Anúncios Discovery – Tudo o que você precisa saber sobre este formato de anúncio do Google

05/08/2022 by in category Anúncios, Google Ads with 0 and 4
Home > Blog > Anúncios > Anúncios Discovery – Tudo o que você precisa saber sobre este formato de anúncio do Google

Anúncios Discovery são anúncios personalizados com grande apelo visual que aumentam as interações com sua marca no YouTube, no Gmail e no Google Discover. Neste artigo, saiba mais sobre estes anúncios e dicas para potencializar os resultados das campanhas Discovery.

O que faz uma publicidade ser eficiente? Quando ela é exibida no momento em que a pessoa procura por algo relacionado ao produto/serviço. Mas não é só isso. Uma publicidade eficiente também é exibida quando a pessoa está aberta para descobrir algo novo.

Neste respeito, os anúncios Discovery do Google Ads são a solução ideal para estes momentos.

Assim, neste artigo, vamos ver o que são anúncios Discovery, quais suas características e porque você deve usá-los em suas estratégias de marketing inteligente.

O que são os anúncios Discovery?

Os anúncios Discovery (ou anúncios de descoberta) são links patrocinados visualmente atraentes do Google que usam imagens de alta qualidade, funcionando como verdadeiras vitrines virtuais. Com este formato, os anúncios aparecem nos feeds do Discover, no YouTube e no Gmail sem que o cliente precise realizar qualquer pesquisa.

Assim, a segmentação dos anúncios Discovery foca os dados e interesses pessoais do público-alvo, e não na intenção de pesquisa.

Esta campanha se divide em duas subcategorias.

  • Anúncio Discovery: utiliza imagem única.
  • Anúncio Discovery de carrossel: utiliza várias imagens.

Onde os anúncios Discovery aparecem?

Os anúncios Discovery podem aparecer nos seguintes locais:

  • Feed do Google Discover.
  • Página inicial e no feed “Assista a Seguir” do YouTube.
  • Guias Social e Promoções do Gmail.

Vantagens dos anúncios Discovery

1. Usa aprendizado de máquina avançado

O aprendizado de máquina é utilizado para determinar quando veicular os anúncios Discovery para alcançar os melhores resultados, de acordo com seus objetivos de marketing.

Além disso, o aprendizado de máquina combina o ativo certo com a pessoa certa, de acordo com o momento em que ela se encontra.

2. Alcance

Outra grande vantagem das campanhas Discovery é o seu alcance. Ou seja, com esta campanha, é possível exibir anúncios da sua empresa em diversas plataformas do ecossistema da família Google.

Com isso, os anúncios Discovery possibilitam um alcance mensal de 2,9 bilhões de pessoas.

Esta é uma estratégia interessante, especialmente se levarmos em consideração que a conversão dos usuários está fragmentada.

3. Recurso sobre qualidade do anúncio

Durante a criação das campanhas Discovery, o Google oferece uma métrica de qualidade do anúncio. O objetivo dela é indicar o que precisar ser feito para melhorar a eficiência do anúncio, por exemplo, adicionando mais recursos.

A classificação muda para “Ruim”, “Médio”, “Bom” ou “Excelente” ao passo que o consultor de Links Patrocinados segue as práticas recomendadas e adiciona recursos eficientes.

8 dicas para criar anúncios Discovery que realmente impactam

1. Qualidade das imagens

Os anúncios Discovery são um formato altamente visual.

Portanto, é importante escolher somente imagens de alta qualidade (1.200 x 628 e 1.200 x 1.200).

De fato, imagens de qualidade serão importantes para atrair a atenção dos clientes, aumentar a confiança e gerar ações valiosas.

2. Atenção aos títulos e descrições

Como mencionado, o aprendizado de máquina atua fortemente neste tipo de anúncio. E isto inclui escolher as melhores combinações de títulos e descrições.

Assim, visto que o Google Ads permite até 5 títulos e 5 descrições nos anúncios Discovery, é importante fazer bom uso deste recurso.

Aproveite títulos e descrições para destacar ofertas e promoções.

Além disso, o uso de letras maiúsculas apenas no início da frase torna a mensagem mais autêntica e orgânica.

3. Use todos os layouts

Visto que estes anúncios podem aparecer no YouTube, Gmail e Discover é importante que seus layouts estejam disponíveis em todas as proporções e formatos.

Assim, fica mais fácil para o Google exibir as imagens nos tamanhos que oferecem melhor desempenho, aproveitando o espaço da tela de cada cliente.

4. Segmentação otimizada

Esta segmentação é ótima para ampliar o alcance dos anúncios.

Ao usar a segmentação otimizada, o Google procura pessoas semelhantes ao seu público-alvo atual.

