O Que É o Construtor de Consultas da API do Google Ads?

Google Ads lança ferramenta de consultas à API de anúncios do Google Ads. Ferramenta permite realizar consultas para gerar relatórios de estatísticas.

Como já anunciado, a primeira API do Google Ads saiu da versão beta, e ficou disponível oficialmente para desenvolvedores em todo o mundo.

Agora, há outro recurso para quem usa algum aplicativo com acesso à API do Google Ads. Em inglês, a ferramenta se chama Interactive Google Ads Query Builder. É algo como Construtor de Consultas Interativas do Google Ads.

Saiba mais detalhes sobre esta ferramenta.

O Que é o Construtor de Consultas Interativas à API

O objetivo da ferramenta é permitir que analistas de Links Patrocinados e desenvolvedores realizem consultas na API do Google Ads para gerar relatórios.

Ao realizar uma consulta, o desenvolvedor tem acesso a diversas métricas e recursos utilizados nas campanhas.

Uma das características interessantes do Construtor de Consultas da API é sua sintaxe. Ele usa a linguagem do Google Ads para retornar os resultados que foram solicitados.

Como Funciona a Ferramenta de Consulta à API

A ferramenta está disponível nesta página, no site de desenvolvedores do Google. Você verá que a interface é intuitiva. Portanto, não é algo que pode ser classificado como exclusividade para programadores.

O primeiro passo é selecionar o recurso que você quer acessar (por exemplo, uma campanha, um modificador de lances, um grupo de anúncios, etc).

Depois, é preciso selecionar os campos relacionados ao recurso escolhido, bem como outros filtros e valores.

Depois que inserir todos os dados importantes, você realiza a consulta. O resultado é apresentado em um texto na parte inferior da janela.

Construtor de Consultas da API do Google Ads

Então, este texto pode ser somente consultado ou até mesmo copiado para o aplicativo que você está utilizando.

Como mencionado, a interface do Query Builder é intuitiva. Na verdade, ele foi desenvolvido com este objetivo em mente.

Portanto, até mesmo anunciantes que não são programadores conseguem realizar as consultas, e encontrar rapidamente os recursos e estatísticas que estão precisando.