Insights do Google Ads: Veja como acompanhar tendências e crescimento na demanda em seu negócio

31/05/2022 by in category Ferramentas, Relatórios with 0 and 2
Home > Blog > Ferramentas > Insights do Google Ads: Veja como acompanhar tendências e crescimento na demanda em seu negócio

O que é a página Insights do Google Ads? Saiba como usar esta página para descobrir aumento no interesse por produtos e serviços da sua linha de negócios.

Neste artigo, vamos conhecer a página Insights do Google Ads. Saiba mais sobre este relatório que mostra tendências do seu ramo de negócios e as oportunidades que você pode aproveitar.

O que é o relatório Insights no Google Ads?

Insights é um relatório que mostra tendências emergentes que tenham relação com seus anúncios das campanhas do Google Ads. Assim, se existir uma tendência de crescimento de buscas de um produto ou serviço relacionado ao seu negócio, você vai encontrar nesta aba. Os insights usam aprendizado de máquina e são atualizados todos os dias. Portanto, é bom verificar esta página de forma regular.

Vale destacar que os Insights do Google Ads são personalizados de acordo com cada conta. Assim, ele leva em conta seu mercado de atuação para apresentar as tendências e oportunidades. Este tipo de insight é possível graças aos bilhões de pesquisas que acontecem todos os dias no Google. Desta forma, a plataforma possui dados suficientes para apresentar tendências confiáveis.

Por exemplo, digamos que você tenha um e-commerce de esportes, mas anuncia somente alguns produtos. Se o Google perceber que existe uma tendência de crescimento de buscas por “touca de natação” (talvez por conta de um evento esportivo como as Olimpíadas), ele vai mostrar isso na página Insights – ainda que você não tenha anúncios específicos para touca de natação.

Como acessar o relatório Insights?

A página Insights aparece em destaque na coluna principal do Google.

localização da página insights no Google Ads

Basta um clique ali e você vai ver as tendências da sua linha de negócios.

Quais dados esta página mostra?

  • Volume de crescimento das buscas por semana.
  • Sua taxa de cliques para estas buscas.
  • Sua oportunidade de crescimento.
  • Palavras-chave mais buscadas nesta tendência.

É importante lembrar que estes dados estão disponíveis somente no nível da conta.

exemplo de tela da página insights do Google Ads

Note no gráfico os valores da esquerda que vão de 0 a 100. Eles representam o nível de popularidade. Assim, o valor 100 é o período com maior popularidade durante a tendência.

O botão Exibir Detalhes da Tendência no canto inferior direito traz mais informações sobre estes dados. Por exemplo, você consegue ver insights específicos para cada palavra-chave, comparando o crescimento em relação aos seus cliques.

Além disso, ali você também vê algumas recomendações do Google Ads para aproveitar melhor este aumento na demanda. Por exemplo, ele sugere palavras-chave para os grupos de anúncios e até mesmo a correspondência que funciona melhor para estes termos.

Mas, e se você acessou a página Insights e não encontrou nenhum dado? Neste caso, é bem provável que não exista um crescimento significativo em buscas dentro do seu nicho.

Vantagens em usar a página Insights

Este relatório é bastante utilizado por especialistas Google Ads. Ele pode ajudar de diversas formas:

  • Entender que produtos do seu ramo estão com crescimento na demanda.
  • Entender quais palavras-chave estão sendo usadas neste crescimento.
  • Ter ideias para expandir sua linha de negócios.
  • Ajustar estratégias de acordo com as mudanças de interesse do seu público.
  • Ter uma vantagem competitiva. Afinal, você consegue perceber uma tendência de crescimento antes que os concorrentes.

7 relatórios do Insights que você precisa ficar de olho

1. Insights de atribuição

Você exibe anúncios em diversos canais do Google, como pesquisa, Rede de Display e YouTube? Neste caso, como cada um destes canais são responsáveis por trazer mais conversões para sua empresa?

Com o relatório Insights de Atribuição você consegue descobrir isso.

insights de atribuição google ads

Em seguida, analisar estas informações vai ser útil para você criar anúncios ou alterar orçamentos de acordo com o desempenho de cada rede.

2. Insights de orçamento

Será que o orçamento que você definiu está ajudando sua empresa a alcançar suas metas de campanha?

O relatório Insights de orçamento responde esta pergunta.

Usando aprendizado de máquina avançado, o Google analisa se os valores que você definiu são suficientes para atingir suas metas.

Além disso, a página oferece sugestões de novos orçamentos para você melhorar seus resultados.

3. Insights de público first-party

Este relatório foca nos públicos first-party, por exemplo, sua lista de clientes.

Desta forma, você consegue ver se as suas listas estão tendo um bom desempenho em ajudar sua empresa a alcançar suas metas.

4. Insights de diagnóstico

Este relatório explica porque suas campanhas não estão rondando ou conseguindo conversões.

Se houver algum problema como suspensão, grupos de anúncios pausados, problemas com faturamento ou lances, bem como outras situações, você vai entender por aqui.

5. Previsões de demanda

Quais são as tendências de mercado para o seu ramo de negócio?

Neste relatório, você tem uma previsão personalizada. O Google Ads utiliza dados históricos para estimar quais produtos e serviços os clientes vão começar a pesquisar nos próximos 180 dias.

Ficando de olho neste relatório, é possível se preparar para aumento na demanda antes que ele aconteça.

6. Insights de interesse do consumidor

Este relatório do Insights agrupa em categorias e subcategorias, os termos de pesquisa que seus clientes usam no Google.

Em seguida, ele apresenta métricas de desempenho de cada uma delas.

Isto é uma grande economia de tempo. Afinal, você não precisa analisar individualmente cada um dos termos no Relatório de Termos de Pesquisa.

Além disso, o Insights permite que você aplique recomendações para adaptar criativos e feeds de acordo com as categorias melhor posicionadas.

7. Mudanças na performance

Aconteceu uma mudança significativa no desempenho de quaisquer elementos da sua conta (campanhas, grupos de anúncios, anúncios, palavras-chave e vídeos)?

Neste caso, o relatório Mudanças na Performance apresenta uma explicação do que aconteceu.

Assim, este relatório funciona como um profissional que trabalha 24 horas por dia monitorando suas campanhas.

Cuidados ao usar este relatório

Diante do que vimos, fica claro que a página Insights do Google pode te ajudar a entender o crescimento da demanda e as tendências do seu ramo de negócio.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não expandir seu investimento além do que você pode gastar. Afinal, em muitos casos, explorar novas oportunidades talvez signifique investir mais.

Portanto, é preciso uma análise estratégica para ver se vale a pena colocar mais verba para aparecer mais vezes.

Sem tempo para gerenciar tantos relatórios?

Visto que a página Insights do Google Ads apresenta tendências e oportunidades, vale a pena ficar de olho nela.

Mas, alguns ficam perdidos com tantos relatórios para gerenciar. Além do fato de ser importante sempre levar em consideração o fator humano ao tomar decisões.

Por isso, muitas empresas preferem contratar os serviços de uma consultoria certificada Google Partner. Se quiser saber mais sobre como este serviço funciona, entre em contato com a gente.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso