– O escritor e pensador venezuelano Moisés Naím escreveu em seu livro “O Fim do Poder”:
“O poder — a capacidade de conseguir que os outros façam ou deixem de fazer algo — está passando por uma transformação histórica. Ele está se dispersando cada vez mais, e os tradicionais atores (governos, exércitos, empresas e sindicatos) são confrontados com novos e surpreendentes rivais — alguns muito menores em tamanho e recursos”.
– A internet e as inovações democráticas permitiram a desconcentração do poder. E vemos isso em destaque ao analisar o poder de grandes corporações empresariais se diluir no ambiente publicitário online, entre as médias e pequenas. A tecnologia abriu caminho para que os pequenos pudessem utilizar as mesmas vias para chegar até o público-alvo. Assim, os gigantes passaram a ter diante de si poderosos concorrentes disfarçados sob uma aura de inofensivos. O gigante Golias na mira de Davi. Ou a Microsoft na mira do Linux, como um vívido exemplo empresarial mais atual.
– Se a publicidade online tem a capacidade de exercer poder sobre as pessoas, como as empresas podem garantir que estão fazendo bom uso deste mecanismo?
– Em resumo, o que realmente importa para as empresas são os resultados. Mas resultados só são possíveis como consequência de valores entregues às pessoas que fazem parte do público-alvo. Assim, quando falamos em poder, no sentido de atrair a atenção e conquistar a confiança do público-alvo, é preciso trabalhar os valores que a empresa evidencia para seus clientes.
– Isto é chamado de engajamento, ou seja, a capacidade de gerar associações positivas com a empresa, ou com os produtos e serviços oferecidos por ela. O engajamento estimula interação com a marca e aumenta a lealdade. Retórica e slogans, por si só, não possuem este poder.
– Mas, o que os consumidores realmente valorizam? Isto não é simples de ser identificado. São atributos que podem ser considerados essenciais ou mesmo apresentados de forma bastante discreta. O artigo sobre O Que É Valor Percebido dá mais detalhes sobre atributos funcionais, emocionais e relacionados a mudanças de vida que os clientes percebem e que influenciam sua decisão de compra (bem como sua lealdade).
– Valor é construído com planejamento, passando por todas as etapas – desde a publicidade até o uso do produto ou serviço. E cada uma destas etapas pode ser subdividida para estabelecer um sequenciamento estratégico de ações para atingir um objetivo comum.
– Por exemplo: imagine uma empresa que deseja criar uma campanha publicitária na internet para aumentar o reconhecimento de sua marca. Ela deseja que seus anúncios sejam exibidos em toda a internet, enquanto o usuário estiver pesquisando no Google ou navegando em seus sites preferidos. Entre diversas análises que a agência digital precisa realizar, algumas delas são:
– Alcançar um posicionamento confortável na mente dos consumidores é um importante passo. Mas alcançar esta meta gera uma responsabilidade. Moisés Naím, já citado no início deste artigo, declara adicionalmente no livro “O Fim do Poder”:
“No século 21, o poder é mais fácil de obter, mais difícil de utilizar e mais fácil de perder”.
– Como mencionado, a internet abriu oportunidades para pequenas e médias empresas concorrerem com os grandes, desenvolvendo uma competitividade na publicidade online mais intensa e justa. Mas o descuido com os elementos estratégicos de um marketing digital, e dos valores conquistados junto aos consumidores, podem levar uma empresa a perder o poder adquirido.
– Por isso, quando uma empresa inicia uma campanha de web marketing, e passa a anunciar no Google, é preciso acompanhar detalhadamente todos os resultados alcançados. Trata-se de um trabalho contínuo. Isto envolve manter um olho clínico sobre importantes métricas, tais como:
– O poder que uma empresa pode adquirir hoje por meio da publicidade na internet, utilizando para isso os anúncios do Google Ads, envolve identificar e interiorizar as preocupações dos consumidores integrantes do seu público-alvo.
– Assim, o poder de influência de uma marca poderá ser construído com base nos valores e benefícios oferecidos ao público-alvo. E devidamente monitorado, poderá ser permanente.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2427) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2502) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2502) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)