Marketing Sazonal: Como aplicar nos seus negócios?

20/12/2021 by in category Dicas, Segmentação with 0 and 2
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Entenda o que é marketing sazonal e veja como desenvolver estratégias para aproveitar melhor estas oportunidades de crescimento.

As empresas estão acostumadas com grandes flutuações no tráfego em seu site e no número de vendas durante o ano. Estes ciclos são os períodos sazonais. Eles acontecem por causa de feriados, épocas de promoções, estações do ano e outros eventos.

Neste artigo, você vai entender o que é marketing sazonal e como usar estas ações para vender mais.

O que é Marketing Sazonal

O marketing sazonal é definido como estratégias de vendas que uma empresa utiliza levando em consideração a época do ano. Para isso, é preciso identificar os períodos onde ocorrem os ciclos de aumento no tráfego do site. Ou seja, é um marketing que mantém o olho fixo no calendário comercial. De fato, isto permite apontar para as tendências de tráfego e vendas.

É uma estratégia muito usada no Google Ads, onde você adapta anúncios com bastante antecedência para aproveitar as oportunidades de tráfego especial.

marketing sazonal como usar

A importância de adaptar o marketing à sazonalidade

Períodos sazonais afetam diretamente o número de visitas e vendas de uma empresa. Por exemplo, os maiores picos de vendas no comércio eletrônico acontecem em alguns feriados e períodos de grandes promoções, como a Black Friday.

Quando se adapta o marketing à sazonalidade, você aumenta a relevância dos anúncios.

Por exemplo, durante a Black Friday, as pessoas podem pesquisar por “celulares black friday”. Assim, criar anúncios e páginas de destino específicos para esta busca torna sua publicidade mais relevante.

Em outras palavras, o marketing sazonal personaliza seus anúncios e promoções de acordo com a época do ano. E isto pode ajudá-lo a vender muito mais!

Como criar uma estratégia de marketing sazonal

1. Comece cedo

As pessoas começam a buscar por promoções muito antes de uma data comemorativa. Portanto, quando estas buscas começarem, você já precisa estar com as campanhas prontas.

Desta forma, não deixe para começar somente alguns dias antes o seu planejamento de marketing sazonal. Pelo contrário, fique de olho no calendário comercial para se planejar com bastante antecedência.

2. Faça uma lista dos períodos sazonais

Dependendo do seu ramo de negócio, pode ser que haja diversos períodos sazonais.

Por exemplo, pense em uma loja de roupas. Cada estação é um período sazonal em que aumentam as vendas por tipos de roupas específicas.

Além das estações, diversas datas comemorativas também afetam o volume de buscas e vendas na loja de roupas.

Portanto, ao iniciar uma estratégia de marketing sazonal é preciso identificar cada um destes períodos para poder adaptar a mensagem.

3. Pesquise mudanças nos hábitos de pesquisa

Em alguns períodos do ano, pode ser que a forma como as pessoas pesquisam produtos e serviços mude um pouco.

Por exemplo, elas podem incluir o período sazonal nos termos de busca, como “presentes para dia do sogro”.

Assim, ao criar uma comunicação sazonal analise como os clientes pesquisam pelos produtos e serviços durante este período.

De fato, crie uma lista com as novas palavras-chave para que possa usá-la ao disparar anúncios no Google Ads, bem como personalizar títulos e descrições dos Links Patrocinados.

4. Personalize os anúncios

Grande parte da eficiência do marketing sazonal depende de adaptar o texto dos anúncios de acordo com cada busca.

Lembre-se que a forma como as pessoas fazem buscas pode variar em cada período sazonal.

Assim, escreva anúncios específicos para épocas específicas.

5. Pense no funil

É preciso considerar o processo de pesquisa dos clientes nos períodos sazonais.

Por exemplo, ao procurar presentes para parentes e amigos, muitos começam meses antes fazendo buscas por inspiração. Ou seja, eles procuram por ideias do que comprar.

Com o passar das semanas, eles definem o que querem comprar e começam a fazer avaliações e comparativos de preços.

Ao montar uma estratégia de marketing sazonal, você precisa adaptar sua mensagem a cada etapa do funil.

Portanto, entregue ideias para aqueles que buscam inspiração. Além disso, crie anúncios usando o período sazonal para aumentar a identificação e a relevância da mensagem.

6. Acumule inteligência para o próximo ano

Pode ser que algumas ações não deem certo, ao passo que outras funcionem muito bem.

Mas tudo isso é aprendizado para o período sazonal do próximo ano.

Assim, não desanime com os erros. Eles são matéria-prima para os acertos do ano que vem.

Além disso, anunciando no Google Ads, você conta com um avançado aprendizado das máquinas. Usando anúncios inteligentes (como os anúncios responsivos), bem como acompanhamento de conversões, o Google acumula inteligência sobre sua conta e seu público-alvo.

Com estas informações, o Google faz pequenos ajustes nos anúncios e escolhe a melhor hora para você aparecer – tudo isso, pensando nas maiores chances de você conseguir uma venda.

Aumente suas vendas com o Marketing Sazonal

Portanto, usar marketing sazonal envolve trazer a solução certa para os clientes no período do ano que eles mais precisam de você.

Para isso, é necessário adaptar de forma antecipada seus anúncios no Google Ads.

Desta forma, se descobrir o que os clientes procuram nos períodos sazonais e oferecer o que eles precisam, seu marketing sazonal vai funcionar para você aumentar seus lucros.

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