– Colocar um website nos primeiros resultados de Links Patrocinados é algo que exige uma considerável dose de conhecimento associada a larga experiência, especialmente quando o segmento de atuação da empresa é bastante concorrido. Além disso, há a constante necessidade de se avaliar os valores que são empregados nos lances sobre as palavras-chave, garantindo que seus anúncios possam estar melhor posicionados do que os anúncios de seus concorrentes.
– Após este trabalho, alguns anunciantes talvez se perguntem: será que o fato de pagar para aparecer nos resultados dos Links Patrocinados também pode me garantir um melhor posicionamento nos resultados orgânicos?
– Outros se perguntam se é possível entrar em contato com a equipe do Google Ads esperando feedback sobre otimização e posicionamento de seu website no resultado orgânico.
– A resposta pode ser obtida nas palavras do próprio Matt Cutts, um dos mais proeminentes engenheiros do Google. Durante uma sessão de respostas às perguntas enviadas à equipe do Google, foi levantada esta questão: anunciantes do Google Ads possuem privilégios especiais nos resultados de pesquisa, e também em receber conselhos para potencializar seu rankeamento?
– Em sua resposta, Matt Cutts garantiu que os anunciantes do Google Ads NÃO possuem qualquer tipo de tratamento especial ou favoritismo sobre outros. Nos resultados orgânicos, prevalece a lei do SEO. Nenhum anunciante que divulga seu site no Google Ads deve esperar que seu posicionamento nos resultados orgânicos ganhe alguns pontos por causa dos Links Patrocinados. O que pode acontecer é que as visitas oriundas dos anúncios patrocinados façam com que o website se torne mais visitado e, consequentemente, mais popular. Esta popularidade, somada a um conteúdo de qualidade, poderá gerar engajamento e compartilhamento. Todo este processo poderá indicar ao mecanismo de pesquisa do Google que ele está diante de um website relevante. E em consequência direta disto, tal website poderá galgar algumas posições no resultado orgânico. Mas note: esta conquista não se deve a privilégios adquiridos simplesmente por anunciar um site no Google Ads, e sim por oferecer material de qualidade para um público bastante representativo.
– Além disso, Matt disse que existem canais apropriados para se obter informações relevantes para seu website. O canal do Google Ads está disponível para ajudar os anunciantes a otimizarem única e exclusivamente os seus Links Patrocinados e Páginas de Destino. A equipe do Google Ads é treinada de modo a estar focada neste segmento, e não servindo como uma linha de contato com dicas para melhorar o SEO dos websites e empresas anunciantes.
– Os algoritmos que o Google utiliza para gerar os resultados de pesquisa permanecem inalteráveis para cada webmaster, independentemente destes estarem divulgando ou não seu website por meio dos Links Patrocinados.
– Portanto, estamos nos referindo a dois canais totalmente diferentes. SEO e Google Ads podem até caminhar de mãos dadas, mas nunca devem ser confundidos como sendo um só.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2447) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2521) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2521) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)