Os scripts do Google Ads é uma ferramenta do marketing digital. Com os scripts é possível automatizar diversas funções na gestão de uma conta de Links Patrocinados. Isto envolve, por exemplo, criar anúncios a partir de uma planilha ou otimizar palavras-chave utilizando os relatórios de termos de busca.
As possibilidades são inúmeras, dependendo das habilidades e experiência do desenvolvedor. No entanto, de modo geral, todo o potencial de configuração e automação dos scripts tem sido utilizados apenas em contas menores, por pequenos anunciantes e desenvolvedores. Qual a razão disto?
Muitos dos grandes anunciantes que divulgam seus produtos e serviços na internet olham com certa relutância para os scripts do Google Ads. Isto se dá devido a algumas limitações oferecidas pela ferramenta.
Por exemplo, caso fosse necessário corrigir trechos de código que foram implantados em 10 contas, o anunciante precisaria entrar em todas elas para realizar a atualização requerida, e tudo isso de forma manual. Situações assim dificultam a gestão das contas, fazendo com que os scripts, neste caso, se tornem um trabalho adicional, em vez da solução para a gestão do tempo na manutenção dos Links Patrocinados.
No entanto, isto era problema do passado. O Google Ads disponibiliza os scripts no nível da Minha Central de Clientes (MCC).
O script no nível da MCC é um recurso poderoso para os desenvolvedores. Com eles, é possível adicionar comandos de script à MCC e, posteriormente, aplicá-los de forma automática às diversas contas de Links Patrocinados gerenciadas. Ou seja, você consegue gerenciar todas as contas a partir de um único script.
Adicionalmente, a análise dos relatórios pode ser feita em um único lugar na MCC. Isto diminui consideravelmente o tempo da gestão dos anúncios. São mecanismos que auxiliam os profissionais a otimizar seu tempo ao anunciar no Google.
Apenas como exemplo, veja o que você pode fazer a partir deste recurso:
É verdade que a API do Google Ads é um recurso mais eficiente para os profissionais da publicidade online. Ainda assim, este recurso dos scripts para MCC é algo que não deve ser desconsiderado.
Trata-se de um recurso que permite aos desenvolvedores gerenciar de modo eficiente as alterações em contas de clientes. Com isso, são realizadas alterações nos Links Patrocinados em larga escala e em pouquíssimo tempo.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2433) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2508) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2508) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)