Desta forma, você consegue alcançar mais pessoas com potencial de conversão, o que pode aumentar significativamente suas vendas.

5. Estratégias de lances certas

O Google Ads aconselha que seu orçamento diário médio seja pelo menos 10 vezes superior ao lance de custo por ação (CPA) desejado.

Além disso, é bom aguardar pelo menos 40 conversões antes de fazer alterações na campanha.

6. Uso de formulários de leads

Com os formulários de leads, você consegue obter dados valiosos sobre pessoas que estão dispostas a compartilhar informações com você. E tudo isso pode ser feito ali mesmo, diretamente nos anúncios de Discovery.

São diversas opções de campos para coletar dados dos clientes, por exemplo:

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • Cidade
  • Empresa
  • Cargo e outros.

Veja um exemplo de formulário de lead em uma campanha de Discovery:

Até o momento, os formulários de leads aparecem apenas em anúncios de Discovery veiculados no Gmail.

Este recurso está sendo disponibilizado gradualmente para anunciantes em todo o mundo.

7. Ficar de olho na pontuação de otimização e na página Insights

A pontuação de otimização é uma estimativa de desempenho que o Google calcula levando em consideração fatores como configurações, estatísticas e status.

É importante ficar de olho neste relatório para encontrar sugestões em tempo real para as campanhas Discovery, além de descobrir recursos que foram reprovados.

Além disso, a página Insights apresenta tendências de mercado que são úteis para as empresas que anunciam no Google. Além disso, esta página pode ajudar sua empresa por apresentar segmentos de público-alvo que trazem melhores resultados para seu negócio.

8. Acompanhe o desempenho dos anúncios discovery

Vimos que vários recursos são usados para criar um anúncio discovery – imagens em diferentes formatos, diversos títulos e descrições. Mas, quais destes trazem os melhores resultados?

Os relatórios de recursos respondem esta pergunta. Algumas das informações disponíveis no relatório são as seguintes:

  • Status dos anúncios
  • O que cada anúncio contém, como texto e miniatura da imagem
  • Desempenho dos recursos como Baixo, Bom e Melhor.

Acompanhando estes dados, você aprende mais sobre o comportamento do seu público e a publicidade que funciona com seus clientes.

Como criar anúncios Discovery

O processo para criar campanhas e anúncios Discovery envolve a configuração de diversas etapas.

Por este motivo, criamos um guia passo a passo para configurar uma Campanha de Discovery.

O que é o aplicativo Google Discover?

No momento do seu nascimento, ele foi batizado como Google Feed. Seu objetivo sempre foi informar as pessoas sobre os assuntos de seu interesse, de acordo com os tópicos que cada pessoa configura.

Ele foi criado para dispositivos móveis, sendo exibido na página inicial do Google App e na página do Google.com mobile.

Mas, a ferramenta cresceu exponencialmente, alcançando centenas de milhões de usuários mensais. Com isso, o Google decidiu realizar alguns ajustes para melhorar a experiência dos usuários.

Assim, o Google atualizou o design e alterou seu nome: surgia o Google Discover. A palavra Discover (“descoberta”) transmite a essência do seu objetivo: ajudar as pessoas a descobrir conteúdo novo de acordo com seus interesses pessoais.

Anunciar aplicativos no Google Discover

Uma opção interessante para empresas e desenvolvedores de apps é anunciar aplicativos no Google Discover.

Assim, sua empresa pode acessar o inventário do Discover para divulgar aplicativos, quando as pessoas estiverem vendo novidades e notícias de seu interesse.

Na hora de segmentar os anúncios, leve em consideração os interesses das pessoas e seus hábitos. Além disso, o Google analisa o que as pessoas estão pesquisando e como elas interagiram com sua empresa.

Os público-alvo são gerados a partir dos sinais comportamentais das pessoas em suas buscas e navegação na internet, incluindo também a interação delas com aplicativos da Play Store.

Portanto, é a máquina de aprendizado e o marketing inteligente trabalhando a favor de sua empresa, ajudando a encontrar as pessoas que estão interessadas em seus produtos ou serviços.

Inspire seu público com as campanhas Discovery!

Assim, como vimos, os anúncios Discovery vão muito além da intenção de pesquisa. Por focar dados e preferências do público, elas inspiram os clientes e criam demanda.

Desta forma, você pode alcançar melhores resultados com anúncios relevantes e visualmente inspiradores.

Se precisar de orientação para aproveitar ao máximo seu orçamento com estas campanhas, entre em contato com a gente. Somos uma agência certificada Google Partner PREMIER.

Clinks ®️ | Google Ads Partner PREMIER

CNPJ: 08.194.590/0001-42

Política de privacidade e termos de uso

Trabalhe conosco

Mapa do Site