Retrospectiva Google Ads 2022

02/01/2023 by in category Retrospectiva with 0 and 1
Home > Blog > Retrospectiva > Retrospectiva Google Ads 2022

Em ordem cronológica, veja quais foram as principais novidades lançadas pelo Google Ads em 2022.

Podemos dizer que 2022 foi um ano cheio de novidades para profissionais de Links Patrocinados e empresas que anunciam no Google Ads.

De fato, foram diversas atualizações e lançamentos que tornaram a ferramenta de anúncios mais rápida e eficiente.

Assim, vamos conferir quais foram as principais novidades do marketing de busca na Retrospectiva Google Ads 2022.

Janeiro

Surge o auditor de anúncios reprovados. Trata-se de uma ferramenta inteligente que mostra e até exclui anúncios que violam políticas de publicidade do Google. Assim, a ferramenta automatiza a gestão de anúncios, verificando se estes estão de acordo com as políticas de publicidade. Além disso, o Auditor fornece insights sobre anúncios reprovados, reduzindo a possibilidade de criar outros anúncios com erros semelhantes.

Google Ads lança relatórios de canais para campanhas Performance Max. Estes relatórios são úteis para que a empresa saiba onde os anúncios das Campanhas de Maior Desempenho foram veiculados e quantas impressões receberam.

A página de experiências atualizada do Google Ads elimina rascunhos de campanha. Além disso, alterações feitas na campanha original são sincronizadas automaticamente com a experiência. Por exemplo, se adicionar uma palavra-chave na campanha original, a palavra passa a fazer parte da campanha experimental.

Google atualiza página Experimentos (antiga “Rascunhos e experimentos”). Com o lançamento desta página, é possível testar alterações nos anúncios e outras configurações. Além disso, nesta página, você consegue criar uma versão da campanha onde faz algumas alterações. Em seguida, basta comparar as campanhas originais e experimentais para ver quais deram melhores resultados.

As recomendações do Google se tornam mais robustas e completas. Em Janeiro, o Google comunica que adicionou recomendações e pontuação de otimização para campanhas Discovery. Além disso, é possível escolher entre mais de 20 recomendações para aplicá-las de forma automática.

Fevereiro

Título curto é uma nova opção para posicionamento de anúncios menores disponível no Google Merchant Center. Os títulos curtos são diferentes do atributo de título utilizado até o momento. Isto acontece porque eles são exibidos para os clientes que estão em um momento de navegação, como nas campanhas Discovery.

Google Ads lança o novo programa Google Partners. Com este lançamento, novos requisitos entram em vigor para agências usarem selo Google Partner e Google Partner PREMIER.

Março

Google Ads aplica diversas melhorias às extensões de sitelinks, frases de destaque e snippets estruturados. A partir de Março, é possível exibir estas extensões automáticas com as que foram criadas de forma manual. Por exemplo, é possível que um anúncio exiba dois sitelinks manuais e dois sitelinks automáticos ao mesmo tempo.

Google lança as conversões otimizadas para leads. O objetivo do recurso é ajudar na medição de leads offline. Basta fazer o upload ou importar dados de conversão para o Google fazendo uso de dados próprios de clientes dos formulários de lead no site. A plataforma utiliza dados já registrados sobre os leads para conseguir medir as conversões, como endereços de e-mail.

Abril

Outro relatório se torna disponível para profissionais do marketing digital: os Painéis. Este relatório apresenta os principais dados de desempenho da conta em um design intuitivo com gráficos e tabelas. Além disso, o recurso permite a criação de painéis personalizados. Assim, você consegue selecionar os dados que são mais relevantes para o seu negócio, além de poder compartilhar com outras pessoas que trabalham na sua conta.

Novas métricas são adicionadas às colunas personalizadas. Entre os novos recursos estão a possibilidade de incluir funções de uma planilha, calcular métricas entre datas, aplicar filtros, além de usar outros formatos de coluna, como Texto, Verdadeiro/Falso e Data.

Maio

Google comunica o lançamento da Nova Experiência de Scripts. Trata-se de uma versão aprimorada dos Scripts do Google Ads. O objetivo desta nova experiência é aproveitar melhor os recursos na API e garantir um melhor desempenho. Entre as novas características estão a disponibilidade de ferramentas de validação, suporte para estratégia de lances, recursos de consulta, suporte para ES6 e mais velocidade no processamento.

Com os feeds de produtos, é possível exibir anúncios de produtos no YouTube Shorts. Desta forma, você consegue alcançar pessoas que estão assistindo aos vídeos curtos do YouTube e oferecer a eles a oportunidade de conhecer sua marca, produtos e serviços.

 

Google lança a Minha Central de Anúncios para controle de anúncios. Nesta ferramenta, você consegue apontar tópicos e marcas que prefere ver nos anúncios. Os dados que você insere na ferramenta alimentam a inteligência artificial do Google para veiculação dos anúncios. A configuração é compatível com a rede de pesquisa, YouTube e feed do Discover.

