preloader

Anúncios Discovery – Guia passo a passo para criar os seus

Anúncios Discovery são anúncios personalizados com grande apelo visual que aumentam as interações com sua marca no YouTube, no Gmail e no Google Discover. Neste artigo, saiba mais sobre estes anúncios e como criar sua primeira campanha discovery.

O que faz uma publicidade ser eficiente? Quando ela é exibida no momento em que a pessoa procura por algo relacionado ao produto/serviço divulgado. Mas não é só isso. Uma publicidade eficiente também é exibida quando a pessoa está aberta para descobrir algo novo.

Esta frase foi dita Brad Bender, do Google, no evento anual Google Marketing Live. Em seguida, foi destacado que os anúncios Discovery se encaixam exatamente nesta característica.

Inicialmente foram criados para serem exibidos no Google Discover. Mas o formato ganhou asas e se expandiu para outros produtos da família Google.

O que são os anúncios Discovery?

Os anúncios Discovery (ou anúncios de descoberta) do Google são anúncios visualmente atraentes, com imagens de alta qualidade. Neste formato, a segmentação dos anúncios está focada nos dados e interesses pessoais do público-alvo, e não na intenção de pesquisa.

Estes anúncios são exibidos nos feeds do Google, não sendo necessário nenhuma pesquisa.

Inicialmente, os anúncios Discovery eram exibidos apenas no aplicativo Google Discover. Mas, hoje, além do feed do Google Discover, estes anúncios aparecem na página inicial do YouTube e no feed Assista a Seguir. Além disso, são exibidos nas guias Social e Promoções do Gmail.

Isto não é pouca coisa. Afinal, este público combinado reúne aproximadamente 3 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Mas, o aprendizado de máquina tem papel determinante aqui. Ele é utilizado para determinar quando veicular os anúncios Discovery para que os melhores resultados sejam alcançados, de acordo com seus objetivos de marketing.

Como criar anúncios Discovery

criar campanhas discovery

O processo para criar anúncios Discovery pode ser dividido em duas etapas. A primeira delas é a configuração da campanha. Para isso, siga estas instruções:

  1. Acesse sua conta no Google Ads.
  2. Na página Visão Geral, clique em +Nova Campanha.
  3. Em seguida, escolha um objetivo de marketing. Para os anúncios discovery você precisa selecionar entre estas opções: vendas, leads, tráfego do site ou campanha sem meta.
  4. Em tipo de campanha, selecione Discovery.
  5. Clique em Continuar.
  6. Na próxima tela, selecione algumas configurações básicas de campanha, como segmentação geográfica e idioma.
  7. Selecione uma estratégia de lances e escolha o orçamento diário.
  8. Escolha os públicos-alvo levando em consideração informações demográficas, quais são os hábitos e interesses dos clientes, o que eles pesquisam ativamente ou como interagiram recentemente com sua empresa.
  9. Em seguida, insira informações demográficas adicionais.

A etapa a seguir, envolve a criação dos anúncios. Ao clicar em Novo anúncio, você terá duas opções:

  • Anúncio Discovery: utiliza imagem única.
  • Anúncio Discovery de carrossel: utiliza várias imagens.

Anúncios Discovery

  1. Insira a URL Final. Esta é a URL para onde os usuários serão direcionados após clicarem no anúncio.
  2. Envie até 15 imagens de qualidade para cada criativo. Mas, para alcançar o potencial máximo, envie imagens quadradas e em formato paisagem. Embora seja exibida somente uma imagem única, o Google seleciona aquelas que resultam em melhor desempenho.
  3. Em seguida, insira um título de até 40 caracteres.
  4. Crie uma descrição de até 90 caracteres que incentive as pessoas a realizarem uma ação específica.
  5. Finalmente, defina o texto de call-to-action, como “comprar agora”, “visitar site” ou outra. Se escolher a opção “automatizado”, a inteligência artificial do Google seleciona a melhor CTA para você.

Anúncios Discovery de carrossel

As opções dos anúncios Discovery de carrossel são basicamente as mesmas dos anúncios Discovery.

Mas, com algumas diferenças:

  • Como se trata de um carrossel, este formato trabalha cards de imagens. As imagens são exibidas para o público-alvo na ordem criada.
  • Apenas imagens com proporção de 1,91: 1 e quadradas são permitidas. Portanto, se alguma imagem estiver fora do padrão, você não conseguirá salvar os anúncios.
  • O nome da empresa é obrigatório.

