Quais são as principais métricas do Google Ads?

02/05/2023 by in category Análise e Monitoramento, Dicas with 0 and 2
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Quais são as principais métricas do Google Ads que você não pode perder de vista? Confira 6 métricas indispensáveis para analisar seus resultados.

Existem dezenas de métricas no Google Ads. Faz parte do dia a dia de um analista de Links Patrocinados verificar estes números para entender o desempenho das campanhas.

Mas, a quantidade de métricas do Google Ads pode parecer assustadora. Assim, você talvez se pergunte: quais são as principais métricas em uma campanha no Google Ads? Será que suas metas e ramo de negócio afetam as métricas que você precisa analisar?

Métricas – Definição:

Métricas são dados numéricos sobre o desempenho das suas campanhas. Elas aparecem como colunas nos relatórios que você analisa. Com as métricas, você deixa as suposições e achismos de lado. Afinal, estes números mostram fatos sobre seus anúncios e te ajudam a descobrir se suas campanhas estão dando certo ou se é necessário fazer mudanças.

Mas, visto que existem dezenas de métricas, você pode se confundir se quiser olhar para todas elas.

Portanto, vamos analisar as principais métricas do Google Ads.

As 6 principais métricas do Google Ads para monitorar e entender

Vamos analisar 6 métricas que você deve monitorar:

  1. Impressão
  2. CTR
  3. CPC Médio
  4. Índice de Qualidade
  5. Conversão
  6. Custo por Conversão

1. Impressão

Pense em uma pessoa fazendo uma busca no Google. Assim que ela pesquisa, um anúncio aparece. Independentemente do que ela faça em seguida, temos aqui a primeira métrica do Google Ads: impressão.

Esta é uma métrica importante para você analisar. Afinal, ela indica se seus anúncios estão aparecendo ou não.

2. CTR

Esta métrica do Google Ads se refere à taxa de cliques. Ela mostra a frequência com que as pessoas visualizam seus anúncios e clicam neles. Assim, sua fórmula é o nº de cliques dividido pelo nº de impressões.

Se esta taxa estiver baixa, isso significa que as pessoas estão vendo seus anúncios, mas não estão clicando neles. E é claro que isto é muito ruim. Afinal, uma CTR baixa pode significar que o anúncio não está bom ou que você errou na segmentação.

3. CPC Médio

Esta métrica mostra o valor que você está pagando pelos cliques. Sua fórmula é o custo total dividido pelo número total de cliques.

O CPC Médio é importante porque ela mostra se você está pagando aquilo que se propôs pagar ao anunciar no Google.

Portanto, analise esta métrica, em especial quando usar lances inteligentes, para conferir se o Google não está gastando mais do que você está disposto a pagar, em média, por clique.

4. Índice de Qualidade

O índice de qualidade é uma nota que o Google dá para seus anúncios de acordo com a relevância dele, das palavras-chave e das páginas de destino.

Por que esta métrica é importante?

Se você tiver um índice de qualidade alto, o Google vai exibir seus anúncios mais vezes e nas posições mais altas, em especial nas pesquisas mais relevantes.

Além disso, páginas com um bom índice de qualidade costumam pagar menos pelos cliques.

5. Conversão

Esta é uma das mais importantes métricas do Google Ads, mas somente se sua campanha está orientada para as conversões. Afinal, ela mostra quantas vezes as pessoas realizaram a ação que você espera delas.

Por exemplo, se você espera que as pessoas comprem de você, uma conversão é uma venda. Se você espera que as pessoas cliquem no seu anúncio e baixem um e-book, uma conversão é o download do livro digital.

A métrica Conversão mostra se suas campanhas estão funcionando. Mas, se as pessoas clicam no seu anúncio, mas não convertem, isto pode ser um problema no anúncio, na segmentação, na página de destino ou mesmo na oferta.

No entanto, se sua campanha não for orientada para conversões, então é bem provável que você não precise se preocupar com esta métrica.

Por exemplo, em uma campanha de branding para divulgar uma nova marca, o foco talvez seja o número de impressões. Ou seja, a empresa não precisa necessariamente que a pessoa clique no anúncio e realize alguma ação na página de destino.

6. Custo por conversão

Você lutou para conseguir uma venda. Depois de alguns dias recebendo impressões e cliques, finalmente você conseguiu uma conversão.

Mas quanto esta venda custou para você?

Isto é o que a métrica Custo Por Conversão vai lhe informar.

Esta métrica é importante porque ela mostra se suas estratégias atuais estão funcionando. Afinal, se você gastou 100 reais para vender um produto de 100 reais, você está perdendo dinheiro.

Mas, se você está começando a anunciar no Google, pode ser que suas primeiras vendas tragam custos por conversão altos. Isto é natural até acertar o passo. Mas à medida que você otimiza as campanhas, o certo é que este valor caia.

No entanto, se você está com um custo por conversão muito alto e não consegue baixá-lo, entre em contato com a gente.

São métricas importantes, mas não são as únicas

É claro que você não deve olhar somente para estas 6 métricas e ignorar as demais. Ao mesmo tempo, cuidado para não se perder entre tantas métricas, analisando dados que não são importantes.

Também de nada adianta olhar por olhar. A análise de métricas é uma tarefa estratégica onde você monitora os dados e compreende o que significam. Além disso, é preciso transformar estes números em ações para otimizar o desempenho dos anúncios.

Desta forma, você aproveita melhor cada real investido em suas campanhas e consegue aumentar seu retorno sobre investimento.

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