A reutilização dos públicos-alvo se expande para diversos anunciantes. Isto significa que quando você cria um público para utilizar em uma campanha, ele fica salvo para ser novamente usado em campanhas futuras. Isto torna mais rápido o processo de configuração dos anúncios.

Junho

Em Junho, o suporte para criação e edição de anúncios de texto expandidos terminou. Assim, não é mais possível criar ou editar anúncios de texto expandidos. Desta forma, os anúncios responsivos de pesquisa são o único tipo de links patrocinados que pode ser criado ou editado nas campanhas padrão.

O Google Ads oferece melhorias em suas soluções de marketing para viagens e férias. Isso inclui a apresentação de disponibilidade e valores de diárias de hotéis no Perfil da Empresa (dispensando o upload de planilhas), integração sem feed aos Anúncios de hotéis, bem como campanhas Performance Max para metas de viagem que simplificam a configuração das campanhas.

Google oferece tecnologia de multipesquisa que permite que clientes façam buscas combinando textos e imagens. A tecnologia está disponível no Google Lens e pode ser útil para empresas que querem exibir conteúdo para pessoas que não conseguem expressar claramente em palavras o que precisam.

Com a ajuda da realidade aumentada e 3D, os clientes podem ter uma experiência mais completa de visualização de anúncios. Para oferecer esta experiência envolvente para seu público, o Google Manufacturer Center permite que você envie feeds de conteúdo 3D.

Google disponibiliza o Ads Creative Studio para personalizar anúncios gráficos e em vídeo. A ferramenta unifica Director Mix, Criação de display dinâmico e Audio Mixer em uma única solução. Inicialmente lançado como beta em 2021, agora, a ferramenta está disponível globalmente para todos os anunciantes.

As Campanhas do Gmail são descontinuadas. Quase um ano depois das campanhas do Gmail ficarem disponíveis como somente leitura, agora, elas deixam de existir. Entre as alternativas, os anunciantes podem exibir anúncios no Gmail por meio das campanhas Discovery.

Julho

As páginas “Insights” e “Visão geral” recebem melhorias e passam a exibir insights de diagnóstico. Este novo recurso ajuda a identificar em que estágio você está no processo de veiculação. Além disso, se existir algum problema como suspensão, grupos de anúncios pausados, problemas com faturamento ou lances, bem como outras situações, você vai entender por aqui.

Em Julho de 2022, as campanhas Performance Max receberam novas melhorias. Para ajudar a melhorar o desempenho das campanhas, agora é possível encontrar sugestões na pontuação de otimização. Além disso, os ajustes periódicos que informam os lances inteligentes sobre mudanças esperadas nas taxas de conversão já podem ser usadas nas campanhas de Maior Desempenho.

Para atrair e prender a atenção das pessoas, o Google Ads desenvolveu um recurso que permite colocar voz nos seus anúncios de vídeo no YouTube. Esta é uma solução que converte texto em voz e facilita o processo de colocar narração nos anúncios em vídeo. O recurso utiliza inteligência artificial e faz com que a voz da narração seja natural, como se realmente fosse uma pessoa narrando o seu texto.

O Google começa a atualizar automaticamente as campanhas inteligentes do Shopping para as Campanhas de Maior Desempenho. Antes de migrar de forma automática, no entanto, o Google envia uma notificação para os anunciantes indicando em que a data as campanhas deles serão migradas.

Agosto

Google Ads destaca algumas inovações para os anúncios Discovery que ajudam a aumentar o engajamento do público-alvo com sua publicidade. Isto inclui melhorias na exibição destes anúncios no Gmail, incluindo imagens e preços de produtos. O fluxo de criação dos Links Patrocinados Discovery também foi otimizado. Ele agora pode dar sugestões úteis para melhorar os anúncios. Você também pode acompanhar, em tempo real, a qualidade do anúncio que é classificado entre “ruim” e “excelente”.

As regras do valor da conversão são melhoradas. Em vez de utilizar somente o mesmo valor para todas as ações de conversão, agora é possível aplicar a visitas a lojas específicas ou a categorias de conversão na loja. Por exemplo, você consegue definir um valor da visita à loja como R$ 50 para campanhas que anunciam produtos com muitas vendas e R$ 10 para anúncios de produtos com preços menores.

Google oferece anúncios out-of-home por meio de compra programática do Display & Video 360. Com este formato, é possível anunciar em outdoors digitais e outros painéis informativos eletrônicos colocados em espaços públicos. Os anúncios aparecem no formato gráfico e vídeo.

A Tag do Google substitui a tag global do site. Além do novo nome, a tag do Google também oferece novos recursos e exige menos codificação.

