Pausar campanhas e anúncios: Quais os impactos sobre o desempenho no Google Ads?

28/06/2021 by in category Gerenciamento with 0 and 3
Home > Blog > Gerenciamento > Pausar campanhas e anúncios: Quais os impactos sobre o desempenho no Google Ads?

São diversos os motivos que levam um anunciante a pausar uma campanha ou anúncio. Por exemplo, imagine que uma empresa enfrente alguns problemas com estoque. Neste caso, ela pode pausar os Links Patrocinados até solucionar estes problemas.

No entanto, quando o assunto é pausar anúncios ou campanhas, surgem algumas dúvidas em especial sobre desempenho.

Portanto, vamos analisar algumas dúvidas sobre pausar anúncios/campanhas e os impactos desta decisão.

1. O Google vai me penalizar se eu pausar anúncios com frequência?

Alguns se perguntam se o Google penaliza campanhas se elas forem pausadas e reativadas com muita frequência.

A resposta é Não. O Google não considera pausar e retomar campanhas como uma infração, ainda que você faça isso com frequência.

2. Pausar campanhas prejudica a inteligência dos anúncios?

Pode ser que sim, pode ser que não. Existem diversos fatores e variáveis que o Google pode levar em consideração neste momento.

Em geral, pausar campanhas mais antigas (onde o aprendizado é maior) tendem a não perder inteligência. No entanto, se sua campanha é nova, as chances do Google reiniciar o aprendizado é maior.

Além disso, campanhas que usam lances inteligentes costumam entrar em aprendizagem novamente assim que você as reativa.

3. Pausar anúncios prejudica o desempenho quando eles voltam a rodar?

Novamente, às vezes sim, às vezes não. Isto está diretamente relacionado com a pergunta anterior.

Há casos de campanhas que voltam a rodar com desempenho abaixo do anterior e outras vezes com desempenho melhor.

Por isso, a decisão de pausar uma campanha precisa ser cuidadosa. Afinal, depois de retomá-la pode ser que ela nunca mais performe bem.

4. Anúncios pausados contabilizam impressões?

Não, não contabilizam.

No entanto, às vezes acontece de anunciantes relatarem que pausaram um anúncio e ele continuou contando novas impressões.

Mas o que acontece neste caso é que o Google Ads pode atrasar a atualização dos dados.

Assim, pode acontecer de você pausar um anúncio ou campanha e, durante um tempo, as impressões continuarem aumentando.

Mas isso só acontece porque a atualização dos dados não acontece em tempo real.

5. Se em vez de pausar, eu remover uma campanha, posso retomá-la?

Não, ao remover uma campanha, você a interrompe de forma permanente. Portanto, não é mais possível retomá-la para voltar a veicular Links Patrocinados. Neste caso, é necessário criá-la novamente.

6. Posso pausar campanhas de forma automática?

Sim, para isso você precisa usar as Regras Automatizadas. Estas regras permitem que você defina uma série de condições que, se acontecerem, vão pausar suas campanhas de forma automática.

Concluindo

Assim, levando em consideração o desempenho dos anúncios, fica claro que não podemos pausar campanhas e Links Patrocinados sem pensar de forma cuidadosa. Da mesma forma como criar campanhas e anúncios é uma estratégia, o mesmo se pode dizer da decisão de pausá-las.

Portanto, pausar uma campanha ou anúncio é uma decisão que você deve tomar visando a melhor gestão do Google Ads.