírem no golpe.

Nota: o Google adverte que nunca envia mensagens não solicitadas pedindo que você forneça sua senha ou outros dados sensíveis por e-mail ou por um link.

Como não cair em golpes em nome do Google Ads

1. Verifique se o contato é do Google

Para evitar cair em golpes, você precisa se certificar de que a pessoa que está entrando em contato é realmente do Google.

E-mails:

Assim, se o Google enviar um e-mail para você, o endereço vai conter “@google.com”.

Se o contato vier de alguém que afirma ser parceiro do Google, procure se certificar se ele realmente é. Uma das maneiras de fazer isso é consultar a empresa no Diretório do Google Partners.

Também se receber um link no e-mail, não clique no link. Em vez disso, apenas passe o mouse sobre o link e analise a URL que aparece na barra de status. Se o e-mail for do Google, a URL precisa ter obrigatoriamente “google.com”.

Ligações telefônicas:

No entanto, se você receber uma ligação, peça que a pessoa lhe envie um e-mail. Não forneça nenhum dado pessoal.

Em seguida, siga os passos mencionados acima para verificar a procedência dos e-mails.

2. Denuncie tentativas de violar sua conta

Mas, se você suspeitar que houve uma tentativa de descobrir dados de sua conta Google Ads, não deixe isso passar em branco.

De fato, é muito importante tomar medidas para informar o caso ao Google. Para isso, preencha o formulário Minha conta foi comprometida.

3. Proteja sua conta

O Google Ads oferece recursos que visam aumentar a segurança das contas, como os seguintes:

  • Verificação em duas etapas.
  • Desafios para confirmar a identidade.
  • Domínios permitidos.
  • Diretrizes de segurança da conta de administrador.
  • Exclusão de usuários inativos.

Além disso, é importante sempre verificar se houve alterações não autorizadas em sua conta.

Desta forma, você consegue manter sua conta segura e evita cair em golpes realizados em nome do Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads Partner PREMIER

CNPJ: 08.194.590/0001-42

Política de privacidade e termos de uso

Trabalhe conosco

Mapa do Site