Simuladores de Lances do Google Ads: O que são e como funcionam?

19/04/2022 by in category Custos, Gerenciamento with 0 and 1
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Como funcionam os simuladores de lances do Google? Quando esta ferramenta pode ser útil para quem anuncia na internet?

Quais teriam sido os resultados de sua campanha se você tivesse aumentado os lances das palavras-chave?

A resposta a esta pergunta pode parecer hipotética. No entanto, com o uso da inteligência do Google e seu aprendizado de máquina avançado, é possível ter uma resposta próxima com base em dados.

Estamos falando do Simulador de Lances. Neste artigo, entenda como esta ferramenta funciona e quando você deve utilizá-la.

O que é simulador de lances?

O Simulador de Lances do Google Ads é uma ferramenta que mostra uma estimativa de quais seriam os resultados de suas campanhas se você tivesse dado lances diferentes, nos últimos sete dias. Usando aprendizado de máquina e inteligência artificial, o Google consegue determinar o possível alcance que as campanhas teriam em termos de impressões, cliques, conversões, custos e o valor da conversão caso o lance máximo tivesse sido outro.

Por exemplo, imagine que você tenha um lance de R$ 2,00 em um grupo de anúncios. Será que compensa aumentar este lance? Se aumentar o valor para R$ 2,50, quantas impressões, cliques e conversões a mais você conseguiria?

O simulador de lances ajuda a responder estas perguntas.

Além disso, você pode usar a escala de lances. Com ela, é possível ver estimativas do que pode acontecer se você aumentar ou diminuir os lances usando uma porcentagem (20%, por exemplo).

Como o Google consegue fazer esta estimativa

A inteligência do Google combina diversos dados cruzados para chegar a esta estimativa.

Assim, os simuladores de lances analisam dados dos leilões de anúncios que acontecem nas redes do Google dos 7 dias anteriores. Além disso, os simuladores analisam a qualidade do anúncio, a concorrência atual e até mesmo o volume de pesquisas.

Cruzando todos estes dados, o Google consegue estimar um possível desempenho com os ajustes que você propõe na ferramenta.

Em que campanhas os simuladores de lances estão disponíveis?

Você pode usar os simuladores de lances nas seguintes campanhas:

  • Rede de pesquisa
  • Rede de Display
  • Anúncios em vídeo
  • Apps
  • Google Shopping
  • Campanhas de hotel

Sobre as estimativas de conversões

Entre as estimativas que os simuladores de lances conseguem fazer estão as conversões.

No entanto, para que os simuladores de lances consigam estimar este número, é importante que você use o acompanhamento de conversões.

Além disso, tenha em mente que se você fizer mudanças significativas no código da tag de acompanhamento até 14 dias antes de usar os simuladores, pode ser que o Google encontre dificuldades em fazer o cálculo.

Outro detalhe importante que você precisa ter em mente é a janela de conversão. Ou seja, o Google consegue usar uma conversão para gerar a estimativa se ela aconteceu nos últimos 7 dias. Mas é importante lembrar que uma conversão pode ocorrer até meses depois do clique no anúncio.

Estimativas em campanhas do Shopping

Você pode usar os simuladores de lances para ver estimativas de desempenho para grupos de produtos.

Mas é importante que o grupo de produtos tenha acumulado impressões suficientes. Somente assim o Google tem dados para fazer uma estimativa.

Assim, se por acaso os simuladores de lances não estão disponíveis em suas campanhas do Shopping, talvez você precisa esperar um pouco até o Google acumular mais inteligência.

Além disso, tenha em mente que não é possível usar os simuladores em grupos excluídos ou que não receberam lances.

Estimativas em campanhas de hotéis

Ao receber estimativas em campanhas de hotéis, o grupo de hotéis precisa ter no mínimo 100 impressões.

Além disso, se você usa lances em reais, o Google converte as colunas de lances de “CPC máximo” e “Custo” de USD para real. Neste caso, o simulador pode apresentar alguns dados imprecisos. Isto se dá por causa das flutuações na taxa de câmbio.

Vale a pena usar simuladores de lances no Google Ads?

Sim, afinal, você consegue dados que ajudam em sua tomada de decisões. Embora os simuladores apresentem apenas estimativas de possíveis resultados, você pode tomar decisões sobre os lances com base em dados.

Como acessar os simuladores de lances?

Os simuladores de lances aparecem como um ícone em colunas dos relatórios do Google Ads.

simuladores de lances ícone

A coluna onde o simulador está disponível pode variar dependendo do tipo de campanha. Além disso, a coluna pode ser diferente se você estiver em Campanhas, Grupos de Anúncios ou Palavras-chave.

Mas, em geral, eles aparecem nas seguintes colunas:

  • “Orçamento” em Campanhas.
  • “CPC máx. padrão” em Grupos de anúncios.
  • “CPC máx.” em Palavras-chave.

Mas lembre-se que isto pode variar dependendo do tipo de campanha que você quer analisar.

Concluindo

Como vimos, o simulador apresenta uma projeção que leva em consideração seu tráfego nos últimos 7 dias.

Ele apresenta um cenário do que mudaria em suas campanhas caso você aumente ou diminua os lances.

Desta forma, você tem dados que ajudam a fazer mudanças nos lances com maior confiança.

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