– Ocorreu no último dia 7 de Março de 2013, o Google Business Live Event (GBG Brasil), um evento realizado em São Paulo e com extensões em diversas cidades brasileiras. O programa GBG cria comunidades de negócios por meio do apoio de voluntários independentes do Google, com a finalidade de compartilhar conhecimento sobre as ferramentas de publicidade do Google.
– Veja abaixo um resumo das principais palestras ocorridas no GBG Brasil.
– A palestra iniciou com a apresentação de algumas estatísticas oficiais sobre o número de usuários na internet. As estatísticas apontam que há 2 bilhões de pessoas conectadas. A tendência é que com o crescimento da população e com a difusão da cultura web, em breve, teremos 9 bilhões de pessoas muito conectadas – ou seja, crescimento tanto na base de usuários quanto na intensidade do uso da internet.
– Atualmente, ocorrem 4 bilhões de buscas por dia no mundo. No entanto, ainda há uma lacuna entre aquilo que os usuários esperam da internet e os serviços que eles tem recebido. Uma das razões para esta lacuna está no baixo número de pequenas e médias empresas presentes na internet. Há 6 milhões de pequenas e médias empresas no Brasil, contra apenas 750 mil delas que possuem uma presença online. Ou seja, apenas 12% das PMEs tem uma atuação na internet.
– Para reverter esta situação, alguns conselhos foram passados, tais como:
* Coloque o usuário em primeiro lugar
* Convide-o e estimule-o a participar
* Entregue o que ele espera
* Gere valor e faça negócios
– Ter uma presença marcante na internet não significa que este terreno é reservado apenas para especialistas. Há espaço, oportunidades e meios facilitadores para todos. Alguns números devem servir de estímulo para os empresários que ainda não tem uma presença forte na internet.
– Isto significa que, quem não possui uma presença atuante na internet, perde a oportunidade de alcançar este público. Alguns empresários que não possuem site talvez imaginem que não precisam destes, já que acreditam que a presença física da loja é suficiente. Porém, os clientes estão cada vez mais realizando pesquisas online antes da compra, e se não encontrarem a loja, esta perderá muitas vendas.
– Desta necessidade de expansão nasceu o Conecte Seu Negócio, um projeto de inserção digital, que ajuda o empresário a fazer a transição para o mundo online.
– No entanto, marcar presença na internet não se limita a simplesmente criar um site; é preciso ir além, estabelecendo objetivos e estratégias. A publicidade pode ser feita por meio do Google Ads, abordado pelo próximo palestrante.
– Pedro Frigo começou sua palestra destacando a evolução das mídias ao longo das décadas, até chegarmos à internet. “O maior impacto da internet não foi ter surgido como uma nova mídia e sim ter mudado o comportamento do consumidor”, disse ele. Esse comportamento evoluiu pelo fato do consumidor estar em multicanais – ele pesquisa em diversas mídias antes de efetuar uma compra. Desta forma, as mídias não podem ser tratadas separadamente. É preciso que todas as mídias interajam, fazendo com que uma alavanque a outra. Por que isso é relevante? Alguns números respondem a esta pergunta.
* 47% dos internautas fazem pesquisa online antes da compra na loja;
* 63% dos internautas fazem a pesquisa prévia antes de comprar pela internet;
* 61% dos usuários da internet brasileira se conectam a internet enquanto estão assistindo televisão;
* 50% realizam pesquisas em seus smartphones todos os dias.
– A busca é a prateleira digital. Quando as pessoas se deparam com um produto em uma revista ou televisão, seu interesse é despertado, e ela busca mais informações na internet. A pesquisa do Google aponta que 79% dos consumidores que foram impactados offline fizeram busca online para obter mais informações sobre a empresa ou sobre o produto oferecido.
– Pedro Frigo ainda destacou sobre o modelo de negócios do Google Ads, onde o anunciante paga apenas quando seus anúncios, os Links Patrocinados, são clicados. É possível escolher segmentações, exibindo os anúncios apenas para pessoas que estão em determinadas regiões, cidades ou países.
– Oportunidades também para as empresas divulgarem seu site no YouTube. O YouTube já é o segundo maior site de busca do mundo. As pessoas estão cada vez mais inclinadas a assistir uma informação ao invés de lê-la. Afinal, vídeo é uma linguagem que todos entendem. Para cada minuto, são colocados 72 horas de vídeo no YouTube. Por dia, há 4 bilhões de views no mundo.
– Outra forma de divulgar sites no Google é por meio da Rede de Display que inclui os sites parceiros. Falando sobre o alcance, a Rede de Display cobre 93% dos usuários da internet no Brasil. Os Links Patrocinados são exibidos nos sites parceiros de acordo com o conteúdo que o usuário está consumindo. O alcance desta rede é feita por meio da segmentação contextual, segmentação por tópicos e por meio da seleção manual de sites. Além disso, o Remarketing permite exibir Links Patrocinados específicos para consumidores que já estiveram em seu site.
– Com relação às buscas em ambiente mobile, o crescimento é surpreendente. Nos últimos dois anos, o crescimento das buscas realizadas em celulares foi de 2900%. Segundo a pesquisa apresentada, 61% dos usuários que fizeram uma pesquisa sobre um local a partir de seus smartphones, ligaram para a empresa. Além disso, 60% dos usuários visitaram o local.
– Ele conclui dizendo que fica evidente que quanto mais preparados estiverem os empresários, melhores resultados serão obtidos.
– Fechando o evento no GBG Florianópolis, Ricardo Azevedo, diretor da Clinks – Agência Google Partner, explanou aos presentes o por que sua empresa deve anunciar nos links patrocinados do Google Ads. Explicou de forma prática dicas para montar uma conta Google Ads, destacando os seguintes tópicos:
*Organização correta de Campanhas, Grupo de Anúncios e Palavras-chave;
* Como criar Anúncios relevantes;
*O que é Remarketing e como funciona;
* Como usar corretamente a Rede de Display;
* Precificação do Clique e posição do Anúncio.
– Após a palestra foi servido um Coffee Break com network entre os participantes, além de distribuição de brindes do GBG.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (115) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2608) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2680) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2680) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)