Colunas personalizadas do Google Ads: O que são? Como funcionam?

18/04/2022 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 2
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Colunas personalizadas do Google Ads: O que são? Como funcionam?

Conheça as colunas personalizadas e as vantagens de utilizar este recurso em suas campanhas no Google Ads.

Pode ser que os dados que você vê nas colunas do Google Ads não sejam exatamente as métricas que precisa visualizar neste momento. Assim, para quem precisa de dados granulares e mais específicos ao gerenciar suas campanhas, o Google oferece as Colunas Personalizadas.

Neste artigo, você vai entender o que são as colunas personalizadas do Google Ads, quais suas vantagens e como criá-las.

O que são colunas personalizadas?

Colunas Personalizadas são definidas como uma maneira de exibir métricas customizadas e que usam fórmulas nas colunas do Google Ads. Estas fórmulas são parecidas com aquelas que usamos em planilhas. Assim, é possível visualizar as informações mais importantes sobre o desempenho das campanhas, quando estes dados não estão disponíveis nas colunas padrão.

Exemplos de colunas personalizadas

Por exemplo, em vez de visualizar a coluna padrão CTR, você pode criar uma coluna personalizada para ver apenas a CTR de computadores ou de dispositivos móveis.

Pense também na possibilidade de você querer descobrir o número de conversões que cada anúncio gerou por 100 impressões. Temos aí uma taxa de conversão de impressão.

taxa de conversão por impressão

Outro exemplo: imagine que você queira ver o custo diário médio das suas campanhas de Links Patrocinados dos últimos 7 dias. É possível criar uma coluna personalizada com um filtro que analisa um intervalo de datas. Em seguida, você consegue ver os números atualizados nas colunas.

É possível criar e editar os dados das colunas personalizadas em dois modos: visual e texto.

Conteúdo das fórmulas

Quando cria uma coluna personalizada, é possível adicionar os seguintes itens:

Colunas: são diversas colunas que você pode adicionar, todas elas divididas por atributos como Desempenho, Conversões, Detalhes da Chamada e assim por diante.

Operadores: símbolos aritméticos que realizam cálculos e outras funções na fórmula.

Filtros: use filtros para refinar suas métricas e conseguir uma segmentação de dados ainda melhor. Assim, quando você adiciona uma coluna, o Google exibe os filtros disponíveis para ela no painel lateral.

filtros nas colunas personalizadas

Funções: Clicando no botão Função, você tem acesso a um valor de retorno. As funções disponíveis são de lógica, texto, aritmética, conversões e data. Grande parte das funções das colunas personalizadas exigem parâmetros.

função nas colunas personalizadas

Por que você deve usar colunas personalizadas?

Existem algumas vantagens interessantes em usar este recurso, permitindo que você ganhe uma vantagem competitiva sobre concorrentes que não usam as colunas personalizadas.

  • Acessar diversas outras métricas que não estão disponíveis nas colunas padrão.
  • Personalizar nome de colunas com termos que seus clientes conhecem para poder compartilhar relatórios com eles.
  • Usar colunas de fórmulas para entender como cada campanha contribui para alcançar uma KPI.
  • Usar fórmulas para calcular valores em tempo real.
  • Visualizar métricas de diversos períodos dispostas lado a lado.
  • Economia de tempo já que você consegue visualizar métricas relevantes de forma mais rápida.
  • Todas as colunas que você cria ficam disponíveis no Editor de relatórios e nos Painéis.

Como criar colunas personalizadas no Google Ads

Assim, para criar sua primeira coluna personalizada, siga os passos abaixo:

  • No Google Ads, acesse a campanha onde deseja adicionar colunas personalizadas.
  • Em seguida, no menu suspenso Colunas, clique em Modificar Colunas.
  • Na lista de colunas, escolha a opção Coluna Personalizada.
  • Em seguida, o Google abre uma nova janela onde você pode começar a adicionar colunas e funções.
  • Por fim, clique em Salvar.

Veja suas métricas como nunca antes com as colunas personalizadas

Portanto, as colunas personalizadas são uma maneira fácil de você visualizar importantes métricas segmentadas, em uma visão granular muito além das opções padrão.

De fato, elas combinam os dados mais importantes, apresentando informações customizadas de acordo com suas necessidades e metas publicitárias.

No entanto, se achar difícil gerenciar suas campanhas com estes recursos poderosos, você pode entrar em contato com uma agência certificada Google Partner.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso