O Papel da Publicidade Online Durante Tempos de Crise

06/10/2015 by in category Eventos with 0 and 0
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Evento do Google destaca como empresas podem utilizar publicidade para lidar com crise econômica, e o papel do mobile neste processo

– Expressões como aumento do dólar, crescimento da inflação e dos impostos se tornaram, recentemente, uma constante na vida dos milhões de consumidores brasileiros. Inevitavelmente, este tipo de realidade faz com que o consumo seja reduzido, e as pessoas pensem ainda mais antes de tomar uma decisão de compra.

– O número de vendas pode cair drasticamente, o que faz com que o investimento em marketing precise ser ainda mais eficiente. O que está envolvido nesta eficiência? Qual o papel do marketing em tempos de crise?

O Processo de Convencer Consumidores

Processo de convencer consumidores a comprar– A publicidade do Google Ads sempre seguiu o princípio de entregar publicidade relevante somente quando os consumidores estão propensos a realizar a compra. Isto acontece quando os internautas estão pesquisando ou navegando, e são impactados por Links Patrocinados relacionados. Desta forma, a empresa não precisa criar a necessidade no consumidor. Ela já existe. Basta apresentar com eficácia os produtos e serviços intencionados para gerar as vendas.

– Exibir mensagens publicitárias para quem não está pensando em realizar uma compra (como as mídias tradicionais costumam fazer) e conseguir convencê-lo a comprar é uma tarefa muito difícil, especialmente em tempos de crise. Em tempos assim, os consumidores não somente diminuem suas compras, mas também passam a ser mais exigentes.

– E quando uma empresa não é encontrada na internet durante as pesquisas do seu público-alvo, coloca-se em uma situação bastante delicada ao lidar com a crise.

– De modo que, em tempos de crise, existe uma demanda mais restrita. No entanto, ela ainda pode ser bastante lucrativa.

Evento Google

– Em um evento realizado pelo Google foi destacado o papel dos dispositivos móveis em ajudar as empresas a alcançarem resultados positivos durante este período de crise.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RE0dgA8nhc4[/youtube]

– A imagem abaixo destaca o papel da internet no processo de decisão de compra dos consumidores. Enquanto em 1999 as pessoas precisavam estar presencialmente nas lojas físicas para encontrar os produtos de seu interesse, em 2015 este processo é realizado em sua maioria, fora da loja.

– A questão é: sua empresa está acessível na internet para ser facilmente encontrada pelo seu público-alvo, durante suas pesquisas pelos produtos e serviços que você tem a oferecer?

Papel dispositivos móveis durante crise

– Usuários mobile desenvolvem hábitos característicos. Por exemplo, 74% deles costumam realizar pesquisas em seus dispositivos móveis, enquanto estão na loja, decidindo o que comprar. Quando imaginamos a penetração dos smarphones no Brasil (atualmente em mais de 96 milhões de usuários) é possível identificar um potencial para as empresas, mesmo em tempos de inflação e alta do dólar.

– Uma informação altamente relevante destacada no evento foi que quando a crise acaba, muitos dos novos hábitos são incorporados à rotina do consumidor brasileiro. Isto significa que a nova base de cliente que sua empresa conseguir durante esta crise poderá ser mantida fiel após o término dela, aumentando as futuras vendas online.

Compras Realizadas em Celulares e Smartphones

– O processo de conversão ou compras realizados em dispositivos móveis são cada vez mais comuns. Pesquisas apontam que 20% das vendas em lojas virtuais se originarão do mobile até o final de 2015.

20 por cento das vendas em e-commerce originadas mobile

– Independentemente de qual seja a plataforma utilizada, as crises oferecem um desafio para as empresas se manterem lucrativas. Isto significa aproveitar todas as oportunidades e mensurar o que está dando resultado. Os Links Patrocinados do Google Ads tem esta inteligência, de modo que o investimento não é desperdiçado em canais pouco lucrativos.

– E precisa se lembrar que a demanda, embora menor, ainda permanece. Mas é convertida em pesquisas mais exigentes, muitas vezes fragmentada nos chamados micro-momentos. Estar eficientemente presente nestes momentos é essencial para a empresa ter um melhor desempenho em tempos de crise.

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