Como rastrear a rolagem dos clientes em páginas de destino

27/05/2022 by in category Ferramentas with 0 and 1
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Quando um cliente chega na sua página de destino, como rastrear as rolagens vertical e horizontal? A Profundidade de Rolagem do Tag Manager pode ajudar.

Depois que o cliente clica no seu anúncio e chega à página de destino, até que ponto ele explora o conteúdo? Será que ele visualiza todo o conteúdo até o final da página? Ou abandona o site antes disso?

Para descobrir as respostas a estas perguntas, conheça o recurso Profundidade de Rolagem do Google Tag Manager. Além disso, confira algumas dicas para estimular seus clientes a rolar a página até o final.

Profundidade de rolagem: o que é?

A Profundidade de Rolagem é um recurso do Google Tag Manager. Trata-se de uma ferramenta que rastreia até que ponto da página o cliente chegou, utilizando a barra de rolagem vertical e horizontal. Vale destacar que o recurso funciona em associação com o Google Analytics.

Como funciona?

A Profundidade de Rolagem é um acionador do Tag Manager. Ao adicioná-lo, o consultor de web marketing define a profundidade da rolagem vertical e/ou horizontal. As medidas disponíveis são em porcentagens ou pixels. Quando as profundidades escolhidas são atingidas, dispara-se um evento.

As empresas podem utilizar a profundidade de rolagem em todo o site ou somente em páginas específicas. Por exemplo, você pode adicionar este acionador somente nas páginas de destino dos seus anúncios no Google.

Tipos de profundidade

Existem dois tipos de profundidade que você pode configurar:

Rolagem vertical: leva em consideração a rolagem que o cliente faz para baixo na página.

Rolagem horizontal: leva em consideração a rolagem que o cliente faz para a direita.

Por exemplo, imagine que você defina a rolagem vertical com as porcentagens 50 e 90. Neste caso, se a pessoa chegar até o final da página, a tag dispara duas vezes: uma em 50% e outra em 90%.

Mas, vale lembrar que um acionador não dispara duas vezes, a menos que a página seja atualizada.

Quando o acionador começa a funcionar

Mas, note que durante a configuração da profundidade de rolagem, o Tag Manager pergunta quando o acionador deve começar a rastrear a rolagem dos clientes.

Existem 3 opções:

  • Carregamento da janela (gtm.load): começa a funcionar somente depois que todo o conteúdo da página é carregado. Esta é a opção padrão e recomendável.
  • Carregamento de contêiner (gtm.js): inicia assim que a página começa a carregar.
  • DOM pronto (gtm.dom): inicia depois que o DOM está pronto para ser analisado.

Como otimizar sua página de destino com a profundidade de rolagem

Imagine que você criou uma página de destino com um texto vendedor. Assim, ao longo desta página, você destaca as vantagens do seu produto ou serviço. No final da página, você cria um botão de chamada para ação que leva o cliente a concluir a conversão.

Com o uso da profundidade de rolagem, você consegue descobrir se o cliente chegou até o final da página onde o botão de chamada para ação aparece.

Assim, se uma grande parte dos clientes abandonar a página logo no início, ou talvez rolar apenas 25% ou 50% da página, isto pode ser um indicativo de que você precisa otimizar o texto para manter a atenção dos clientes.

Como adicionar a profundidade de rolagem no Tag Manager

Para configurar este acionador, siga os passos abaixo:

  • No Tag Manager, clique em Acionadores.
  • Em seguida, clique em Novo e dê um nome para o acionador.
  • Clique na área Configuração do acionador.
  • Em seguida, na área Engajamento do usuário, escolha Profundidade de rolagem.
  • Depois, selecione as opções de profundidade, quando ativar o acionador e em quais páginas ele deve ser disparado.
  • Finalmente, clique em Salvar.

configurar profundidade de rolagem

Como estimular os clientes a rolarem sua página

Assim, para que os clientes vejam todo o seu conteúdo é importante que eles rolem a página. Assim, na hora de criar as páginas de destino, tenha isso em mente:

  • Para ajudar seus clientes a continuar na página de destino, certifique-se de usar uma introdução envolvente. Desta forma, eles se sentirão estimulados a continuar rolando a página.
  • Você pode ser direto, colocando um banner logo acima da dobra da página que incentiva o cliente a continuar vendo seu conteúdo.
  • Cuidado com a rolagem horizontal. Afinal, para a maioria das pessoas, esta rolagem não é natural.
  • Evite a rolagem automática. Com esta tecnologia, a página é configurada para realizar a rolagem de forma automática, independentemente do que o cliente faça. Mas isso pode causar uma má experiência.
  • Coloque vários botões de chamada para ação ao longo do texto, e não somente no final. Desta forma, você consegue incentivar seus clientes a tomarem a ação de conversão mesmo que eles não rolem a página até o final.

Descubra se seus clientes estão consumindo seu conteúdo

Portanto, a profundidade de rolagem é uma ferramenta muito útil para quem anuncia seu site no Google.

De fato, com a ajuda dele, é possível verificar se as pessoas estão explorando todo o conteúdo das suas páginas de destino.

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