Insights do Google Ads: Veja como acompanhar tendências e crescimento na demanda em seu negócio

03/08/2021 by in category Ferramentas with 0 and 1
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O que é a página Insights do Google Ads? Saiba como usar esta página para descobrir aumento no interesse por produtos e serviços da sua linha de negócios.

Neste artigo, vamos conhecer a página Insights do Google Ads. Saiba mais sobre este relatório que mostra tendências do seu ramo de negócios e as oportunidades que você pode aproveitar.

O que é Insights no Google Ads?

Insights é um relatório do Google que mostra tendências emergentes que tenham relação com seus anúncios das campanhas do Google Shopping e Search. Assim, se existir uma tendência de crescimento de buscas de um produto ou serviço relacionado ao seu negócio, você vai encontrar nesta aba. Os insights são atualizados diariamente. Portanto, é bom verificar esta página regularmente.

Vale destacar que os Insights do Google Ads são personalizados de acordo com cada conta. Afinal, ele leva em conta seu mercado de atuação para apresentar as tendências e oportunidades.

Por exemplo, digamos que você tenha um e-commerce de esportes, mas anuncia somente alguns produtos. Se o Google perceber que existe uma tendência de crescimento de buscas por “touca de natação” (talvez por conta de um evento esportivo como as Olimpíadas), ele vai mostrar isso na página Insights – ainda que você não tenha anúncios específicos para touca de natação.

Como acessar o relatório Insights?

A página Insights aparece em destaque na coluna principal do Google.

localização da página insights no Google Ads

Basta um clique ali e você vai ver as tendências da sua linha de negócios.

Quais dados esta página mostra?

  • Volume de crescimento das buscas por semana.
  • Sua taxa de cliques para estas buscas.
  • Sua oportunidade de crescimento.
  • Palavras-chave mais buscadas nesta tendência.

É importante lembrar que estes dados estão disponíveis somente no nível da conta.

exemplo de tela da página insights do Google Ads

Note no gráfico os valores da esquerda que vão de 0 a 100. Eles representam o nível de popularidade. Assim, o valor 100 é o período com maior popularidade durante a tendência.

O botão Exibir Detalhes da Tendência no canto inferior direito traz mais informações sobre estes dados. Por exemplo, você consegue ver insights específicos para cada palavra-chave, comparando o crescimento em relação aos seus cliques.

Além disso, ali você também vê algumas recomendações do Google Ads para aproveitar melhor este aumento na demanda. Por exemplo, ele sugere palavras-chave para os grupos de anúncios e até mesmo a correspondência que funciona melhor para estes termos.

Mas, e se você acessou a página Insights e não encontrou nenhum dado? Neste caso, é bem provável que não exista um crescimento significativo em buscas dentro do seu nicho.

Vantagens em usar a página Insights

Este relatório pode te ajudar da seguinte forma:

  • Entender que produtos do seu ramo estão com crescimento na demanda.
  • Entender quais palavras-chave estão sendo usadas neste crescimento.
  • Ter ideias para expandir sua linha de negócios.
  • Ajustar estratégias de acordo com as mudanças de interesse do seu público.
  • Ter uma vantagem competitiva. Afinal, você consegue perceber uma tendência de crescimento antes que os concorrentes.

Cuidados ao usar este relatório

Diante do que vimos, fica claro que a página Insights do Google pode te ajudar a entender o crescimento da demanda e as tendências do seu ramo de negócio.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não expandir seu investimento além do que você pode gastar. Afinal, em muitos casos, explorar novas oportunidades talvez signifique investir mais.

Portanto, é preciso uma análise estratégica para ver se vale a pena colocar mais verba para aparecer mais vezes.

Faça bom uso da página Insights do Google

Visto que a página Insights do Google Ads apresenta tendências e oportunidades, vale a pena ficar de olho nela.

No entanto, sempre leve em consideração o fator humano ao tomar decisões.

De fato, a experiência em gerenciar anúncios no Google ajuda a decidir se vamos aplicar as recomendações desta página ou não.