Dicas para anúncios Discovery atraentes

Não importa se você utilizar os anúncios Discovery ou no formato carrossel – lembre-se que este formato de anúncio está focado no visual. Portanto, escolhe somente imagens de alta qualidade (1.200 x 628 e 1.200 x 1.200). afinal, imagens de qualidade atraem a atenção dos clientes e ajudam a gerar ações valiosas.

Como mencionado, o aprendizado de máquina atua fortemente neste tipo de anúncio. E isto inclui escolher as melhores combinações de títulos e descrições. Visto que o Google Ads permite que você insira até 5 títulos e 5 descrições para seus anúncios, faça bom uso deste recurso.

Além disso, aproveite títulos e descrições para destacar ofertas e promoções. E ainda falando sobre títulos e descrições, utilize letras maiúsculas somente no início da frase. Isto torna sua mensagem mais autêntica e orgânica.

Quanto aos lances, o Google aconselha que seu orçamento diário médio seja pelo menos 10 vezes superior ao lance de custo por ação (CPA) desejado. Além disso, é bom aguardar pelo menos 40 conversões antes de fazer alterações na campanha.

Acompanhe o desempenho dos anúncios discovery

Como observado, diversos recursos são usados para criar um anúncio discovery – imagens em diferentes formatos, diferentes títulos e descrições. Mas, quais destes está dando melhores resultados?

Os relatórios de recursos respondem esta pergunta. Para acessar estes dados, siga estes passos:

  1. No Google Ads, clique em Campanhas.
  2. Acesse a campanha Discovery.
  3. Clique em Anúncios.
  4. Em seguida, clique em Ver detalhes do recurso.

Finalmente, o relatório é apresentado. Ali é possível visualizar dados sobre:

  • Status dos anúncios
  • O conteúdo dos anúncios, como texto e miniatura da imagem
  • Desempenho dos recursos como Baixo, Bom e Melhor.

Acompanhando estes dados, você aprende mais sobre o comportamento do público-alvo e a publicidade que funciona com seus clientes.

O que é Google Discover?

No momento do seu nascimento, ele foi batizado como Google Feed. Seu objetivo sempre foi manter pessoas informadas sobre os assuntos de seu interesse. Os tópicos de interesse são configurados pelos usuários.

Assim, ele foi criado para os dispositivos móveis, sendo exibido na página inicial do Google App e na página do Google.com nos celulares.

Mas, a ferramenta cresceu exponencialmente, chegando alcançar 800 milhões de usuários mensais. Com isso, o Google decidiu realizar alguns ajustes para melhorar a experiência dos usuários.

Entre estes ajustes estão atualizações no design e alteração do seu nome: de Google Feed ele passou a ser chamado Google Discover. A palavra Discover (“descoberta”) transmite a essência do seu objetivo: ajudar as pessoas a descobrir conteúdo novo de acordo com seus interesses pessoais.

Anunciar aplicativos no Google Discover

Uma opção interessante para empresas e desenvolvedores de apps é anunciar aplicativos no Google Discover.

Assim, sua empresa poderá acessar o inventário do Discover para divulgar aplicativos, quando os usuários estiverem vendo novidades e notícias de seu interesse.

Na hora de segmentar os anúncios, são levados em consideração os interesses das pessoas e seus hábitos. Além disso, o Google analisa o que as pessoas estão pesquisando e como elas interagiram com sua empresa.

Os público-alvo são gerados a partir dos sinais comportamentais das pessoas em suas buscas e navegação na internet, incluindo também a interação delas com aplicativos baixados na Play Store.

Portanto, é a máquina de aprendizado e o marketing inteligente trabalhando a favor de sua empresa, ajudando a encontrar as pessoas que estão interessadas em seus produtos ou serviços.

Concluindo

Como mencionado, os anúncios discovery vão além da intenção de pesquisa. Por focar dados e preferências do público-alvo, elas inspiram usuários e criam demanda.

Uma das vantagens destas campanhas é o alcance, onde os anúncios podem ser exibidos em diversas plataformas do ecossistema da família Google.

Isto mostra que o Google reconhece que a jornada de conversão dos usuários está fragmentada. Ou seja, diversos sites e aplicativos são explorados antes da compra.

Por isso, não é de surpreender que os anúncios discovery são exibidos além do Google Discover.

Portanto, se você já anuncia no Social Ads ou em vídeos, pode trazer estes recursos e criativos para as campanhas do Discovery. Assim, poderá obter o melhor desempenho com anúncios relevantes e visualmente inspiradores.