Setembro

A aplicação de recomendações automatizadas se tornam mais flexíveis. Isto é possível por meio da guia Gerenciar onde você encontra pacotes de recomendações e escolhe quais são as mais adequadas para suas campanhas. Os tipos de pacotes de recomendações que você pode marcar são dois: Manter seus anúncios e Expandir seus negócios.

recomendações automatizadas

As extensões de anúncios do Google começam a ser renomeadas como Ativos. Além disso, anteriormente, a criação das extensões aconteciam em uma etapa separada. A partir de agora, a criação de ativos acontece junto com a criação dos anúncios.

Outubro

Google disponibiliza os recursos automáticos que permite gerar automaticamente cabeçalhos e descrições, complementando aqueles que você já inseriu nos seus anúncios. Para conseguir isso, o Google utiliza o conteúdo da página de destino, do site, Links Patrocinados atuais e palavras-chave que fazem parte do mesmo grupo de anúncios.

Desde Outubro, o Google oferece a estratégia ROAS para otimizar a receita dos anúncios que aparecem no app. Em outras palavras, isto permite priorizar clientes que interagem com anúncios em grande escala e pagar dinamicamente, de acordo com a probabilidade de interação com anúncios no app.

Para facilitar o entendimento do impacto que teve ao aplicar uma recomendação nas campanhas, o Google Ads agora permite utilizar uma recomendação como teste, a partir da página Experimentos. Assim, você consegue monitorar e comparar sua campanha padrão com a campanha de teste onde as recomendações foram aplicadas.

recomendações como teste

O Google comunica mudanças no design dos resultados de anúncios de pesquisa. Estas mudanças incluem a exibição de nomes e logotipos de empresas em dispositivos móveis. Os nomes e logotipos podem ser adicionados manualmente ou de forma automática pelo Google Ads. Se não quiser que estes dados apareçam nos anúncios, é possível removê-los.

Novas colunas se tornam disponíveis na gestão de anúncios do Google: colunas de resultados, valor de resultados e metas de conversão.

Outra novidade lançada em Outubro foram os modelos de anúncios em vídeo sazonais. Os modelos têm design e recursos musicais construídos sob medida para algumas datas comemorativas e períodos sazonais. Após selecionar um modelo, você pode personalizar imagens, logotipo, cores da marca e texto de acordo com suas preferências.

Para auxiliar as empresas a explorar os indicadores de comportamento do público-alvo, o Google Ads lança 5 tipos de Music Mood Lineups: romântico, relaxante, feliz e animado, relaxante, ambiente e divertido. Estes recursos estão disponíveis na segmentação por tópicos quando você cria uma campanha de vídeo.

Google lança novo centro de adequação do conteúdo. Com ele, é possível configurar a adequação do conteúdo no nível da conta e impedir que os Links Patrocinados apareçam em determinados sites, vídeos, canais e apps inapropriados para sua empresa. As configurações valem para campanhas no YouTube e Rede de Display.

Os anúncios do YouTube ganham um novo formato: os anúncios em áudio. O Google exibe estes anúncios para pessoas que parecem estar ouvindo os vídeos.

Agora todos os anunciantes já podem transformar um vídeo longo em um anúncio bumper de 6 segundos usando aprendizado de máquina. Para isso, o Google oferece a Ferramenta de Corte. Com este recurso, a inteligência artificial consegue identificar os elementos mais importantes de um anúncio e fazer uma adaptação para criar um anúncio mais curto.

As campanhas Performance Max continuam a receber recursos aprimorados. Entre elas está o planejador de performance. Com ele, você consegue planejar gastos com publicidade criando um plano que ajuda a otimizar os orçamentos nestas campanhas, prever e melhorar os resultados.

Os anunciantes do Google agora podem anunciar em podcasts. Para isso, basta criar uma campanha de áudio ou vídeo e selecionar “Podcast” como canal.

Novembro

Surge o Google Ads Reach Planner para prever a performance de campanhas de ação em vídeo. Com este recurso, você consegue ter uma estimativa de desempenho dos recursos de mídia levando em consideração quem é o público-alvo e qual é o orçamento. Além disso, a previsão de performance considera outras variáveis como localização geográfica e formato do anúncio. Desta forma, fica mais fácil planejar suas campanhas de acordo com as estimativas de desempenho.

Dezembro

A página Insights está ainda mais completa com o lançamento de 4 novos recursos: termos de pesquisa (para entender o que os clientes estão pesquisando), ativos (para entender quais ativos estão de acordo com seus clientes em potencial), informações sobre público-alvo (características daqueles que se envolvem com sua empresa) e histórico de alterações (para entender como as mudanças na sua conta afetam o desempenho).

O Google Ads anunciou 2 novos recursos de atribuição baseada em dados. Uma delas é uma ferramenta de simulação que permite ver como os lances automáticos teriam reagido à atribuição baseada em dados nos últimos 7 dias. Desta forma, é possível entender o impacto desta atribuição antes de fazer qualquer mudança. Outro recurso é oferecer suporte para os formatos de Discovery.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso